Dúvida em bossa nova?+importante

    Autor Mensagem
    H souza
    Veterano
    # jul/07


    E ai Feras,

    Minha dúvida é a seguinte, porque é tão facil solar/improvisar em cima de uma harmonia Bossa nova? usar modos e etc.

    pode se facilidade tambem? ou é facil mesmo ?


    ps:no blues eu sou um fracasso, já na bossa sou elogiado.

    H souza
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Meu professor tá de férias, agora eu fico aqui, com quase um caderno inteiro de duvidas.

    Curly
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    H souza

    são linguagens diferentes, é uma questão de acertar o estilo e assimilar as nuances e alguns riffs característicos do Blues, a bossa sem dúvida é a mais difícil já que a harmonia é mais elaborada, além disso creio que não é a gente que escolhe o estilo, o estilo é que escolhe a gente !

    _FrEd_
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    H souza

    Bossa eh dificil de solar dependendo da harmonia que vc escolhe... Elas são, geralmente, complexas, com acordes cheios de dissonancias, inversões e tal, ae complica um pouco, mas sei la, grava algo ae!

    H souza
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    _FrEd_

    sim fera, mais sei lá acho que tenho mais ouvido pra bossa, doque pra lances tipo paul girlbert.


    eu consigo cantar certinho a letra da musica no solo.

    sem querer me cabar.

    LuizFB
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    H souza

    Bom, eu acho q é mto mais difícil solar na bossa nova, até mesmo pq os padrões de acordes q são usados entram muito em acordes de emprestimo modal e modulações, dominantes secundários e auxiliares, entre outros, o q obriga a ter um pensamento rápido na hora de improvisar pra sair de uma escala e passar pra outra! Te confesso q ainda acho dificil fazer isso, e as vezes, qdo solo em bossa, sigo mais meu ouvido q o meu pensamento, como se fosse o som q eu ouço na cabeça e procuro na guitarra! No blues é mto mais fácil na maioria das vezes, pois as bases são geralmente clássicas, o fraseado característico, não tem mta mudança de escala (se vc quiser, pode usar várias, mas se vc quiser ficar na penta com blue note, vc faz o show do mesmo jeito); o grande tcham do blues é a pegada, os bends, e saber misturar fraseado caracteristico com um pouco de criatividade! Acho q o melhor modo de aprender a tocar blues é ouvindo bastante blues antes! Abraço!

    H souza
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    LuizFB

    obrigado

    pr0view
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    grave nos 2 estilos e vamos ver qual voce eh melhor auehauehe zuera
    tbm concordo com tb mundo

    Noviço
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Hum...interessante suas respostas pro Rpaz...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em bossa nova?+importante