Preciso de dicas de como tocar em power trio.

Autor Mensagem
leobozzo
Veterano
# jan/09
· votar


legal mas sobre preencher ninguém falou de fazer acordes e condução usando TAPPING no baixo...

eu faço uma voz, a do baixo com a mão esquerda e com a direita outra voz que pode ser tanto acordes (geralmente fica melhor) ou uma outra melodia...

as vezes faço pizzicato com o polegar da mão direita e também digito acordes em tapping (com a mão direita tmbm)... esse é o jeito que mais estou usando agora porque pra quem ouve soa bem mais natural o baixo

antes usava uma distorção mas não era pouca não... gostava de tacar uma distorção as vezes mais pesada que a da guitarra como o Autoramas fazia, dependendo da musica ficava muito bom

negocio é experimentar...

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


Eu sou muito fã de Rush e acho que eles têm uma sonoridade completa, mesmo sendo só três caras, por quatro razões:
- O Alex Lifeson (guitarra) manja muito de harmonia, e fora isso ele tem uns timbres de guitarra muito peculiares que acabam preenchendo espaço nas músicas. Raras vezes precisa de playback de uma base de guitarra nos shows.
- O Geddy Lee (vocais, baixo e teclado) tem um jeito guitarrístico de tocar. Além das linhas de baixo que muito raramente ficam na "cabeça" dos acordes da harmonia, ele usa timbres bem médios e às vezes até "crunch".
- O Neil Peart (bateria) também trabalha bastante com linhas de bateria complexas, que dão preenchimento á música.
- Tanto o Geddy quanto o Alex tocam teclado. Não dá pra perceber muito fácil, mas os dois controlam os teclados através de pedaleiras controladoras MIDI. Isso ajuda pra cacete nos shows ao vivo deles e é talvez o maior responsável pelo fato de as pessoas que não conhecem a banda duvidarem que a banda é formada por três caras.

O grande segredo é o seguinte: toquem alguma música sem os vocais. Se ficar bom, é porque o som está "sem buracos".

ogner
Veterano
# jan/09
· votar


erico.ascencao

Nao sei, posso estar sendo ate precipitado, mas acho que RUSH é o apice da perfeiçao pra trios....Os detalhes que vc citou ae estão perfeitos....

Amok
Veterano
# jan/09
· votar


O Rush é um sexteto, na verdade.
Explico: nas gravações de estudio, a sonoriadde é repleta de overdubs. Ao vivo, além des seus instrumentos oficiais, Lifeson, Lee e o proprio Peart disparam sequências pré-gravadas através de controladores MIDI em pedais, cumprindo um compromisso de serem fiéis à faixa de estúdio. Então, cada um vale por dois.
Eu não chamaria o Rush de "power trio", com exceção dos primeiros álbuns, na fase mais hard rock, onde a sonoridade é legitimamente de power trio.


Não sei se sua banda toca instrumental, mas bons arranjos vocais valorizam o resultado de um power trio. Minha dica de banda "Power trio" é o Triumph.

[ ]´s

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


Amok
Só recentemente descobri que aqueles metais que tocam em sincronia com o Peart antes da parte jazzística dos solos são tocados por ele mesmo. Realmente, são dois músicos num só...

Amok
Veterano
# jan/09
· votar


erico.ascencao
Preste atenção durante o solo: os sons de orquestra são disparados pelos pads sobre os surdos, pelo Mallet Kat e pelo "Sid" (aquele pad que fica entre a caixa e o tom de 12")

[ ]'s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Amok
Pódicrê!
Mas o mais impressionante é a capacidade dos 3 em lidar com esses sistemas Midi em situação "de palco", isso exige uma grande dose de concentração e tocar com um "click" no monitor "in ear", porque senão dá tudo errado.
Eu assistí ao show do Maracanã (sou fã do Rush!), e fiquei impressionado com a exatidão dos caras, às vezes fica até monótono, pois gosto de mais "liberdade" na música.
Abç

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


Olhem só um exemplo de power trio:



Aí não tem frescura, é só baixo, bateria e guitarra.

kiki
Moderador
# jan/09
· votar


eu acho que antes de qualquer técnica ou equipamento, tem que ter um bom arranjo.

quem segura a base é a bateria e o baixo.
o baixo tem que segurar a harmonia bem. por xemplo fazer linhas mais complexas na hora do solo.
a bateria pode tentar preencher mais nas horas de solo, com prato, chimbau meio aberto, algo assim.

mas depende muito do tipo de som.
pegar uma musica com 2 guitarras e transformar em power trio é mais dificil que pegar uma musica que já seja power trio.

Amok
Veterano
# jan/09 · Editado por: Amok
· votar


Olha em 1:25 o Lifeson disparando um "dedilhado" base logo antes do riff de guitarra. Tem frescura sim, mas os caras são tão perfeitos que não dá pra notar se não prestar muita atenção. Isso é som pra quatro caras "normais", no mínimo. Eu diria até 5, porque cantar e tocar baixo simultaneamente como o Geddy Lee é coisa quase sobrenatural.


Esquece, cara. Rush não é power trio. É no minimo overpower trio.

[ ]´s

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09
· votar


Pede pro baixista SOLAR em pentatônicas, como o Gezzer Buttler faz para segurar os solos do Iommi. Além disso, talvez fosse interessante usar powerchord com oitava ao mesmo tempo em que se conduz, deixando a quinta e a oitava soarem normalmente.

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09
· votar


E não esqueça que o baixo e a bateria têm que ficar na mesma intenção. Não que a guitarra e os vocais também não devam (a banda tem que funcionar como um todo...) mas essa relação entre baixo e bateria é bem mais forte.

Amok
Veterano
# jan/09
· votar


Quando me falam em POWER trio, eu sempre lembro disso aqui:



[ ]´s

Mackabr0
Veterano
# jan/09
· votar


motorheadzão é sinistro

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Esquece, cara. Rush não é power trio. É no minimo overpower trio.
Pode crer!!! hehehehe

Olha só, eu montei um trio (nem sei se pode ser chamado de power...) e queremos fazer um esquema legal...o baixista toca teclado também...tá bem interessante, mas há situações onde o que faz a música ficar legal é como preencher as lacunas de outros instrumentos.

Por exemplo, nós vamos tocar Lazy do Deep Purple...vai ter que segurar só no baixo enquanto eu solo, e eu vou ter que virar na base enquanto o baixo sola (que no original é a gaita), sacam???
A experiência a se adquirir é como preencher esse espaço com criatividade e inventividade...

Acho legal também se os 3 cantarem...aí dá pra fazer um esquema tipo "meninos de viena"...hehehehehe...

Enfim, o teclado vai rolar só em algumas músicas, há outras em que não há como...se ficar colocando solo de hammond no teclado programado, vai parecer aqueles caras tipo "Tibério e seus teclados" que solta a programação e só canta e faz um solinho aqui e acolá!!! hahahahaha

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar
Use o baixista da sua banda como tecladista. Vocês podem usar o teclado como preenchimento em muitos casos.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


erico.ascencao
Opa...com certeza...mas é como eu disse, tem casos que é muito complicado...tipo o batera tocar com metrônomo!!! Vamos ver, deixa os ensaios começarem de verdade, depois do entrosamento a gente vê o que sai.

edukotzen
Veterano
# mar/09
· votar


da uma olhada no dvd live in são paulo do richie kotzem eu fui no show, pra mim disparado o melhor trio que já vi, claro que sou fã do kotzen, por isso é meio suspeito de falar, mais pra mim foi o melhor show da minha vida hahah

kotzen >>>>>>>>>>>>>>>> qualquer outro guitarrista

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


poe mais um guitarrista, ta cheio na praça...

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Guardião Washburn
a idéia é não ter mais um guitarrista...trabalhar criatividade e inventividade pra ter um som de peso!!!

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


e melhor mesmo ja toquei em trio e tres cabeças se entendem com menos dificuldades do que 5 ou 6, sem contar q e menos gente pra atrasar os ensaios...

boa sorte!

ogner
Veterano
# mar/09 · Editado por: ogner
· votar


Outra banda-trio que faz uma zueira da boa!

http://www.youtube.com/watch?v=RWkd62hwocE&feature=related

Creamy Mule
Veterano
# mar/09 · Editado por: Creamy Mule
· votar


tá todo mundo falando de usar chorus, efeitos e etc.
mas me respondam uma coisa os mais entendidos de equipamentos dos grandes.
que eu não sou muito de ficar procurando quem usa o quê não e quando não está procurando certas coisas passam despercebidas.
cream e jimi hendrix experience, por exemplo, usavam chorus e delays e etc?
que eu lembre de ouvir é só o drive mesmo e um wah ou algo assim.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Guardião Washburn
sem contar q e menos gente pra atrasar os ensaios...
Cara, se fossem só os ensaios tava bem na fita!!! Mas e no show??? ter que ficar regulando duas guitarras com características diferentes...quando vai microfonar então, nuosss...e com tecladista??? Na banda que eu toco esporadicamente, fica uma batalha de volume que ferra tudo!!!

Mas a maior vantagem é a liberdade musical...eu gosto de tocar com baixistas que sabem trabalhar a música, não que ficam só na tônica!!! Tem que saber improvisar...isso que eu acho bacana!!!

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


o foda q a maioria dos baixistas sabem duas escalas e acha q ja ta bom..
essa cultura q o cara timido tem q ser o baixista é q ta ferrando tudo!

spainEL
Veterano
# mar/09
· votar


Tem que bolar umas linhas de baixo mais complexas, escuta Celebration Day ao vivo do Led Zeppelin, na hora do solo de guitarra o John Paul Jones toca por todo mundo junto ali... mas em várias outras também

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule
cream e jimi hendrix experience, por exemplo, usavam chorus e delays e etc?
que eu lembre de ouvir é só o drive mesmo e um wah ou algo assim.

Sim...mas não podemos descartar a possibilidade de novas opções. Ninguém quer enganar os outros com efeitos e mais efeitos (mesmo pq aqui a galera manja quem toca e quem engana). Tem que ser interessante ;)

Guardião Washburn
o foda q a maioria dos baixistas sabem duas escalas e acha q ja ta bom..
essa cultura q o cara timido tem q ser o baixista é q ta ferrando tudo!

Pode crer...tem os que só aprendem baixo pq é mais fácil...era, se quer algo mais fácil toque reco-reco!!! hauahuahuahuah

spainEL
Tem que bolar umas linhas de baixo mais complexas
Pode crer...por isso eu gosto de ouvir o Flea, Geddy Lee, Chris Squire, Noel Redding, Lenny Kravitz e Paul McCartney.

estúpido
Veterano
# mar/09
· votar


Minha banda jah foi um power trio.... qdo chegava a hora do solo.. o baixista tocava com mais força na corda, e o som dele fazia uma ótima cobertura....

Mais pede pra ele comprar um chorus ajuda muito tbmm... bom isso.. falow.!!

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


estúpido
Eu se fosse baixista, usaria um drivezinho pra dar um grau...dependendo da linha da música (um riff, sei lá...) colocava um oitavador tb!!! O Chorus é uma boa tb!!!

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar

se quer algo mais fácil toque reco-reco!!!


ahuahuahua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de dicas de como tocar em power trio.