Guitarra de madeira antiga,vintage

    Autor Mensagem
    Foukez
    Veterano
    # mai/07


    Olá pessoal,eu criei um topico sobre madeira de guitarras e as respostas foram muito satisfatorias,queria agradecer ai pro pessoal,agora tenho mais uma duvida...
    Pelo que tenho pesquisado sobre o assunto guitarras antigas (ex:Fender strat 1955 ou gibson 1956) são guitarras de valor inestimavel( ja vi em leilao por 50,000 dolares)
    Queria saber por que as guitaras daquela época são tão valorizadas,seria a madeira da época?
    É possivel hoje em dia fazer guitarras como essas?
    Queria saber tmbm se hoje em dia soh a fender e a Gibson tem suas madeoras tratadas em processo de secagem por tantos anos (30 anos ...)
    ah,tmbm queria saber o que é pré CBS(vejo isso toda hora falando das Fenders)
    Ah,não sei se vcs ja viram,mas eu recomendo,O John Frusciante tem 2 guitas principais,uma Fender Strato 1955(sunburst) e outra 1962(Branca),Pela madrugada meu,oh timbre é foda demais...

    É isso Pessoal...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Foukez

    Pelo que tenho pesquisado sobre o assunto guitarras antigas (ex:Fender strat 1955 ou gibson 1956) são guitarras de valor inestimavel( ja vi em leilao por 50,000 dolares)

    eu acredito que esses valores não sao apenas por causa das madeiras ... mas também pela história e o início de tudo .. entende?

    Queria saber por que as guitaras daquela época são tão valorizadas,seria a madeira da época?
    É possivel hoje em dia fazer guitarras como essas?


    um dos aspectos que influenciam na guita (timbre principalmente) é o quanto a madeira está seca, ou limpa da seiva q possui...

    Queria saber tmbm se hoje em dia soh a fender e a Gibson tem suas madeoras tratadas em processo de secagem por tantos anos (30 anos ...)

    existem alguns processos químicos e físicos que seca a madeira, isso para dar uma agilizada nesses 30 anos !!! mas dizer q gibson e fender possuem estoques assim de tantos anos acho um pouco difícil ...

    ah,tmbm queria saber o que é pré CBS(vejo isso toda hora falando das Fenders)
    isso se dá pela venda da Fender ...

    Ah,não sei se vcs ja viram,mas eu recomendo,O John Frusciante tem 2 guitas principais

    aqui em sampa tem um cara .. o Marcos Rampazzo tem uma coleção fudida de diversos instrumentos e amps dessa época, não apenas Fenders .. mas Hammonds, gretch, rickenbaker, epiphones, vox .. tudo de época .. nada reformado ou consertado ... de época ... soh a nata !!

    Foukez
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eu acredito que esses valores não sao apenas por causa das madeiras ... mas também pela história e o início de tudo .. entende?

    entendoQueria saber por que as guitaras daquela época são tão valorizadas,seria a madeira da época?
    É possivel hoje em dia fazer guitarras como essas?

    um dos aspectos que influenciam na guita (timbre principalmente) é o quanto a madeira está seca, ou limpa da seiva q possui...


    entendi o que vc falou sobre timbre,mas É possivel ou não fazer guitas assim hj em dia ?
    existem alguns processos químicos e físicos que seca a madeira, isso para dar uma agilizada nesses 30 anos !!! mas dizer q gibson e fender possuem estoques assim de tantos anos acho um pouco difícil ...

    Alguem sabe como é o processo de frabricasão das Gibsons ou Fenders hj em dia?

    ah,tmbm queria saber o que é pré CBS(vejo isso toda hora falando das Fenders)
    isso se dá pela venda da Fender ...

    Não entendi a resposta... O.O

    Dei uma olhada no site do Marcos Rampazzo ,bem legal ...

    Steve Van Halen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    (ex:Fender strat 1955 ou gibson 1956) são guitarras de valor inestimavel( ja vi em leilao por 50,000 dolares)
    ja vi gibson LP 59 por 500.000 dolares
    Queria saber por que as guitaras daquela época são tão valorizadas,seria a madeira da época?
    pq sao itens de colecionador
    É possivel hoje em dia fazer guitarras como essas?
    logiko, aqlas guitarras podem ter madeiras supremas mas nda q hj em dia um otimo processo de seleçao nao possa fazer

    Queria saber tmbm se hoje em dia soh a fender e a Gibson tem suas madeoras tratadas em processo de secagem por tantos anos (30 anos ...)
    existem alguns processos químicos e físicos que seca a madeira, isso para dar uma agilizada nesses 30 anos !!! mas dizer q gibson e fender possuem estoques assim de tantos anos acho um pouco difícil ... (2)

    ah,tmbm queria saber o que é pré CBS(vejo isso toda hora falando das Fenders)
    me deu branco mas talvez seja alguma coisa haver com os braços e linha de montagem

    daniel_guitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    a fender pré CBS sao as fenders q eram feitas pelo proprio Leo Fender antes dele vender a fabrica

    Iago
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Iago
    · votar


    quase repetindo oSteve Van Halen...


    Queria saber por que as guitaras daquela época são tão valorizadas,seria a madeira da época?

    pq sao antigas, e foram feitas durante os anos 50 e 60. a fender era uma fabricante nova, e esse foi o inicio de uma revolução cultural e musical.

    É possivel hoje em dia fazer guitarras como essas?
    sim, absolutamente

    Queria saber tmbm se hoje em dia soh a fender e a Gibson tem suas madeoras tratadas em processo de secagem por tantos anos (30 anos ...)
    com certeza não. como o Steve Van Halen disse, eles usam processos fisicos e químicos. nem em 1954 Fender usava madeiras de 30 anos, quanto mais hj...

    ah,tmbm queria saber o que é pré CBS
    em janeiro de 1965 a corporação CBS (q tem canais de televisao nos EUA) comprou a Fender do seu dono e fundador, Leo Fender, que a vendeu por passar por problemas serios de saúde e não poder mais dirigir a empresa. Ao passar dos anos, a CBS diminuiu cada vez mais a qualidade dos instrumentos (que ja vinha diminuindo desde 1 ano antes). Ou seja, Pré-CBS são as Fender da fase mais áurea. 1948-1964

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Acho que grande parte do preço dessas guitas se deve ao valor histórico, além do que a "interaçao" entre a madeira e o ambiente e praticamente (não totalmente) interrompida após a aplicaçao da Seladora, pois fecha todos os poros e etc...
    Além do que, lendo um post do Orkut escrito pelo Carlos Assale a madeira não seca mais do que a humidade do ambiente. Por exemplo, numa cidade aqui como Porto Alegre, onde a faixa de humidade relativa do ar beira os 60% - 70%, sera impossivel obter uma madeira com humidade de 7% (o ideal para instrumentos) por isso existem alguns meios quimicos para secagem atraves de algumas reações quimicas.
    Entretanto segundo o que eu li em um experimento sobre violinos Stradivarius, a madeira tende a "melhorar" sua resposta à frequencias, quando exposta as mesmas ou seja, "quanto mais tocada melhor a ressonância da madeira" no mínimo intrigante, mas muito aceitavel....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra de madeira antiga,vintage