Avaliação de Luthier: Giannini Stratosonic 96 (Brasil)

    Autor Mensagem
    Zeraus
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Zeraus


    Esses dias levei uma das minhas Giannini Stratosonic 96 (toda original) num luthier.

    Queria trocar os parafusos, que já estavam bem enferrujados. Também precisava recolocar dois captadores, pois eu ja tinha perdido as molas de sustentação deles, e aí não tava dando regulagem. Além disso, eu tinha detonado o captador do meio, soltou a fiação...

    Fui carregando ela na mao, sem bag nada. Entrei na oficinal, o luthier
    bateu o olho nela e, pra minha surpresa, lançou um "bela guitarra!"

    Ai fiquei curioso.... e resolvi trocar umas ideias, não esperava esse elogio.

    Na avaliação dele, é uma guitarra boa em virtude das madeiras utilizadas na fabricação. Corpo de cedro rosa, braço em marfim, numa construção bem executada. As tarraxas blindadas também contaram a favor. Parte elétrica ok.

    O ponto fraco (adivinha?) só os captadores. Ah, e a chave que é de 3 posições; hoje em dia não se usa mais isso.
    A ponte não era nem ruim, nem boa (ponte original, com tremolo).

    Pra deixa-la melhor, sugeriu apenas troca dos captadores, troca da chave para 5 posições e uma regulagem geral (manutenção do braço, pra poder deixar as cordas bem baixas, ajuste de ponte, etc.).

    Fica aí o relato... eu esperava uma avaliação bem diferente!





    PS.: Como só queria deixar a guita montada e funcionando, sem gastar muita grana, acabei trocando só os captadores (até pq um tinha ido pro saco) por um trio um pouquinho melhor (Dolphin, importado pela musical izzo). Deu um belo som, comparei com a minha outra que tá ainda toda original e a diferença é notável, no som e na diminuição de ruído. Particularmente, o luthier não curtia os captadores Sound (malagoli) e, dentre as opções de captação mais comum, preferia os Dolphin.
    Provavelmente agora vou mandar pra fazer a retífica no braço e regulagem geral. Se pá, troco a ponte.
    Captadores fodásticos, só daqui a algum tempo...

    Ah sim, aí passamos a falar de guitarras que mereciam ser quebradas. Meu sonho é pegar uma Tonante e acabar com ela. O dele, Golden. Falowww.


    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Zeraus
    Essas guitarras Gianninis dessa época até podem ser bem legais. Geralmente as de braço com escala clara são melhores que as de escala escura (não sei porquê!). De fato a madeira do corpo é de ótima qualidade, e a do braço também. às vezes ocorriam erros de colocação dos trastes, imperfeições no posicionamento da trócula e do "neck-plate" e corte mal feito do corpo, o que era muito comum. A parte elétrica é medíocre e não serve para nada (tenho um monte daqueles captadores lisos no refugo lá de minha oficina), e o escudo também é ruim (material de má qualidade e menor espessura que o normal).
    Corrigindo-se essas imperfeições de corte, verificando os trastes (às vezes é necessário "refretá-la") e trocando toda a parte elétrica, a guitarra fica muito boa, pois boas madeiras ela tem.
    Abç

    Zeraus
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Essas guitarras Gianninis dessa época até podem ser bem legais. Geralmente as de braço com escala clara são melhores que as de escala escura (não sei porquê!).

    O braço dela é todo em marfim, escala clara!


    De fato a madeira do corpo é de ótima qualidade, e a do braço também. às vezes ocorriam erros de colocação dos trastes, imperfeições no posicionamento da trócula e do "neck-plate"

    Realmente, incluída na retífica do braço, o luthier recomendou a troca total dos trastes, de modo a conseguir uma ótima regulagem da altura das cordas.
    Umm não sei o que é trócula...


    e corte mal feito do corpo, o que era muito comum. A parte elétrica é medíocre e não serve para nada (tenho um monte daqueles captadores lisos no refugo lá de minha oficina), e o escudo também é ruim (material de má qualidade e menor espessura que o normal).

    É, quando eu disse "parte elétrica ok" quis dizer que está sem defeitos. Mas de fato não é um trabalho primoroso. Os captadores lisos são ruins mesmo, a troca por um trio Dolphin (que tb não tem nada de top) melhorou bem o som.
    Sobre o escudo ele não comentou, mas vc falou ta falado, percebi que tu é um luthier muito respeitado aqui no forum :)
    Quando eu for dar uma reformada geral na parte eletrica e captação, é provável que troque o escudo tb, pq quero aquele tipo madrepérola, e com corte pra por humbucker na ponte

    Corrigindo-se essas imperfeições de corte, verificando os trastes (às vezes é necessário "refretá-la") e trocando toda a parte elétrica, a guitarra fica muito boa, pois boas madeiras ela tem.
    Abç


    A refretagem vai ter que rolar sim, tem muitos trastes vincados! Talvez nas proximas semanas eu mande ela pra dar uma tunada no braço e na regulagem geral da ponte e tal.

    A parte elétrica vai ser feita quando eu puder comprar uns caps bons, penso em tone zone ou seymour jb na ponte, paf pro no braço... do meio ainda nao sei...

    Obrigado Bertola!

    PS.: outro dia li num post seu que passando esmalte de unha incolor nos polos dos captadores ajudava a reduzir o ruído. Fiz o serviço e ajudou sim! Valew.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Zeraus
    Trócula é a região de encaixe do braço no corpo. Muitas dessas Gianninis vinham com erros grosseiros aí.
    Não entendi o porque de seu luthier não gostar dos Malagoli, até porque essa linha nova deles tem uma qualidade bem superior aos antigos Sound/Malagolis dos anos 80. Se vc instalar um jôgo de Malagolis Custom Alnico 50 (braço e meio) e Alnico Blues (ponte), vai se surpreender com o resultado.
    Abç

    edalko
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eu num dos rolos que fiz, acabei por ganhar uma giannini que pelas minhas observações deve ser entre 79/82...
    A guitarra segundo o Rodrigo (M&P Instrumentos) tem bom acabamento, e ótima tocabilidade...
    Meti uma 0.010 e parece que to tocando com 0.009...
    Os captadores eram sem-vergonha e coloquei uns de alnico e uns pots novos de 500K.
    Tá com um som bem agradável... o braço é largo e de bos empunhadura...
    Eu tinha pégo uma Mastersonic num outro rolo (já vendi), e não trocaria por nada com a antiga.

    Giannini é aquele problema de não ter uma estabilidade na construção das guitas, sempre tem alguma coisa fora... a minha por exemplo tá com o escudo um pouco fora de eixo... mas graças a Deus é só o escudo...
    Assim, diante das imperfeições na fabricação, se pegar uma guita legal, vale a pena incrementá-la...

    Zeraus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Bertola
    Não entendi o porque de seu luthier não gostar dos Malagoli

    Eu também não, pq ouço bastante gente falar bem dos Malagoli novos. Acho que é mais questão de gosto pessoal dele... acabei não aprofundando o assunto.

    Se vc instalar um jôgo de Malagolis Custom Alnico 50 (braço e meio) e Alnico Blues (ponte), vai se surpreender com o resultado.

    Eu toco rock comum e hard rock (pearl jam, nirvana, alice in chains, silverchair, foo fighters, bush, stone temple pilots, black sabbath, acdc, etc).

    Dentro desse jogo que sugeriu, eu pensei em colocar um humbucker na ponte, pra dar uma distorção mais pesada, e controlar o hummm. É necessário? Qual seria o modelo da Malagoli mais indicado?

    Agora, dos captadores top (seymour, dimarzio, fender), o que vc me indicaria pra uma configuração humbucker (ponte), single, single?

    Obrigado pela atenção.

    edalko
    pots novos de 500K.

    Não manjo nada de potenciometros... o que esse de 500k faz de bom? Tem maior amplitude de regulagem do timbre?
    Aliás, que caractarísticas tem os bons potenciometros?

    Mais sugestões são bem vindas!

    Acho que vou acabar investindo nessa Giannini!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Zeraus
    Um bom Hb para sua ponte seria um Malagoli Traditional HB Hot.
    edalko
    Não entendí o porque de colocar pots de 500K em uma guitarra com capts singles?
    Zeraus
    Quanto maior o "valor" dos pots, mais agudos ele "deixa passar". É por isso que se usa pots de 250K para "single-coils" (que já são naturalmente agudos e possuem "hum" de 60Hz), e de 500K para Hb's (que são mais graves). Numa guitarra com a configuração H (ponte)-S-S, usa-se 250K também.
    Abç

    Zeraus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Muito obrigado! Vou no captadores.com.br cotar esse jogo que tu passou! (Custom Alnico 50 braço e meio, Traditional HB Hot pra ponte)

    edalko
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Vc já explicou aqui...
    Quanto maior o "valor" dos pots, mais agudos ele "deixa passar". É por isso que se usa pots de 250K para "single-coils" (que já são naturalmente agudos e possuem "hum" de 60Hz), e de 500K para Hb's (que são mais graves). Numa guitarra com a configuração H (ponte)-S-S, usa-se 250K também.

    COmo os caps originais da giannini eram cerâmicos, notei que os mesmos tinham um timbre mais agudo usando os pots originais de 250k... ao colocar os de alnico, senti que eles soavam um pouco mais abafado... daí porque coloquei os pots de 500k... senti uma melhora, mas pode até ser psicológico hahahahahahahahaha
    E depois os pots originais tavam meio acabadinhos...

    Pots de 1m deixariam o som ainda mais brilhante?
    Tem algum segredinho para reduzir o HUMMMM fora a blindagem interna da guita?

    Abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    edalko
    Sim, pots de 1M deixariam excessivamente brilhante.
    Não, não tem. Mas com o tempo vc nem se lembra dele, ademais, a blindagem melhora muito o ruído.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de Luthier: Giannini Stratosonic 96 (Brasil)