Ajuda para fazer composição

    Autor Mensagem
    C. Godoy
    Veterano
    # jul/07


    Ai pessoal... to querendo compor uma musica, não sou muito criativo + eu toh tentando... o problema é q eu ate consigo compor, mas não no estilo pop rock ou hard core... as musicas saem tipo sertaneja... =)
    e eu toh querendo compor musica no estilo pop rock ou hard core... oq eu devo fazer??

    PS: eu toh querendo começa da letra pra depois cuidar do resto...

    vlw!!

    Mr Page
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Mr Page
    · votar


    C. Godoy
    Ae cara, quanto a letra faz assim: esculte músicas de pop rock e hard core, veja que temas elas abordam e a construção delas (n° e organização dos versos, tipos de rima, vocabulario e o assunto que é mostrado nelas) e tenta fazer algo semelhante...
    Quanto a parte de harmonia, tenta usar alguma harmonia que encaixe com a melodia que vc ta fazendo... Eu antigamente costumava compor com um cara (tocava mto mais que eu): eu fazia a letra e entregava para ele que se responsabilizava pela melodia (ou entaum eu cantava a musica para ele) e agente montava a harmonia junto: ele colocava primeiro os acordes, depois enfeitavamos (colocando tensões, tetrades, etc) e em seguida faziamos os riffs ou algum solo baseado naquilo...

    alexdiffer
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    C. Godoy
    Deixe suas composicoes fluir naturalmente ... nao force !!!!
    Se c kiser compor um HC comece a escutar muito bandas ki vc goste
    assim seu cerebro comeca a absorver inconscientemente o ritmo e a melodia....tambem eh muito importante ki vc aprenda algumas musicas ki vc goste assim vc assimila mais rapido o padrao ritmico do HC...

    Eh muito comum meus alunos reclamarem de soar muito brega....ou muito meloso .. isso eh normal pois sempre queremos soar como nossos idolos..akele timbre legal...akele solo rapido....mais ai tah uma grande sakada...kdo vc comecar a nao se importar com seu som vc comeca tambem a abrir sua mente a novos som e perceber ki vc esta komecando a desenvolver um estili proprio e isso eh muito bom no desenvolvimento musical de qualquer musico!!!!

    www.alexdiffer.cjb.net

    aulas
    alexdiffer@hotmail.com
    ou
    alexdiffer@bol.com.br

    aulas on line ou no estado de SP

    carolzinhah
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    eu simplismente escrevo oq esta na minha cabeça no momento...
    maix nunk tente copiar ninguem...seja sempre vc mesmo...mais tbm naum tente fugir muito do seu stilo...
    se vc gosta de rock...aborde um pouco sobre oq o rock fla..
    e assim vai...

    boa sorte!!!

    nettoroses
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ah cara, tem que começar ouvindo muita, mas muita música, e não só do estilo que você curte, ouça de tudo, vc pode pegar um pouco de cada

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    C. Godoy

    Uai, a música sempre começa na nossa cabeça, né? Eu só consigo partir para o violão/guitarra depois que já consigo pelo menos cantarolar a melodia. Agora, a estrutura perfeita para o pop perfeito:

    - Introdução, de preferência sem bateria
    - Primeiro verso, calmo, possivelmente sem bateria
    - Refrão, full on
    - Segundo verso, repetindo a melodia do 1o., mas mantendo o pique do refrão
    - Refrão de novo
    - Ponte, aquela parte que muda tudo
    - Solo, de preferência usando a harmonia E a melodia dos versos
    - Refrão de novo
    - 3o. Verso, mais calmo que o 2o. mas mais agitado que o 1o. Pode ser repetição da letra do 1o. verso.
    - Refrão
    - Vai repetindo a última parte do refrão várias vezes
    - Fade out, ou termina com um toque longo do 1o. acorde do verso

    (AHAHAHAHAHAHAHHAHAHAAHHAHAHAHAHHA) :-)

    C. Godoy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Mr Page
    Assim... eu ouço muito esses estilos de musica, tenho uma ideia da estrutura da musica. e geralmente falam sobre bebidas, mulheres, juventude, amor... mas sempre que eu tento criar um verso que rime e faça algum sentido e tenha um ritmo q se encaixe nesse estilo, fica horrivel... sempre tem algum desses problemas...

    alexdiffer
    entaum kra, faz muito sentido isso: Deixe suas composicoes fluir naturalmente ... nao force !!!!

    mas sei lah... sempre q me vem uma frase legal o resto fik tosco =)...
    como eu disse ao Mr Page, eu ouço muito esse tipo de musica e tenho uma ideia do ritmo... mas o problema é que eu ñ consigo encaixar uma letra legal...

    é como seus alunos dizem naum soa legal... e tem muito isso das influências de nossos idolos... eu soh posso dize uma coisa, se eu vivesse disse eu passaria fome :P

    carolzinhah
    entaum carolzinhah, eu tento escrever oq estou pensando no instante... me inspiro em acontecimentos e momentos da minha vida... sempre com ideias e pensamentos independentes, sem plagio, mas nunca fica legal... nunca se encaixa em um ritmo do meu estilo...

    nettoroses
    pois eh... eu tento faço isso... mas na hora de compor... na hora H... naum sai nd... e oq sai fik tosco =)

    Bog
    A estrutura eh facil... o problema esta simplismente na hora de manipular as palavras... todos versos ficam toscos =)

    pultz nunca falei tanto tosco assim na minha vida... rsrsrsrsrs

    Vlw pela atenção pessoal!!

    pr0view
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    brinque com melodia, palavras sao palavras, se sua melodia esta sertaneja invente outra!

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    C. Godoy

    Hehehe, o negócio da estrutura era uma brincadeira. Mas não sei onde exatamente você está tendo problemas com as letras. Acho também que depende de prática, com o tempo você pode até escolher o tipo de verso ou rima que quer fazer. Tipo "aqui vamos fazer um refrão xarope" ou "um pouco de breguice aqui não faz mal" ou "vamos fazer um joguinho com a sonoridade das palavras" ou "nenhuma rima pobre nessa daqui" e por aí vai.

    Eu não sou contra fazer a letra e depois a música, mas acho que fica bem mais fácil quando você se deixa levar pela melodia. Eu normalmente começo com um punhado de frases, mas mudo a letra muitas vezes conforme a melodia vai tomando corpo. É mais fácil encaixar as palavras na melodia do que encaixar a melodia nas palavras.

    Se vc quiser, manda para a gente um exemplo aí para sacar melhor o que que anda faltando... hehehe

    carolzinhah
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    C. Godoy
    mais as vezes eh assim mesmo...
    mais tem q continuar tentando...
    enrrikeça mais um pouko..^^
    boa sorte..qualquer coisa to aki^^

    C. Godoy
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: C. Godoy
    · votar


    pr0view
    Vlw pela dica kra... mas não tah facil...

    Bog
    kkkkkk percebi... Verdade kra... axo q a pratica faz o compositor... é assim que vou fazer toda frase que me vir a cabeça vou anotar e depois junto tudo e com algumas modificações talvez saia alguma coisa... :D

    vixi... nem sou louco de mandar um dos meus "exemplos" vou trabalhar um pouco em cima das letras depois eu posto aqui os resultados...

    carolzinhah
    Vlw pela força... ^^
    concerteza vou precisar de sorte ^^
    vlw... daki uns dias eu to de volta para postar os resultados =)

    ... só não vale rir, hein :P

    Mr Page
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    C. Godoy
    uma coisa que pode te ajudar: va anotando as ideias que vc tem de frases legais, rimas legais... seja em um caderno ou um gravador de voz, pq qlquer dia vc pode usa-lás... outra, vc ja mostrou alguma composição sua para uma outra pessoa e pediu a opinão dela? talvez vc esteja sendo mto critico com si propio (o Spectrum aki do forum é assim xP)

    C. Godoy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Mr Page
    então cara eu estou fazendo isso e está me ajudando muito... e sobre mostrar alguma composição para alguém... esses dias um amigo veio em casa e viu uma anotação de um versinho que eu estava fazendo, ai ele falo que estava daora... bom, talvez eu esteja sendo muito critico comigo, mas eu acho que não.

    bom... mais eu estou tentando fazer uma musica... vamos ver depois o resultado final... =)

    Mr Page
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    C. Godoy
    faz e dps posta aki o resultado ^^

    vguitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    C. Godoy
    Pesquise sobre o campo harmonio. Ele te dara os acordes necessarios para criar qualquer musica.
    uma das montagens que faço minhas musicas eh essa.

    Introducao

    parte 1

    pre refrao(ou nao)

    refrao

    parte 1(outra letra)

    pre refrao

    refrao

    solo ou instrumental

    parte 2

    Introducao(ou nao)

    pre refrao (ou nao)

    refrao (2 ou mais vezes)


    dentro desses itens vc pode variar e alterar algumas ordens..abraço

    C. Godoy
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: C. Godoy
    · votar


    Mr Page
    ok... acredito que vou demorar um pouquinho... mas assim que eu terminar eu posto aqui o resultado final... só nuam vale dar risadas... :P

    abraços

    vguitar
    assim kra... o que é campo harmonico?? pq tipo... eu sou bem novato quando se trata de musica... peguei minha guitarra faz 1 mês... mas acredito que isso não influencia na criação de uma letra de musica...

    Vlw... abraços

    Mr Page
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    C. Godoy
    campo harmonico influencia na criação da harmonia, se tiver duvidas pergunte ao seu professor ou então usa a busca aki do forum que vc acha uns tópicos que explicam legal o que é ^^

    C. Godoy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    nossa... acho que vou deixar um pouco de tentar fazer uma composição... vou primeiro aprender tocar guitarra... nunca pensei que fosse tão complicado criar uma musica... acho que se eu souber tocar guitarra vai ajudar na criação da musica...

    Agradeço muito a ajuda de todos!! Vlw ae pessoal!!

    sasasarinha
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    faz o seguinte um dia você pega um livro ve um filme ou se nao conversa com alguma pessoa ... dai pega as frases que voce achar mais original e poe em um papel tenta ligar uma coisa com aoutra para nao ficar parecido com as letras do iron meid e depois tu tenta encaixar uma melodia. assi que eu faço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para fazer composição