Problema com a palheta pra tocar funk

    Autor Mensagem
    Machine Gun Man
    Veterano
    # jun/07


    Já faz alguns meses que tô tentando estudar funk... Treino divisões e acentuações diferentes nas semicolcheias, com o metronomo e talz... Mas tem um problema: eu não consigo ficar mais que 20 segundos tocando, porque a palheta começa a virar até eu não conseguir mais segurar. Treinando MUITO devagar, eu consigo alguma coisa, mas mesmo assim fica díficil...

    Acho que quando se começa a tocar violão, todo mundo tem aquele problema de não ter firmeza e deixar a palheta cair sempre... Então, como o unk acontece a mesma coisa!! Se eu aperto bem a palheta, eu acabo prejudicando a dinâmica do som e aquele timbre característico do funk... Alguém pode me dar uma dica?

    Machine Gun Man
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ninguém???

    Moonsoul
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bom cara, eu toco guitarra já faz alguns anos... Uma época começou a me escapar a palheta da mão também, isso me dava uma raiva incrivel huauhhuauha, e o pior q começou a escapar de uma hora para outra, pq isso não acontecia antes cmg... Depois de alguns meses o problema passou e eu nem percebi, as vezes é coisa de momento, tenta tocar com mais calma ;D

    Gasoline
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Machine Gun Man
    De repente tu estás fazendo muita "força", ficando muito tenso para tocar.
    Acho que só existem 2 recomendações básicas para esse caso :

    1) tenta relaxar tocando, esquece que tá segurando palheta, afinal, isso não é algo que tem que ser pensado.

    2) experimenta outras palhetas, de preferência, mais maleáveis, e tenta de outros materiais, talvez tortex, talvez aquela gator grip, fender, dunlop, tamanho, espessura, tenta de tudo, até achar uma que tu consiga palhetar confortavelmente, sem a palheta te atrapalhar.
    Palheta é barato, e dá para testar todas do mercado, então, essa é a minha sugestão.

    markolino
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Machine Gun Man
    tenho uma banda de red hot cover..

    eh meio funk ateh..

    uso uma Dunlop Jazz 3..

    eu gosto..e nao apresenta esse problema..

    que as palhetas da fender apresentavamm..

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Machine Gun Man

    Para tocar coisas com mais "balanço", eu me acostumei a usar palhetas bem molonas, e peguei o vício de entre as pausas apertar no meio, entortando um pouquinho. Essa entortada acaba fazendo ela voltar para a posição original... é uma coisa bem esquisita, mas comigo parece funcionar... :-O

    UGO_RJ
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    o segredo n é fazer menos força pra segurar a palheta e sim soltar os dedos segurando firme a palheta

    eu pelo menos faço base funkeada assim

    fcvieira
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    markolino

    Vou reviver esse tópico...haha
    mas então, estou tendo problemas pra tocar red hot com uma jazz III
    ela é meio pequena..e acaba ou escapando da minha mão aos poucos, ou eu raspo meu indicador na corda e ele sempre acaba meio que saindo meio cortado..
    alguma sugestão?
    Vlw!

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Marcosrcf
    · votar


    fcvieira
    Outra palheta? Se não está confortável não tem porque usar, correto?

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    fcvieira
    usa uma maior!

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Math-Ador
    · votar


    POST FAIL

    fcvieira
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Marcosrcf
    não é bem isso, pra qualquer coisa que não seja uma base de funk, ela funciona muito bem, perfeito...
    mas quando vai pra uma palhetada mais forte e rápida...acontece isso..
    tem algum exercício que possa me ajudar com isso?
    Sepá eu vou mudar pra tortex..é mais versátil pra mim..
    kiki
    o que voce acha da tortex?

    Math-Ador
    Não é?ahauhauah

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fcvieira
    Tenta mudar a forma como você segura, se mesmo assim ficar ruim, tenta usar uma palheta maior pra ver como fica.

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fcvieira
    não...o meu post foi fail...acabei respondendo o cara que fez o post...XD

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fcvieira
    Tenta comprar uma palheta de BAIXO...aquelas que vem com um circulo no meio...ja usei pra tocar led zeppelin fiquei muito satisfeito o problema é que da ultima vez que fui na loja de musica não tinha 5 reais...:(

    fcvieira
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Marcosrcf
    Será que se eu dobrar mais meu dedo indicador eu consigo livrar ele das pancadas? Será que vou me aconstumar com essa mudança a essa altura? haha

    Math-Ador
    Aaaah, entendi..haha
    De baixo? eu toco baixo..eu tenho essas palhetas..são da ernie ball..e são caras mesmo...
    Mas são mó coisa gigante..haha pra quem ta acostumado a tocar com uma palheta de 1,5 cm de comprimento e 2mm de espessura..haha

    fcvieira
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Math-Ador
    ups..brisei, não é ernie ball, é dunlop..
    não é?

    felipelfln
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu acho a Jazz III muito pequena. A palheta mais confortável pra mim é fender Medium e uma da Tartaruguinha e é verde e pequena, fina, mas é dura, arredondada e muito confortável, mas sumiu e eu nunca mais achei pra comprar. Gosto de palheta fina e não muito dura, tipo a Fender Medium mesmo.. Eu aja aconteceu de a palheta ficar ao contrário no fim da música, mas é raro e eu nem me liguei quase. E não adianta ficar se contorcendo por causa de palheta. É só trocar.

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    fcvieira
    o que voce acha da tortex?
    da tartaruga?
    eu só uso dessa

    eu uso entre as laranjas, verde e azul-turquesa
    por volta dos 1mm mais ou menos.

    acho que o lance é mais no jeito de segurar, no molejo da mão.

    Será que se eu dobrar mais meu dedo indicador eu consigo livrar ele das pancadas? Será que vou me aconstumar com essa mudança a essa altura? haha
    talvez

    mas voce tem que aprender tambem a deixar a mao mais leve, isso leva um tempo.
    voce vai ver que mesmo com palheta dura voce consegue fazer batida rapida e leve, cai muito bem pra base de funk.

    pegada dura é mais pra solos...

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Por falar em Funk:

    Levada desgraçada essa de tirar, tem muitas variações rítmicas!
    Essa musica é muito boa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com a palheta pra tocar funk