| Autor | Mensagem | 
| DaNiLo SE Veterano
 | # mai/07 
 
 Minhas dúvidas podem ser infantis, mais nunca tive uma explicação esclarecedora a respeito. Gostaria de saber pq os intervalos de quarta e quinta podem se diminuto ou aumentado e não menor ou maior com os intervalos de segunda e terça? Pq o intervalo de sétima adimite sétima diminuta, sétima maior e sétima menor?
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # mai/07 · votar
 
 Boa tarde!!!
 
 DaNiLo SE
 Cara, os intervalos de quarta e quinta são justos e portanto quando se eleva ou abaixa meio tom eles passam a ser aumentados ou diminutos, respectivamente. Já os intervalos de segunda e terça são maiores só restando os menores para designa-los quando abaixados em meio tom. Com relação à sétima, ela por si só já é menor, então para designa-la meio tom abaixo é necessário chama-la de diminuta e, caso vc eleve meio tom, como ela é menor, passará a ser maior.
 Valeu!!!
 
 
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| Felipe_Shevas Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Penta_Blues
 
 Concordo que a sétima é menor.
 A sétima maior é sempre acompanhada de um M, ou seja, 7M.
 até ai tudo bem.
 
 Mas discordo de você quando você diz que diminuindo meio tom da sétima temos sétima diminuta.
 Acho que nesse caso teremos a Sexta Maior.
 
 Talvez vc quer dizer que a sexta maior e sétima diminuta são a mesma coisa, é isso?
 
 
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| thilawyer Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Talvez vc quer dizer que a sexta maior e sétima diminuta são a mesma coisa, é isso?
 
 Não a mesma coisa... mas são chamadas de enarmonicas que são duas notas que possuam nomes diferentes, mas a mesma freqüência sonora...
 
 
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| Felipe_Shevas Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 thilawyer
 Isso significa que segunda diminuta é a tonica com outro nome?
 Ou que a sexta diminuta é a quinta justa?
 
 isso pra mim é o mesmo que dizer que Mi é FA bemol
 ou que Dó é um Ré bemol bemol.
 
 Ou seja, são a mesma coisa.
 
 
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| faneli Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 isso pra mim é o mesmo que dizer que Mi é FA bemol
 ou que Dó é um Ré bemol bemol.
 
 
 exatamente esse o racicionio, mas é uma questão de nomenclatura...
 
 
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| Felipe_Shevas Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 faneli
 
 Grato pela explicação.
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # mai/07 · votar
 
 Boa tarde!!!
 
 Felipe_Shevas
 Mas discordo de você quando você diz que diminuindo meio tom da sétima temos sétima diminuta.
 Toda nota menor se abaixada meio tom se torna diminuta.
 
 Acho que nesse caso teremos a Sexta Maior.
 Como o nosso camadara faneli bem colocou, por enarmonia Sexta Maior e Sétima Diminuta são a mesma nota.
 
 Valeu!!!
 
 
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| Rodrigo_Iron Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Do mesmo modo que um Dó# é um Réb e um Mi# é um Fá, uma Sexta Maior é uma sétima diminuta, as vezes será conveniente nomear de um jeito e as vezes de outro.
 
 E os intervalos de quinta e quarta são Justos e não maiores, então ficam aumentados ou diminutos qdo se eleva ou abaixa meio tom.
 
 
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| ThiagoWendt_Petrucci Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Dó # e Re b, são notas enarmônicas
 
 
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| DaNiLo SE Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Penta_Blues
 
 DaNiLo SE
 Cara, os intervalos de quarta e quinta são justos e portanto quando se eleva ou abaixa meio tom eles passam a ser aumentados ou diminutos, respectivamente. Já os intervalos de segunda e terça são maiores só restando os menores para designa-los quando abaixados em meio tom. Com relação à sétima, ela por si só já é menor, então para designa-la meio tom abaixo é necessário chama-la de diminuta e, caso vc eleve meio tom, como ela é menor, passará a ser maior.
 Valeu!!!
 
 Seria isso pura denominção? Não existe nehuma diferenciação sonora ou teorica pra essas notas?
 
 
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| faneli Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 DaNiLo SE
 
 sonora não, afinal é só você tocar estes intervalos citados acima pra perceber a enarmonia das notas, teoricamente, se não me engano rola uma regras de preferencia...mas não sei de cabeça como que elas funcionam
 
 
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