Software de Samplers para criar música completa (alquem conhece?)

    Autor Mensagem
    Euclidessn
    Veterano
    # jul/07


    Ola...

    Alguém conhece algum software, onde eu possa construir minha própria musica no computador?
    Tipo, eu crio a bateria, o baixo, tudo pelo teclado, gravo em mp3 e depois posso usar como base para tocar com minha guitar em cima?

    Abraço

    BlacK Dog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Euclidessn
    tudo pelo teclado
    Teclado do computador, é isso que entendi, certo?
    Existe o Guitar Pro. Dá pra fazer tudo que o você disse. O chato é que os timbres dele são fraquinhos. O melhor é você criar por ele e depois utilizar timbres de outros programas. Qualquer dúvida é só perguntar.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Euclidessn
    Exato, como o BlacK Dog disse, o Guitar Pro faz tudo isso. Daí depois é só exportar o som em formato MIDI e usar algum programa pra aplicar sound fonts, como o Fruity Loops, pra tornar os sons mais parecidos com o som de instrumentos de verdade. O FruityLoops ainda converte pra MP3.

    Euclidessn
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Esse Fruity Loops, serve pra que?
    ele nao cria sons tbm?

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Euclidessn
    Não, ele pega os sons no caso, prontos, que vêm do arquivo MIDI, (sons bem primários, não parecem sons de instrumentos de verdade), e transforma em sons parecidos com os de verdade.

    BlacK Dog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    zaqueu_grunge
    Na verdade, o arquivo MIDI não tem som nenhum. O culpado é a placa onboard vagaba que nós usamos. ahaha

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    BlacK Dog
    sério? eahueahueah
    então por isso que aqui no micro do laboratório os sons midi saem diferentes dos de lá em casa =)

    emaniox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Tem um programa que se chama Buzz. É de graça. Dá pra usar soundfonts. Eu usei ele bastante, mas faz tempo que n uso. O site é http://www.buzzmachines.com/. Ele aceita VST, alguns pelo menos.
    Quem manja de programar em C pode fazer os seus proprios plugins.

    Flw.

    Rough
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Buzz, GP, RiffWorks

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Euclidessn

    de uma olha no topico dos instrumentos virtuais da comuna gravação e homestudio

    fgr
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Guitar Pro + Fruity Loops eh tudo que vc precisa

    Como a maioria já falou..

    Guitar Pro pra editar os instrumentos e o Fruity pra aplicar SoundFonts e regular o que precisar ser regulado!!

    Se quiser ainda apimentar mais pode salvar cada instrumento e editar em um SoundForge da vida...

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Euclidessn

    FM < Wave Table < Soundfonts < VSTi

    :)

    Procura VSTi's, são o que há de mais moderno no mundo dos samplers atualmente. Tem no fórum de gravação um tópico fixo, algo como "tudo sobre instrumentos virutais", com uma lista grande de programas para todos os tipos de necessidades.

    Para entender melhor, vou colocar aqui algo que eu tinha escrito em outro tópico:

    Já que você está brincando com isso, vale a pena entender um pouco melhor como que a mágica acontece. A idéia é a seguinte: normalmente, aqueles arquivos MIDI que você escreve (por ex, no Guitar Pro) contêm sinais que são processados em algum lugar no seu computador. Esses sinais vão ser substituídos por algum som, variando de acordo com os comandos presentes no arquivo, que definem a nota, duração, força (velocity), pitch bend e assim por diante.

    Antigamente, usava-se muito placas de som como a Sound Blaster (a original) ou a Ad-Lib, que faziam um "som de videogame". Os sinais MIDI eram substituídos por sons FM gerados na hora, via hardware mesmo! Depois, foi inventada uma coisa chamada "wave table", que nada mais era que uma tabela de samples que eram tocados de acordo com os sinais MIDI, e que ficavam na própria placa de som. Com as coisas evoluindo, esse processamento passou a ser feito por software, pelo próprio sistema operacional. Esse é o "som de MIDI do Windows" que todo mundo conhece. Soundfonts foram o próximo passo na evolução: eles ainda funcionam como wave tables, mas os samples seguem um formato padrão, e você pode usar várias soundfonts ao invés de uma única. Ao invés de enviar os comandos do MIDI para o sistema operacional, o próprio programa faz o processamento. Com isso, muita gente passou a criar suas próprias soundfonts, com seus próprios samples. O problema é que a imensa maioria das soundfonts não é lá essas coisas.

    Aí entram em cena os VSTi's. O programa que está lendo o arquivo MIDI envia os comandos para um plugin. A maior parte dos VSTi's, ao invés de simplesmente substituir cada nota tocada por um sample, é capaz de realizar processamentos adicionais sobre os comandos recebidos. O que esses processamentos fazem? Tentam deixar o som mais natural. Na prática, qualquer idéia maluca que os desenvolvedores do VSTi tiverem pode ser implementada. Alguns VSTi's são simplesmente bibliotecas pesadonas contendo samples que o próprio usuário define como devem ser usados (ex: Hardcore Bass). Outros são cheios de samples em camadas que são usados para simular coisas como posicionamento de microfones, ou que tocam de maneira semi-aleatória, para produzir variações (o famoso "humanize"), ou sons como transições entre uma nota e outra, ou o ruído dos dedos nas cordas de um baixo. O resultado é um som menos mecânico e muito mais natural do que os soundfonts, que basicamente só substituem cada nota por um sample!

    Claro, como nem tudo é perfeito, os VSTi's tendem a ser muito mais pesados que os soundfonts. Soundfonts cabem em alguns poucos MB, e consomem pouco processador. Já os VSTi's costumam ter muitos MB (ou GB!) de samples, e todo o "processamento adicional" deles precisa ser feito pelo computador. Isso é importante, porque muitas vezes um computador mais fraco não consegue trabalhar com VSTi's facilmente. Por isso, minhas dicas são: Broomstick Bass para o baixo e EZDrummer para a bateria. Ambos são fáceis de usar, bem automatizados, e leves. :-)


    fgr
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bog
    Gostei do seu tutorial cara!

    vaziocs
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Pegue o guitar pro 5,,,,excelente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Software de Samplers para criar música completa (alquem conhece?)