Autor |
Mensagem |
james_the_bronson Veterano |
# fev/07 · Editado por: james_the_bronson
Comecei nas aula de Harmonia Funcional e já tomei surra no primeiro dia :\ ...
O cara tinha começado falando que na música tonal o movimento comum era Tônica - Subdominante - Dominante - Tônica ( entre outras coisas explicou que Tônica era o momento de repouso, Subdominante era a tensão antes do clímax e que a Dominante era o Clímax ). Até aí beleza...
Depois começou a falar umas coisas que não entendi. Ele colocou assim:
Função Tônica => I - T, IV - T relativa, III - T anti-relativa.
Função Subdominante => IV - S, II - S relativa, VI - S anti-relativa ( mas que o VI grau era mais usado como Tônica relativa ).
Função Dominante => V - D, VII - D ( um D cortado ).
As dúvidas são:
- Quando falava sobre "T relativa" e "T anti-relativa" ele armou uns acordes e mostrou o porquê desses nomes ( ou seja, um relativo de outro ) mas eu não saquei como que ele fez isso...
- Também não entendi porque a Função Dominante não tem "relativa" e "anti-relativa" e não sei o que é o "D cortado"...
Valeu aí pela ajuda...
|
Invalid User Veterano |
# fev/07
· votar
Não sei te responder, mas quando eu criei um tópico parecido com este, me disseram para postar minha dúvida aqui... =D
|
# fev/07
· votar
Invalid User
Boa idéia, valeu =] ...
|
# fev/07
· votar
Help!
|
# mar/07
· votar
Sobe...
|
andre735 Veterano |
# mar/07
· votar
Quando o Tom for Maior as relativas estão terça abaixo e as anti relativas terça acima , isso vale tanto pra tonica quanto pra subdominante
O D cortado é uma Dominante sem a nota fundamental , seria o mesmo acorde (dominante) só com terça , quinta , sétima e nona
Ou seja , a dominante é G7 ( Sol, Si , Ré e Fá )
O D cortado nesse caso é Bm7 -5 ( Si , Re , Fá e Lá )
Bm7 -5 começa na segunda nota de G7 e adiciona a nona de G7 (Lá) , isso é o D cortado
|
# mar/07
· votar
andre735
Opa, muito obrigado cara!!!
Então é isso mesmo: 1º, 6º e 3º graus da escala podem ser Função Tônica??? Só não entendi porque o professor tinha armado uns acordes para mostrar a parada das funções relativa e anti-relativa :\ ...
A verdade é que eu provavelmente não sei alguma coisa muito elementar :\ ...
|
_FrEd_ Veterano |
# mar/07
· votar
james_the_bronson
Kr, soh seguir o seguinte:
Funcão Tonica: I (substituido pelo VI e III graus)
Função Subdominante: IV (Substituido pelo II grau)
Função Dominante: V (substituído pelo VII)
*Isso vale para a escala maior, escala menor harmonica e menor natural (soh que esta n tem a função dominante)
* N sei pq o IV esta como Tônica e o VI esta no Subdominante
|
BaNdAiD Veterano |
# mar/07
· votar
james_the_bronson
Só uma coisa: Se vc não esta entendendo alguma parte da aula, tem que trabalhar nisso com o professor, senão vc não vai tirar o maximo de proveito da materia!
|
# mar/07
· votar
_FrEd_
Sim, mas e os acordes??? Teria como dar um exemplo com acordes???
BaNdAiD
Uhum, valeu =] ...
|
Digao Veterano |
# mar/07
· votar
james_the_bronson
tente esquecer um pouco da matematica e trazer o negocio pro mundo real...
harmonia funcional trabalha com tensao e relaxamento, bem e o mal, Yin e Yang, o de cima desce e o debaixo sobe... essas coisas...
é legal de pensar em chao parede e teto... qualquer harmonia funcional vai trabalhar assim... vc comeca do chao, relaxado, sem tensao... dai muda pra parede... tem q fazer forca pra se segurar mas nao consegue ficar parado naquele lugar (da uma agonia hehe)... e a partir dai vc pode descer de novo ou subir mais ainda... e qd sobe o bixo pega, é a dominante, é qd vc nao aguenta mais (blues tá sempre na dominante), tem q fazer alguma coisa, tem q ir pra outro lugar pq ali é o inferno, é insuportavel... dai... qd vc nao aguenta mais vc volta pro chao... e comeca tudo de novo...
tb tem outros caminhos, escute musica sertaneja mais tradicional (sem preconceitos ok) e veja como eles fazem o caminho bem desse jeito (e a letra acompanha).. veja a parte q entra no refrao, quase sempre o refrao cai na subdominante... pra depois voltar pro chao e no final do refrao ir pro teto e depois se espatifar no chao de novo (escute fio de cabelo do chitaozinho e xororo)...
e qt a parte das relativas... é só pensar como se elas fossem irmas do acorde principal... tem a maioria das notas iguais mais com uma extensao... dai dependendo da melodia encaixa perfeitamente...
|
luxcax Veterano |
# mar/07 · Editado por: luxcax
· votar
james_the_bronson
Conhecemos tres funções quando falamos de Função Tonal, que seriam:
Função Tonica (estavel), Função Subdominante (pouco estavel - intermediaria) , e Função Dominante (instavel).
Função Tonica - I° grau. Podendo ser substituido pelo III° e VI° grau.
Porque ??? Pela proximidade de algumas notas na formação dos acordes.
Ex. Vamos considerar o Dó como tonica (I° grau)
As notas seriam:
C = do, mi, sol, si
e a formação dos acordes q podem substitui-lo
Em (III° grau) - Mi Sol Si Ré
Am (VI° grau) - La Do Mi Sol
ou seja, todos eles, tem pelo menos tres notas em comum em sua formação. Daí a semelhança nas funcoes.
O mesmo ocorre com as outras funções.
Função Subdominante
F (IV° grau) - Fa La Do Mi
podendo ser substituido pelo Dm ou Am (II° ou VI° graus)
Dm - Re Fa La Do
Am - La Do Mi Sol
Função Dominante
ocorre uma excessao nessa função, pois o acorde de Em (que seria uma das substituições), nao possui o Trítono (intervalo q caracteriza a Função Dominante, formado pela quarta e setima nota do campo harmonico em questao. Se o campo do exemplo é o de Dó, as notas q formariam o tritono seriam Fa e Si). Essas notas (ou tritono), sao responsaveis por gerar a tensao do acorde dominante.
Acorde de G (V° grau) é gormado por Sol Si Re Fa
as substituições seriam, Em (III° grau) ou Bm(b5) (VII° grau), mas como o Em nao possui o trítono, ele nao funciona na pratica.
Em - Mi Sol Si Re
Bm(b5) - Si Re Fa La
O tal do D cortado pe a mesma coisa q o VII° grau, só q com um nome mais escroto.. :D q nao se usa ha 300 anos.,
espero ter ajudado XD
|
# mar/07
· votar
luxcax
Putz, matou a pau, valeu mesmo cara!!!
Para fechar com chave de ouro, por favor: Por que a sétima entrou em todos os exemplos de acordes??? Exemplo: Dm - Re Fa La Do...
|
luxcax Veterano |
# mar/07
· votar
james_the_bronson
pq depois q vc começar a raciocinar em tétrades, nunca mais vai querer saber de tríades... :D
mas nao só isso, tambem pq se nao tiver a setima (no dominante) nao tem tritono. Sem as setimas nao tem tensao, entao a função nao fica TÃO clara.
espero ter ajudado...
(to compiando sua frase... :D
|
Mega Veterano |
# mar/07
· votar
Bm7 -5 começa na segunda nota de G7 e adiciona a nona de G7 (Lá) , isso é o D cortado
Inclusive, a primeira inversão disso é Dm6, deve haver alguma relação mórbida nisso, quanto a ser D cortado. ;P
|
_FrEd_ Veterano |
# mar/07
· votar
luxcax
Acho que ele quis dizer pq entrou a sétima, se na cifragem ela n estava...
|
Silas Hammett Veterano |
# mar/07
· votar
james_the_bronson
Ve si vc consegue o livro do Almir Chediak velho;muito bom pra estudar depois das aulas e ''fixar'' as ideias na mente.
|
# mar/07
· votar
luxcax
_FrEd_
Acho que ele quis dizer pq entrou a sétima, se na cifragem ela n estava...
Também, mas não me refiro apenas à Função do D cortado. Todos os outros acordes. Eu ainda tenho na cabeça aquela parada de:
Escala Maior: I, IV, V graus dão origem à acordes Perfeitos Maiores, II, III, VI graus dão origem à Pms, etc...
Silas Hammett
Ve si vc consegue o livro do Almir Chediak velho;muito bom pra estudar depois das aulas e ''fixar'' as ideias na mente.
Sim, sim, já ouvi falar, valeu pela dica!!!
|
# mai/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar
Então, outra dúvida pessoal:
Aula de Harmonia Aplicada. O professor pediu para a gente experimentar as substituições em alguma música simples, de preferência música folclórica. Eu peguei "O Cravo Brigou com a Rosa":
Tom: G
--G----------------------Am
O cravo brigou com a rosa
--D7------------------G
Debaixo de uma sacada
--G7-------------C
O cravo saiu ferido,
------Am-------D7--G
E a rosa, despedaçada
--G---------------Am
O cravo ficou doente
--D7-----------G
A rosa foi visitar
--G7--------------------C
O cravo teve um desmaio
---Am---------D7----G
A rosa pôs-se a chorar
Dúvidas:
- Aquele G7 é um dominante secundário. É aquilo que se chama modulação passageira??? E ele resolve no C???
- Como eu Poderia fazr uma substituição ali??? É absolutamente a mesma coisa ou eu preciso respeitar o tom principal???
|
_FrEd_ Veterano |
# mai/07
· votar
Aquele G7 é um dominante secundário. É aquilo que se chama modulação passageira??? E ele resolve no C???
N sei se eh isso que se chama de modulção passageira, talvez seja, mas acho que não eh, pois tem poucos acordes de uma nova tonalidade possivel... e se resolve em C, isso eh lógico (V7/V-V)
Como eu Poderia fazr uma substituição ali??? É absolutamente a mesma coisa ou eu preciso respeitar o tom principal???
Tu precisa n respeitar o tom necessariamente, caso o acorde tenha função definida, caso contrário o acorde eh de emprestimo modal:
C => Am7
G => Bm7, Em7
D7 => G#7 (subV7) - esse ae n pertence ao C.H., mas tem função definida, então não eh considerado emprestimo modal
|
# mai/07
· votar
_FrEd_
Tu precisa n respeitar o tom necessariamente, caso o acorde tenha função definida, caso contrário o acorde eh de emprestimo modal:
C => Am7
G => Bm7, Em7
D7 => G#7 (subV7) - esse ae n pertence ao C.H., mas tem função definida, então não eh considerado emprestimo modal
Eita cara, nunca estudei isso :\ ...
|
# mai/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar
Pode dar um exemplo de como eu poderia substituir o G7 e o C por favor xD ???
|
_FrEd_ Veterano |
# mai/07
· votar
james_the_bronson
Ué, o G7 n eh o V7 de C? substitui ele pelo VIIº (Bº), ou pelo subV7, que seria Db7 (IIb7)...
o D7 seguiria o mesmo eskema aí de cima..
Repare que os acordes dominantes que substituem ae, n pertencem ao C.H., mas eles tem função e n são de emprestimo modal... Emprestimo modal seria colocar, por exemplo, um acorde de Gm (Gm, Bb, Dm)... Esses n pertencem ao C.H. e geralmente n tem funçao (o Dm pode ser um IIm de um IIm V7 I, saka?... ae teria função) , soh tão la por estar sakou?
|
# mai/07
· votar
Foi mal, era o C...
Mas o esquema é o mesmo...
Esse lance de empréstimo modal e subV eu ainda não sei não. Mas valeu de novo cara!!!
|