Porque cifra começa com Lá ?

    Autor Mensagem
    alby
    Veterano
    # mai/07


    Olá galera olha eu sempre tive uma curiosidade de saber pq na cifra se começa com a nota Lá e não com Dó, alguém ai sabe me explicar?

    Soulface
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Soulface
    · votar


    Isso vem desde a Grécia antiga, se não me engano.

    Minow
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Minow
    · votar


    Esquece.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    talvez pq a nota padrão seja o Lá 440hertz

    kiki
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    Soulface
    Isso vem desde a Grécia antiga, se não me engano.
    não sei dizer com certeza, mas acho que grecia antiga é muito. ainda não havia a organização da escala musical como conhecemos... além disso, o alfabeto deles era diferente. acho que a organização da escala musical como conhecemos foi no renascimento, e só com o bach que foi mais organizado. nao sei bem.

    como eu parei de ler a "pequena historia da musica" (do mario de andrade) pela metade, não sei dizer, mas acho que lá tinha isso. ele contava da origem dos nomes das notas (do re mi...).

    uma curiosidade: existem algumas cifras com H. não sei direito, mas acho que o H vale pelo Bb, ou algo assim.

    GuitarHouse
    eu acho que foi o contrário, estabeleceram o lá como padrao por ser a primeira...
    os pianos costumar começar e terminar no lá.

    enfim, tem várias coisas na música que são muito aleatórias, e acabou se consolidando. questão de historia mesmo. por que os instrumentos de sopro são todos partiturados um tom acima? por que das 12 notas, 7 são naturais e o resto é acidente?

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    kiki
    Sim, H é equivalente ao si bemol na notação (alfabética) germânica.

    Não acho q as coisas sejam tão aleatórias asssim:
    por que os instrumentos de sopro são todos partiturados um tom acima?
    Provavelmente por questão de praticidade, igual o violão.

    por que das 12 notas, 7 são naturais e o resto é acidente?
    O pessoal mais estudado em música aqui deve saber responder isso...
    Concerteza tem haver com o desenvolvimento da "nossa" escala

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ao longo dos séculos e sob a influência de novas maneiras de cantar, o Gregoriano se modificou, mas conservando o seu caráter monódico, uma vez que ele favorecia a concentração religiosa. No século XIII, certos contracantos clandestinos se infiltraram na melodia tradicional, subvertendo a liturgia que fixava os Tons da Igreja. Com reprovação, os religiosos viram também que sua música começava a denotar traços da criação musical erudita que se cultivava nos castelos e até das canções populares dos aldeões.

    Livre da rigidez litúrgica, esta música profana que podia reunir várias melodias no mesmo canto era uma escapada na direção da polifonia. E o povo, ajudado pelos trovadores, acabaria impondo sua fusão com o canto tradicional.

    Apesar de todos os progressos feitos no campo musical durante esse período, a História registrou-o com o nome de "Ars Antiqua". Na verdade, ao fim do século a música já era uma arte nova.

    Grande parte dos avanços da "Ars Antiqua" deve ser atribuída ao Mestrre Leoninus e a seu aluno, Perotinus, que trabalhavam na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Mas, esses dois compositores, assim como outros da Idade Média, não puderam ir muito longe, tolhidos pela precariedade dos meios de escrita musical. Havia sistemas de notação, mas eram ruins.

    O primeiro que apareceu baseava-se no alfabeto: as sete primeiras letras representavam os sete sons da escala, começando pela nota lá. Depois, criaram-se os neumas, sinais oriundos dos acentos grave, agudo, circunflexo, e do ponto. Porém, a notação neumática tinha o defeito de não indicar a altura nem a duração dos sons. Melhor que ela, era o método do monge Guido d'Arezzo (995-1050), que adotou uma pauta de quatro linhas e definiu as claves de fá e dó para registrar a altura dos sons. Além disso, d'Arezzo deu nome às notas, tirando as sílabas iniciais de um hino a São João Batista:

    Ut queant laxis Para que possam
    REsonare fibris ressoar as maravilhas
    MIra gestorum de teus feitos
    FAmuli tuorum com largos cantos
    SOLve polluti apaga os erros
    LAbii reatum dos lábios manchados
    Sancte Ioannes. Ó São João.

    (O UT mais tarde passou a chamar-se DÓ. Mas não se sabe quem o batizou, assim como se ignora quem foi o padrinho do SI.(Vários autores reconhecem que o nome da nota SI deriva das iniciais antigas do nome de São João, ou seja, Sancte Ioannes - Nota dos editores do Música Sacra e Adoração) O Mensuralismo, inventado por Walter Oddington e Franco de Colônia no século XII, também ajudou a evoluir a técnica musical. Era um sistema que permitia medir o tempo sonoro, determinando uma duração especifica para cada nota (breve, semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa, quartifusa)(As figuras ritmicas antigas se limitavam a Máxima, Longa, Breve, Semibreve, Mínima e Semínima. Com o posterior desenvolvimento, as figuraas maiores cairam em desuso e foram criadas as figuras menores - Nota dos editores do Música Sacra e Adoração).

    Leo Porto
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Concordo com o kiki...e com aula de história do nosso amigo SaldanhaPessoa.
    Pq tradicionalmente a primeira tecla do piano é lá... e sendo assim veio um desses anlfamusic..rsrs, e estabeleceu esse padrão.. combinando as letras do alfabeto com a ordem das teclas do piano.. lógico que eliminando os acidentes...
    Não é atoa que dizem que o piano é o pai de todos!... Até nas cifras ele é base!
    Mas eu fico com a guita! lógicoooo!

    kiki
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    SaldanhaPessoa
    salve mestre! obrigado pela aula!
    essa historia dos nomes das notas que eu tinha visto no livro do mario de andrade.

    TG Aoshi
    por que os instrumentos de sopro são todos partiturados um tom acima? Provavelmente por questão de praticidade, igual o violão.
    isso não entendi... o violão não é um tom acima. a sua partitura é uma oitava abaixo, isso sim.

    O pessoal mais estudado em música aqui deve saber responder isso...
    Concerteza tem haver com o desenvolvimento da "nossa" escala

    provavelmente é por causa do ciclo dos harmonicos, que vai formando a escala maior...

    Leo Porto
    Não é atoa que dizem que o piano é o pai de todos!...
    mas nessa época (idade média e renascimento) não tinha piano ainda, tinha órgão, e dpeois cravo. o piano veio depois (não sei quando, com certeza o mestre saldanha sabe!). hauhauhua

    luiz_sjrp
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    SaldanhaPessoa
    Boa cara! As notas provavelmente no inicio eram A, B, C, D, E, F, G, antes de entrarem no hino a São João Batista. O Lá era a primeira nota. Mas, não lembro a razão, o "UT" foi mudado para o "Ano Domini", ou "Primeiro Ano"(corrijam-me se estiver errado), que corresponde hoje ao Dó.
    kiki
    Blz? Os instrumentos de sopro são, na sua maioria, partiturados um tom acima, porque são afinados em Sib, por terem uma melhor afinação. Depende do tipo e afinação do instrumento.

    Kykonanet
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Muito antes da nossa notação, os gregos nomeavam as notas com letras do seu alfabeto: alfa beta gama ETC... a nota que hoje chamamos de LÁ era o Alfa, o Começo para eles! Quando a música entrou na Igreja, Os monges queriam mudar pois colar deles não era uma possibilidade já que era considerada pagã... ao invés de chamar com nomes do alfabeto, foi usada as iniciais do hino, como já citado.. primeiro pela oração... olhem uma tradução aproximada:
    “Para que os vossos servos possam cantar livremente as maravilhas dos
    vossos feitos, tirai toda mácula do pecado dos seus lábios impuros.  
    Oh, São João!”

    Em segundo lugar porque cada inicio correspondia à nota falada.... acompanhem nesta partitura: (só colar no seu navegador)
    upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8a/Escala_musical.jpg

    Como a oração já propoe começar no Dó... então assim se estabeleceu... e ficou diferente da musica "pagã" dos gregos.....

    Como UT não é sonoro musicalmente falando, trocou-se... as teorias já foram ditas aqui...

    Em alguns países não se usam Dó-re-mi.. etc... usam-se cifra pra nomear tudo... é só olhar debaixo dos teclados arranjadores.. rsrsrsrsrsrs

    Acho mais coerente diferenciar notas de acordes na hora da leitura.. aí não tem confusão.... logo... a Cifra é uma adaptação do alfabeto grego trazido para o nosso....

    Afinação dos instrumentos não tem relação alguma com isso.... é questão fisica de construção de cada um deles
    Espero ter ajudado
    abraço a todos

    Higor Leal
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ele ja deve ter ate viajado pra grecia pra descobrir isso, olhe a data ;)

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Kykonanet
    muito interessante! nao sabia absolutamente nada sobre isso e chutaria mesmo q era por causa dos 440Hz do A! kkkkk

    edit: aparentemente ele upou o topico de proposito a partir da busca pra dar essa informação pra gente...legal!

    renatocaster
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    ALF is back

    edit: aparentemente ele upou o topico de proposito a partir da busca pra dar essa informação pra gente...legal!

    Foi exatamente isso, e foi uma excelente contribuição dele. O pessoal tem mania de achar sempre que alguém upa um tópico antigo quer dar uma resposta direta apenas ao autor do tópico.

    O cara simplesmente agregou valor ao tópico, então ele teve um motivo mais do que justo para upar.

    renatoff
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    vey... na boa...

    MAS DO QUE ELES ESTAO FALANDO?

    ahsuhaushaush
    entendi nada!

    marcelog
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    renatoff

    Sobre por que as cifras começam com A = Lá... A B C D E F G, acho que isso você sabe né?

    sebber
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Sebber: acompanhar tópico pra ver o que você está perdendo...

    renatoff
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    marcelog
    pra mim a sequencia sempre foi C D E F G A B

    eu devo estar confundindo tudo... axo q n deve fazer bem pro topico discutir isso kkkkk

    [alguns minutos depois]

    perae... a sequencia é a msm do alfabeto..
    poxa agora eu me mato... agora q n entendi nada msm kkkkkkkkk

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    renatoff
    perae... a sequencia é a msm do alfabeto..
    poxa agora eu me mato... agora q n entendi nada msm kkkkkkkkk

    uahsuahsuahsuahsa

    sacou agora?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque cifra começa com Lá ?