Oitavas, Altura e outras coisas na Floyd Rose em detalhes? Cort X-6

    Autor Mensagem
    B.Frusciante
    Veterano
    # jun/07


    Ae \m/
    Eu sei que tem tópico que explica tudo lá sobre a floyd rose, mas eu queria umas respostas mais corpo-a-corpo, sabe?
    Estou com um problema que está me enchendo o saco!
    Minha guitarra não regula as oitavas nem fodendo! pra falar a verdade, eu nem tentei regular ainda, eu não sei como e não intendi direito a explicação daquele tópico.
    Respondam passo-a-passo essas perguntas, por favor:
    Para se regular as oitavas, é necessário mover os carrinhos(saddles), certo?
    Como move os carrinhos?
    Se for girando aquele parafusinho com uma chave allen, eu tenho um problema: eles ficam exatamente embaixo das cordas.. e se eu mover a corda um pouco pro lado e soltar o parafuso, o saddle anda, mas eu não consigo mover ele! Aí só afrouxando totalmente a corda e movendo ele, mas assim eu não consigo testar a afinação! Ou é assim mesmo, afroxa a corda, move o saddle, coloca a corda e afina?
    Eu tentei agorinha mas a oitava não muda nada!!

    _FrEd_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    B.Frusciante

    Kr, na hora que vc soltou o parafuso tu tem que saber c vai ter que mexer o carrinho pra trás ou pra frente... ae, tipow, tu mexe um pokinho, prende e volta a afinar, se n tiver afinado tu faz denovo, vai enjoar pra kct mesmo, mas eh assim...

    B.Frusciante
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    _FrEd_
    To ligado kra, mas mesmo eu mechendo o carrinho todo pra frente ou pra trás a afinação não muda quase nada =/

    _FrEd_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    B.Frusciante

    N muda? Tipow, ateh a metade do braço talvez n mude mesmo, mas toke la na 15 pra frente, vai dar diferença sim!

    jasus
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    eu nao sei se isto é normal mas na minha floyd kuando eu mudo de cordas nao preciso de afinar as oitavas, pois elas ficam logo afinadas...isto acontece só comigo?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: LeandroP
    · votar



    e-- |O|--
    B-- |O|---
    G-- |O|----
    D-- |O|---
    A-- |O|----
    E-- |O|-----

    Sem as cordas, posicione os sadles neste sentido.

    Depois com as cordas você faz um ajuste mais preciso,
    movendo em poucos milímetros pra frente ou pra trás,
    conforme o ajuste necessário.

    Em geral, o comprimento da escala (do nut ao sadle)
    pras cordas mais finas deve ser menor que o das
    cordas mais grossas.

    Os parafusos são os que ficam bem embaixo da corda.
    Você deve afrouxar as cordas pra soltar o parafuso,
    senão a corda puxa tudo pra frente.

    É chato pra caráleo!


    ironcrocop
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    B.Frusciante
    amigo, eu entendo seu problema, tenho 2 guita com ponte floyd e é uma merda mesmo pra oitava, da um trampo desgraçado !!!
    qnd eu to regulando e vo mover o sadle eu faço assim, da um trampinho, mas fica mais fácil, eu deixo a guita reguladinha como se fosse pronta pra toca, a trava da microafinação apertada e tudo, entao pra eu mover o sadle sem fazer esforço, eu solto as molas da ponte, assim tiro a pressão e as cordas ficam soltas, vo la movo o sadle sem nenhum esforço, coloco as molas novamente e afino dinovo pra ver se acerto as oitavas, ai vo regulando dessa forma até chega no 100%
    tipo, tem cara ai q vai le o q to falando e vai fala q isso empena braço, porques olto e coloco as molas toda hr pra regula, pq isso fica colocando e tirando tensão no braço td hr e bla bla bla !!!
    mas a 3 anos q eu regulo assim e nunca empeno braço nem nunca fudeu nada na minha guita !!!!!
    agora se vc quiser pode fazer o malabarismo q eu fazia antes, eu nao tirava as molas da ponte, eu apenas pressionava a alavanca da ponte até quase escostar no corpo da guita e segurava com a mão esquerda, assim as cordas ficavam bem frouxas e com a outra mao eu soltava o sadle e movia e tal, é uma maneira tb máis rápida e pratica q a outra q eu falei !!!
    mas me fala ai, vc pego extamente o esquema de como faz a oitavação ???


    jasus
    entao sobre o q vc falo, é relativo, sua guita deve ter sido oitavada com as cordas novas é claro !!! entao se vc sempre usa a mesma marca de corda e mesma medida sempre, é mais provável q nao de alteração nas oitavas, mas pode dar alguma alteração mesmo sendo a mesma marca e medida !!! e vc pode perceber tb q as oitavas vao ficando desrregulada como passar do tempo, qnd as cordas vao envelhecendo

    LeandroP
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    ironcrocop

    Tenho um amigo que tira a mola e a ponte solta do corpo e aí ele resolve tudo, inclusive a parte elétrica. Só que ele usa uma ponte Wilkinson. A ponte sai com as cordas presas nela, e depois ele coloca ponte de novo e nem tem o trabalho de tirar as cordas. Também é muito prático.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    B.Frusciante
    Primeiro você coloca a guitarra no case ou na bag, não sei o que você usa. Depois vá para a parada do buzão, ou pega uma carona com seus pais, ou então vai de táxi ( A La Eliana ). E leva a sua guitarra num Luthier de sua preferência. E fica observando ele trabalhar na sua guitarra, pra ver se você pega as manhas.... "é mais mior".
    Abraço.

    jasus
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ironcrocop
    isso é normal mesmo kuando por exemplo:
    -eu tiro os saddles da guitarra
    -tiro as cordas velhas
    -meto as cordas novas nos saddles
    -meto os saddles na guitarra numa posiçao completamente diferente da inicial
    ??
    é k eu ja fiz isto...e kuando fui tocar as oitavas tavam afinadas

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Vou reviver esse tópico porque tem uma duvida lá no principal que eu acho que não foi respondida...

    Afinal, pra mover o Saddle, eu tenho que soltar a corda? Porque empurrar ele com a corda afinada e travada é foda!

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    eusourei

    Tem que soltar a corda, e vai por tentativa e erro. Vê no afinador se tem que subir ou descer e se é muito ou pouco, e vai fazendo o processo: solta a corda, move o carrinho, aperta e afina a corda, checa novamente a afinação da oitava, e se ainda não estiver bom vai repetindo até acertar. Com o tempo vc vai ter uma noção melhor de quanto mover para chegar na afinação, e então vai ser menos trabalhoso.

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ah era isso que eu queria saber mesmo! Muito obrigado!

    PS: Ah, e com soltar tu quer dizer afrouxar o Lock Nut e tudo mais, né?

    makumbator
    Moderador
    # out/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    eusourei

    Eu solto tudo, para poder afrouxar mais a corda, até porque, sempre regulo a afinação de oitava ao trocar de encordoamento, então o nut vai estar aberto mesmo. Não esqueça de mover o parafuso da microafinação mais para o meio da rosca dele, assim depois de afinar e travar, vc vai ter mais campo para regular a micro para cima ou para baixo conforme a necessidade de reafinações com o nut travado.

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ok, valeu pela ajuda!

    Gustinho
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    se eu mover o carrinho em direção ao braço vai estar apertando ou afrouxando? =S

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oitavas, Altura e outras coisas na Floyd Rose em detalhes? Cort X-6