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Mensagem |
Thiagoham Veterano |
# jul/07
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alexdiffer
blz, vou fazer uns testes aqui, queria só uma opniao : )
Fiz mal em responder a pergunta do cara la?
Qualquer coisa avisa ai.
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Felipe_Shevas Veterano |
# jul/07
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AEM (Acorde de Empréstimo Modal)
O que isso quer dizer, na prática e na teoria?
Me dê um exemplo de cadência empregando um AEM.
Obrigado.
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nyurig3 Veterano |
# jul/07
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alexdiffer
toty
Cm e a relativa de Eb !!!!ou seja
no caso de C maior ele usou os modos a partir do C jonio, entao no caso de C menor teria que usar a relativa para utilizaçao dos modos gregos em sequencia?
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BlackHurt Veterano |
# jul/07
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Boa tarde !
Gostaria de agradecer aos amigos Alexdiffer e Penta_Blues por estarem colcaborando com os colegas menos experiente na questão abordada, e tb pela iniciativa, depois queria dizer que voltei a ativa no forum justamente pelo tópico "Escalas O Metodo Pratico!", e tb... (como não poderia deixar de ser), esclarecer algumas dúvidas hehe!
As perguntas:
o que é uma escala diatonica ?
Para formar uma escala, é preciso antes montar o campo harmonico, ou este é formado pelas escalas ?
e a mais importante de todas... Mamão com açucar é mais gostoso do que mamão com mel ?ashuas
E uma sujestão. Seria uma boa (talvez ótima) fazer uma analize harmonica de algumas músicas conhecidas.
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Felipe_Shevas Veterano |
# jul/07
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BlackHurt
Excelente a idéia sobre a analise harmonica de músicas!
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Richard Guitar Veterano |
# jul/07
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Tenho uma dúvida de notação:
Qual seria a 7M de uma A#?
Na pratica seria o A mesmo, mas a 7ª do A é o G,... como escrever isso ?
G## ??
Falou!!
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Thiagoham Veterano |
# jul/07
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Richard Guitar
a setima do A nao eh G... eh G#.
e nao eh bom escrever escala de A#... melhor fazer como Bb que eh a mesma coisa, mas facilita na hora do raciocinio. E a setima do Bb (A#) é A.
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alexdiffer Veterano |
# jul/07
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Richard Guitar
Bb????? jah tentou??? ^^
abcs
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alexdiffer Veterano |
# jul/07
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Thiagoham
nem vi ki vc tinha postado huahauhau
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Thiagoham Veterano |
# jul/07
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alexdiffer
fiz mal? se tiver algo errado, corrige ai... valeu
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alexdiffer Veterano |
# jul/07
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bom naum tenho muita experiencia mais vamos entao tentar juntos analizar harmonicamente a musica Always with me always with you-Joe Satriani
Esta musica esta situada no C.H de B
Agora vou fazer a harmonizacao em tercas para descobrir os acordes.
Escala de B => B C# D# E F# G# A# B
A harmonia dessa musica divide se em duas partes
PARTE I
B - Bsus4 - B - Bsus4 - G#sus4/E - F#sus4
Parte II
F#sus4 G#sus4/E F#sus4 F#
Reparou que todos esses acordes encontram se na escala de B (maior)
Esqueca as variacoes ( sus4....sus4/E) veja somente as notas ficaria assim:
PARTE I
B - - B - B - G# - F#
Parte II
F# G# F# F#
Notou como as notas sao as mesmas??? Assim podemos montar nossas progressoes observando os graus
PARTE I
I - I - I - VI - V
Parte II
V VI V V
vamos analizar um trecho do solo agora que eh aplicado sobre a base
D# E E F# F# G#F# E D# B C# E B C# D# F
----------------------------------------------------------------------
--4---5--5/7~~~~~-7/9---7---5--4-----5--------------------------------
----------------------------------------4/6~~~~~-----4---6--/8--/9---
----------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------
temos as seguintes notas
B C# D# F# G# E
relacionando com a escala de B teriamos
B C# D# E F# G# A# B
B C# D# E F# G# E
Notaram que ele se fosse retirada a nota E estariamos tocando a Escala pentatonica de B
Bom pessoal essa foi minha contribuicao por hoje tirem suas conclusoes e estudem mais algumas musicas
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alexdiffer Veterano |
# jul/07
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Thiagoham
Nao keh isso eu deixei bem claro onde eu nao puder ajudar que vcs me ajudem entao vmo c ajudar aeee eu num ligo nao
vlew ae
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Richard Guitar Veterano |
# jul/07
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a setima do A nao eh G... eh G#.
a nota referente a setima do A é o G sim....não importa se é sustenido ou bemol ou natural, a setima de A é G...
a setima menor é o próprio G a setima maior é o G# e a setima diminuta seria o Gb...
mas a dúvida não é essa, é mais de notação mesmo.
então o ideal é evitar a notação A#? a minha dúvida na verdade é se pode "dobrar o sustenido" assim como se faz com o bemol de uma 7 diminuta em um acorde diminuto por exemplo.
outro caso assim é o F# onde a setima maior dele ficaria no E## que é o próprio F...
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alexdiffer Veterano |
# jul/07
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Richard Guitar
Em notacao musical nao ah nehuma regra que impeca o duplo sustenido...
pode sim haver um ## porem nao eh muito comum ver
caso tenha mais alguma duvida ou problema recomendo o metodo BONA nele voce pode estudar muito bem esse tipo de acidentacao musical
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Thiagoham Veterano |
# jul/07
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Richard Guitar
Por isso eh mais comum usar Gb em vez de F#... para ajudar na hora do raciocinio rapido. Procure por Enarmonia.
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alexdiffer Veterano |
# jul/07
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Eae gostaram da minha analise ... tem algo errado????
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LeandroP Moderador |
# jul/07
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Escala de Bb maior (modo jônio):
Bb - C - D - E - F - G - A - Bb - (apenas 1 sinal "b")
Escala de A# maior (modo jônio):
A# - B# - C## - D# - E# - F## - G## - A# (7 sinais "#", sendo 3 "dobrados")
Meio maluco isso... ?!?!
E pra armar a clave em A#... ??? Nem tentem fazer isso :P
Mesmo assim, a 7a maior de A#, por lógica, seria o G##.
***********
F# - G# - A# - B - C# - D# - E# - F#
Gb - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - F - Gb
Tanto uma quanto a outra possui 6 acidentes (# e b) cada. Aí eu não sei qual a facilidade que cada um tem pra ler e escrever em uma tonalidade ou outra.
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Richard Guitar Veterano |
# jul/07 · Editado por: Richard Guitar
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Em notacao musical nao ah nehuma regra que impeca o duplo sustenido...
pode sim haver um ## porem nao eh muito comum ver
caso tenha mais alguma duvida ou problema recomendo o metodo BONA nele voce pode estudar muito bem esse tipo de acidentacao musical
Valeu alexdiffer!!!
Por isso eh mais comum usar Gb em vez de F#... para ajudar na hora do raciocinio rapido. Procure por Enarmonia.
Valeu Thiagoham
Mesmo assim, a 7a maior de A#, por lógica, seria o G##.
Ah sim, então beleza !!
Valeu LeandroPanucci.
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alexdiffer Veterano |
# jul/07
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Pronto cheguei....vamos ao trabalho mandem as perguntas
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Felipe_Shevas Veterano |
# jul/07
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Felipe_Shevas
Membro Novato # Enviado: 11/jul/07 16:57
Quote
AEM (Acorde de Empréstimo Modal)
O que isso quer dizer, na prática e na teoria?
Me dê um exemplo de cadência empregando um AEM.
Obrigado.
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alexdiffer Veterano |
# jul/07
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Felipe_Shevas
putz vou fikar devendo essa ae cara....se alguem souber responder
descupa aew
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stenyosullivan Veterano |
# jul/07
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5ª justa nao tem nada a ver com a nota... tem haver com intervalo...
Por exemplo:
Na escala de Ré:
D E F# G A B C# D
1 2 3 4 5 6 7 8
No caso, o A eh a quinta justa de Ré.
Na escala de Dó:
C D E F G A B C
1 2 3 4 5 6 7 8
Ja neste caso, o G é quinta justa de Dó.
Sacou?
to ligado, mas por que recebe o nome de JUSTA, ql a ideia da JUSTA?
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LeandroP Moderador |
# jul/07
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Felipe_Shevas
AEM (Acorde de Empréstimo Modal)
O que isso quer dizer, na prática e na teoria?
Me dê um exemplo de cadência empregando um AEM.
Como o próprio nome diz, acorde de empréstimo modal é quando você pega o acorde "emprestado" de outra tonalidade.
Digamos que você se depare com esta progressão:
C - Am - F - G7
Todos os acordes são diatônicos à tonalidade de Dó maior. Aí é óbvio que não existe empréstimo modal. Pela ordem: jônio, eólio, lídio, mixolídio.
Agora digamos que a situação seja esta:
C - Am - F - Fm7
O acorde Fm7 não é diatônico a tonalidade de Dó maior, mas pode ser encontrado no IVº grau da tonalidade de Dó menor (tonalidade paralela*). Logo o Fm7 é um "acorde de empréstimo modal", e é o modo fá dórico.
Uma outra situação parecida, só que ao invés de usar o Fm7, use o Ab7M. Este também é um acorde de empréstimo modal e também está na "tonalidade paralela" de dó maior --> dó menor.
Um outro caso:
C - C7 - F7M - Fm7
O C7 não é considerado empréstimo modal, mas um "dominante secundário". Este dominante existe pra todos os graus do campo harmônico, e neste caso o C7 assume uma função de dominante, então não é empréstimo modal. O F7M é o IVº grau de Dó maior, modo fá lídio. E o outro Fá dórico, como no exemplo anterior.
A mesma progressão utilizando inversões, com o baixo caminhando diatonicamente: C - C/Bb - F/A - Ab6
Os acordes de empréstimo modal podem ser derivados também de qualquer outro modo (dórico, lídio, mixolídio, etc.).
* Tonalidade homônima ou paralela é quando temos tonalidades diferentes para a mesma tônica. Por exemplo, a tonalidade paralela de Dó maior é Dó menor e vice-e-versa.
Toque:
C - Eb - G7 - C (Eb = AEM)
C - Ab - G7 - C (Ab = AEM)
6/8 ||: G | D | F | G | C | F | C :|| (o acorde F é AEM)
(Beatles - You've got to hide your love away)
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Felipe_Shevas Veterano |
# jul/07
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LeandroPanucci
Valeu!
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_FrEd_ Veterano |
# ago/07
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alexdiffer
Kr, c tem varios livros ae em pdf neh? n da pra vc me passar? (do ian guest, almir chediak)
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alexdiffer Veterano |
# dez/07
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Eae pessoal resolvi reativar esse topico.... seria bom colocar um Stick pra ele nao morrer mais!!!
Estou on por enquanto
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Cadarn Veterano |
# dez/07
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Cara, eu to ligado que tem a PentaBlues, mas eu não consigo achar um 'desenho' dela, que eu intenda, naquele resumão que o cara fez em Exel eu não intendo bulhufas =| Tem como vc me postar todos os shapes da PentaBlues, qualquer tom ^^
Obrigado :D~
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_FrEd_ Veterano |
# dez/07
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Cadarn
Kr, vc conhece o desenho da penta maior e menor? Se vc conhece, eh soh vc adicionar uma nota: se for a penta maior, adicione a 2ª aum, se for a penta menor, adicione a 4ª aum.
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Cadarn Veterano |
# dez/07
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Sim cara, eu conheço... mas eu não sei oque é 2ª aum nem 4ª aum ;\ Thx ^^
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_FrEd_ Veterano |
# dez/07
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Cadarn
Primeiro, va estudar intervalos e tal, se não, n vai adiantar nd...
Segundo... Pegando a penta de dó maior e de lá menor (possuem as mesmas notas...), a nota blues adicional seria o ré sustenido (2ª aum de dó, 4ª aum de La). Agora pegue o desenho da penta e adicione essa nota que vc acha o desenho da pentablues...
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