Autor |
Mensagem |
TEBU
|
# dez/02
como eu posso compor uma musica?? qual a melhor maneira?
arranjar o ritmo depois fazer a letra e depois os solos, riffs e etc? ou primeiro a letra?
queria saber uma ordem do q fazer primeiro incluindo:
letra
ritmo
harmonia
riffs
solos
nome da musica
me ajudem ai
|
raf
|
# dez/02
acho q eh
ritmo
harmonia
letra
nome da musica
riffs e solos nao tem hora certa... pode sere depois da harmonia ou no final da musica!!
|
Melodic Man
|
# dez/02
Faz uma base bem trabalhada e melodica que a galera vai curtir
|
Anônimo
|
# dez/02
faz uma base e um solinho bem simples,eh o melhor q se pode fazer
|
Melodic Man
|
# dez/02
o legal eh sempre escrever a musica num lugar calmo, de preferencia a noite. tem que ser persistente, erra e acera, erra e acerta... procura opinioes de amigos e tal.
|
rafa
|
# dez/02
mas primeiro se escreve a letra depois se acha melodia ou ja se faz a letra imaginando uma melodia?
|
Melodic Man
|
# dez/02
procura ouvir as bandas que vc curte bastante e vai tirando as melodias, mas nao imitando, apenas usando como "influência".
|
Curioso
|
# dez/02
tipow o q eh melodia?
|
Anônimo
|
# dez/02
tipow, melodia é a principal parte de uma música, na verdade a melodia é a música, pq sem melodia não há música, sem melodia vc faz tipo o bond do tigrão, um ótimo exemplo, olha as músicas deles, é sempre a mesma coisa, pq a melodia é igual(s bem q bond do tigrão não tem melodia)...hahahaha
mas a melodia é o principal ponto para vc encaichar uma letra na música, por isso q quando componho, o q tenho q definir bem antes de começar a fazer qualquer coisa, tipow riffs, solos, é ter a melodia de toda a sua música na cabeça...
e também vc não é obrigado a ter uma melodia pronta, s vc tem uma base legal em um dia, mas não consegue encaichar a "melodia", é legal vc guardadr essa base pra outro dia, quem sabe pinta um lance legal...
aí, nunca fiz aula, e acho q não soube explicar direito, mas é isso
|
Slash_BH
|
# dez/02
tipow, melodia é a principal parte de uma música, na verdade a melodia é a música, pq sem melodia não há música, sem melodia vc faz tipo o bond do tigrão, um ótimo exemplo, olha as músicas deles, é sempre a mesma coisa, pq a melodia é igual(s bem q bond do tigrão não tem melodia)...hahahaha
mas a melodia é o principal ponto para vc encaichar uma letra na música, por isso q quando componho, o q tenho q definir bem antes de começar a fazer qualquer coisa, tipow riffs, solos, é ter a melodia de toda a sua música na cabeça...
e também vc não é obrigado a ter uma melodia pronta, s vc tem uma base legal em um dia, mas não consegue encaichar a "melodia", é legal vc guardadr essa base pra outro dia, quem sabe pinta um lance legal...
aí, nunca fiz aula, e acho q não soube explicar direito, mas é isso q entendo por melodia, sem ela vc não faz nada, aliás, faz sim, axé, pagode, funk(de morro carioca), etc...
|
°°{[<=-=>]}°°
|
# dez/02
calo nos dedos
|
Digao
|
# dez/02
Eu acho q o mais importante pra um bom rock é o groove, geralmente as musicas q eu gosto sao bem grooveadas...
Ex.: Always on the Run (lenny kravitz), Black Night(DP), Shout'up an Dance(aerosmith), Eat the rich(aerosmith)...
Sabe aquele balanco q vc nao consegue ficar parado... é a partir disso q eu acho q sai um bom rock(ou similares em q o groove seja importante como o funk)...
|
Ps1c0
|
# dez/02
O esqma é escrever uma letra por mais tosca q seja só como base!!
depois vc pega um violão e vai fazendo um ritmo aih vc leva a letra!!depois vc coloca rimas, faz as devidas repetições e depois é só dar os toques finais(isso na letra)!!
depois vc pega o violão denovo e começa a tocar a musica!dai vai surgindo uma melodia bacana!!
qdo tah com uma base pronta faz umas passagens ou uns solinhos mais longos pela musica(a base vc pode improvisar na hr usando tipow um ciclo de G, A, ou no seu tom) aih depois vc vai colocando os solos no lugar q vc acha q fica melhor!!
aih vc pega o violão, o outro pega outro violão e vcs vão tocando!!c vcs verem q a musica tah pronta, ja era!!
|
slider
|
# dez/02
se vc tem banda, dexa pro vocal fazer letra, porque eles geralmente tem uma put* facilidade d fazer isso e o resultado tb eh bom. Por onde começar? Primeiro naum tente marcar hora pra compor. As musicas nunca saem qnd vc fala: Vou fazer uma musica. Faça uma base, um riff no meio do treino, qnd c tah solando, tah empolgado, depois eh soh transcrever, senao c eskece facinho... Depois va vendo ao decorrer da semana o q vc pode por ou tirar da base/riff. Qnd ficar bom, mostra pros outros, dexa pra por o baixo e solos por ultimo. Manda pro vocal ou faça uma letra coerente com a musica. Eh isso ;)
|
Anônimo
|
# dez/02
letra nao presisa ser nessesariamente a primeira coisa a nao ser q vc queria falar de determinado assunto e tem akilo na cabeça
o legal eh tu achar um groove legal e desse groove sai um riffzinho e desse riffzinho dependendo de como ele eh vc pode associar com alguma palavra e dai comeca a criar a letra
mais realmente criar musica nao tem uma ordem, td depende do q vc comeco a criar primeiro
|
Eu
|
# dez/02
Primeiro: Melodia não seria a "linha de voz" (notas q saem da boca qdo se canta)?! Pra mim era isso...
E sobre fazer músicas, tenho algumas músicas praticamente prontas (até bastantes na verdade, q só faltam ter ordem e repetições pra letra), mas tenho MUITA dificuldade em fazer letras... Alguém tem uma dica boa?!
Valeu
|
boka
|
# dez/02
ler eh bom..
pensar em expor sentimentos eh bom..
saber sobre atualidades tb pode ajudar..
depende do q vc quer q sua musica diga. eu axo mto importante ler.. pois alem de vc ampliar vocabulario vc conhece novos hjeitos e maneiras de expor as ideias...
|
Leo Barreto Veterano |
# jun/03
· votar
cara, uma maneira boa de faze tanto a melodia da voz como um solo eh assoviando ou fazendo tipo um " lalala " de como gostaria que ficasse a melodia da voz ou do solo...grave isso e transponha oque vc gravou para a guitarra, ou seja, eh como vc tirar um solo de uma musica, dessa vez vc estará tirando o solo que vc mesmo criou . serve da mesma forma para a voz. Cante a letra que escreveu com a melodia que vc gravou assoviando ou com o " lalalalla " .
|
LeandroDF Veterano |
# jun/03
· votar
o problema eh juntar a letra com os riffs...
|
2K3T Veterano |
# jun/03
· votar
oque é
harmonia
riffs
|
spy2k Veterano |
# jun/03
· votar
tipow.. aí depende..pq tem músicas q nem tem acordes nem nada.. são baseadas num riff.. o led zeppelin era assim..tinha poucos acordes..eu te sugeria fazer assim.. pegar uma progrssão.. vamos supor I VIIb VIb ou I IV V .. simples.. fazer as notas.. então vc tenta uma letra.. emcima dessa melodia.. depois disso... vc pode ir tentando os riffs.. faça uma introdução.. com arpejos.. acelere o ritmo.. invente.. =]
|
Ronin Veterano |
# jun/03
· votar
Isto varia, e vc tem de encontrar seu próprio método de composição... o Ian Anderson, por exemplo, compõe, geralmente, primeiro as letras, depois cria a harmonia e tenta linkar uma coisa com a outra... ele também compõe a linha da todos os intrumentos, os músicos da banda são pagos só para tocar o que ele faz.
Outras banda compoem em grupo... juntam a banda numa espécie de JAM e então vão produzindo a música aos poucos.
Outras, começam por uma base simples criada no violão ou no piano (teclado) e então começam a trabalhar a partir dela, vão criando riffs, climas, grooves e coisa e tal.
O Red Hot Chili Pepper começa a compor, normalmente, pelo baixo ou pelo violão... o próximo passo é colocar a batera do Chad Smith no lugar e então partir para lapidar a música daí para frente.
O Mr.Big compunham a música em forma de Jam, a excessão era o Billy Sheehan. Ele num tinha muito manha com notas e coisa e tal... então ele solfejava a música num gravador e depois tirava no baixo aquilo que havia solfejado.
Existem milhares de maneiras de compor... com o tempo vc encontra uma que seja mais produtiva para você.
|