Ajuda para descobrir tom de música

Autor Mensagem
Kirk Hammet Neto
Veterano
# fev/07


Aew pessoal
Eu de volta pentelhando. Minha noobice ainda é grande eu queria umas dicas pra descobrir o tom de um certa música. Tem que saber campo harmônico? O que eu estudo? Valeu pelas respostas.

Fermc
Veterano
# fev/07
· votar


Kirk Hammet Neto

É ouvido... E não se estuda.

Com o tempo você pega... Muito tempo!!

Kirk Hammet Neto
Veterano
# fev/07
· votar


:O
Valeu aew doido. Vou ter que tratar do meu ouvido agora.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/07
· votar


Kirk Hammet Neto
Tem que saber campo harmônico
Sim\o\

Junior GuitarSP
Veterano
# fev/07
· votar


É ouvido... E não se estuda.

Com o tempo você pega... Muito tempo!!


Opa, discordo...

E pra que existiria entao o campo harmonico?

Junior GuitarSP
Veterano
# fev/07 · Editado por: Junior GuitarSP
· votar


Uma musica que tem a seguinte progressao: C, G, Am, F

Qual o tom dessa musica?
é C Maior

Pq?? Procure o campo harmonico de C e veja esses acordes la

C.H. de C:
C, Dm, Em, F, G, Am, Bº


Faça o mesmo com a musica que vc quer saber o tom, pegue os acordes usado na musica e analise os C.H.

Lmebrando que existe exceçoes, um acorde pode nao ser daquele C.H. mas esta sendo usado por emprestimo modal, mas o C.H. assim como as escalas é uma direçao (sugestao) a ser seguida.

Edu Hendrix
Veterano
# fev/07
· votar


Estude Maria Priolli!
Tiro e queda!!!

Fermc
Veterano
# fev/07
· votar


Junior GuitarSP

Falou besteira filho...

Ouvido é ouvido, e Campo Harmônico é Campo Harmônico. As duas coisas andam juntas mas não tem nada haver uma com a outra.

Uma musica que tem a seguinte progressao: C, G, Am, F

Qual o tom dessa musica?
é C Maior


Errado... O tom dessa música pode ser C ou Am.

Isso sem falar que nem todas as músicas seguem exatamente o Campo Harmônico. Existem muitas músicas que tem acordes de outro Campo Harmônico, e aí você vai lá na sua tabelinha e vê que um acorde tá fora do Campo Harmônico, e você já se perde todo...

Ouvido é ouvido. Campo Harmônico é Campo Harmônico!! Não confunda!!

Junior GuitarSP
Veterano
# fev/07
· votar


Fermc

Veja bem eu disse que o campo harmonico é uma sugestao e que existe exceçoes.

a tabelinha nao é uma regra e sim uma sugestao.

agora qto ao ouvido, isso pode ser meio relativo nao pode, pq o meu ouvido é diferente do seu e de todo mundo, entao se determinado tom eu acho (de ouvido) que é La, e vc ache que é Do entao complica, é ai que eu entendo que entra o campo harmonico para poder definir as coisas.

Claro que um ouvido bem apurado e acostumado tb ajuda, mas acredito que tenha um ponto de inicio pra tudo isso.

Qto ao tom da musica eu disse C, mas claro poderia ser tb Am hehehe, so pra nao confundir o cara que simplifiquei.

valeu

Digao
Veterano
# fev/07
· votar


Fermc

o cara só quer saber um macete pra pegar o tom.. nao complica...

Kirk Hammet Neto

se vc achar 2 acordes maiores na musica ja ta pra ter uma ideia...

por exemplo... se tem G e D o tom pode ser sol maior ou ré maior... dai é só procuirar outro acorde q tenha em algum desses campos harmonicos... e (ai sim entra o ouvido) entender qd q a musica repousa e qd tem tensao... ela sempre repousa no acorde do tom... e sempre fica tensa na quinta... ou na quarta...

caso a musica só tenha power chords ai vc tem q ver pela sequencia dos acordes e da melodia... como por exemplo qq musica do iron q tem C5 D5 e E5 pode estar em sol maior ou dó maior... ai vc tem q ver a melodia...

simplificando é isso...

Mas tem q estudar a formacao de campo harmonico e harmonia funcional e modal... pra pegar a coisa de jeitop mesmo

Digao
Veterano
# fev/07
· votar


Junior GuitarSP

transmimento de pensacao haha

Junior GuitarSP
Veterano
# fev/07
· votar


Digao

hehehe pois e

Mega
Veterano
# fev/07
· votar


depende da música, se for uma música que funciona com uma progressão harmônica fica muito mais simples identificar o tom. Estudo de campo harmônico é um pouquinho demais para uma simples identificação de tom... ;P mas é claro que no final das contas, tudo acaba no CH.

Digao
Veterano
# fev/07
· votar


Mega

mas estudo de campo harmonico nao é demais....

é o básico do basico...

Fermc
Veterano
# fev/07 · Editado por: Fermc
· votar


Digao
o cara só quer saber um macete pra pegar o tom.. nao complica...

Eu não estava explicando isso pro cara, e sim trocando idéias e conceitos com o Junior GuitarSP. Preste mais atenção... ;)


se vc achar 2 acordes maiores na musica ja ta pra ter uma ideia...

por exemplo... se tem G e D o tom pode ser sol maior ou ré maior...


???

Então quer dizer que todas as músicas que tiverem dois acordes maiores, então o tom da música é maior?

:S

ela sempre repousa no acorde do tom

Negativo.

Digao
Veterano
# fev/07
· votar


Fermc

Eu não estava explicando isso pro cara, e sim trocando idéias e conceitos com o Junior GuitarSP. Preste mais atenção... ;)

se o kirk hammet prestar tanta atencao qt eu ele vai ficar confuso :D


Então quer dizer que todas as músicas que tiverem dois acordes maiores, então o tom da música é maior?

simplificando sim... o q é o caso aqui... o cara quer saber macetes pra pegar o tom... tendo dois acordes maiores fica mais facil de achar...


ela sempre repousa no acorde do tom

sendo a harmonia funcional e sem aqueles nomes estranhos q eu nao lembro (defectiva e nao sei mais o q) repousa no tom sim... ou em inversoes dele...

lembrando q aqui vc precisa simplificar pro cara entender... senao nao adianta muita coisa e o cara só fica mais confuso...

Fermc
Veterano
# fev/07
· votar


Digao

Eu tbm tô querendo entender... XD

simplificando sim... o q é o caso aqui... o cara quer saber macetes pra pegar o tom... tendo dois acordes maiores fica mais facil de achar...

Num tô conseguindo entender esse raciocínio... =\

sendo a harmonia funcional e sem aqueles nomes estranhos q eu nao lembro (defectiva e nao sei mais o q) repousa no tom sim... ou em inversoes dele...

Bom, aí eu já num sei mais o que você quis dizer com "repouso", porque pra mim repouso é quando você segura uma nota por um tempo a mais do que o "normal da música", e nesse caso, essa teoria não bate muito, pois conheço muitas músicas que tem notas de "repouso" que não repousam no tom da música.

Digao
Veterano
# fev/07
· votar


Fermc

simplificando sim... o q é o caso aqui... o cara quer saber macetes pra pegar o tom... tendo dois acordes maiores fica mais facil de achar...

Num tô conseguindo entender esse raciocínio... =\


se eu ficar falando q a musica pode ter os mesmos acordes e mesmo assim pode ser maior ou menor... ou q mesmo tendo 5 acordes maiores ela ainda vai estar em um determinado tom isso vai deixar ele confuso...

é mais facil falar pra ele procurar o I IV V... um G C D ou qq coisa assim do q falar pra ele q um A7 é dominante e q resolve num D... e q um F#m é a relativa e q se eu botar o baixo em sol# eu teria um AEM... isso é uma merda pra quem ta tentando entender o basico... é mais facil passar uma cifra do leandro e leonardo do q uma do miles davis...

Bom, aí eu já num sei mais o que você quis dizer com "repouso", porque pra mim repouso é quando você segura uma nota por um tempo a mais do que o "normal da música",

pense em repouso como resolucao... V I.. tensao e relaxamento... teto e parede... harmonia funcional...

JEA
Veterano
# fev/07
· votar


Geralmente a ultima nota do refrão ou da estrofe. O resto é CH e ouvido mesmo.
Agora se vc for tocar de ouvido e ao vivo nao da pra esperar o cara terminar a estrofe ou refrão, ai vc tem que se virar no meio da musica pois tem, geralmente, varias acomodações (tonica).
Apure seu ouvido e seja feliz.

Cover_Malmsteen
Veterano
# fev/07
· votar


umas duvidas q eu tenho é quando o tom é menor, por exemplo a musica Que pais é esse tem os acordes Em C D, o tom da musica é Em, como eu faço o campo harmonico menor isso existe?

Guitar_L
Veterano
# fev/07
· votar


Cover_Malmsteen
Vc pega o 6º grau do campo maior.
Por exemplo no campo de G maior:

G Am Bm C D Em F#º

O sexto grau é Em. Logo, o campo manor relativo ao maior de G é Em.

Espero ter ajudado.
Abraços

Cover_Malmsteen
Veterano
# fev/07
· votar


Guitar_Luppi
O vlw man ajudou pra caramba vlw mesmo
abraço

André_Decathlon
Veterano
# fev/07
· votar


É ouvido... E não se estuda.

Com o tempo você pega... Muito tempo!!


NADA VÊ....




tenha em mente que o refrão pode estar num tom, o verso em outro, o solo também...

tem que estudar teoria... pq pode ter notas cromáticas fora da escala e coisas do tipo entende?

André_Decathlon
Veterano
# fev/07
· votar


ahh... um professor também é muito útil....
meu professor que me clareou a visão pra mim poder seguir a trilha da música!

teh mais

_FrEd_
Veterano
# fev/07
· votar


Fermc

Uma musica que tem a seguinte progressao: C, G, Am, F

Qual o tom dessa musica?
é C Maior

Errado... O tom dessa música pode ser C ou Am.


Aí no caso o tom eh C sim, pq ele claramente eh a tonica..

Qnt a pegar o tom das musicas, digamos que o ouvido vc usa pra reconhecer os acordes e a teoria vc aplica pra descobrir o tom

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


Fermc
É ouvido... E não se estuda.
Só se o cara for ouvido absoluto. PQ senão, o cara não vai nem saber em q nota se está tocando, imagina então o tom...
Teoria de campo harmônico é importante sim cara, não adianta.
São as duas coisas aliadas. Teoria e percepção. Mas andando separadas, elas nunca chegam a lugar nenhum.

Pâmela L
Veterano
# mai/09
· votar



Quer dizer então que não preciso seguir a risca a "tabelinha"? Se encaixar com o que eu quero, e não ficar "nada haver", posso usar?

MMI
Veterano
# mai/09
· votar


Pâmela L
A "tabelinha" funciona para a maioria das músicas. Estude e pratique bastante essas "tabelas".
Dominado esse passo, você pode partir para o próximo, que é entender e dominar as harmonizações de jazz e bossa nova, principalmente, em que se usa "modulações malucas" que acabam fazendo sentido e dando beleza à música, cheia de "dissonâncias". Num tópico desse fórum (rediscutido recentemente) que falava dos ciclos de 5as e 4as, colocaram uma música do Caetano Veloso (De noite na cama) que faz uma modulação descendente que foge das tabelinhas, mas como harmonia é muito legal.

DarkSilent
Membro Novato
# jul/15
· votar


Desculpa desenterrar o tópico, mas surgiu-me uma dúvida com relação ao tom da música Confortably Numb do Pink Floyd.
Ela mantém-se no tom de Ré Maior por toda a música, com os acordes de Bm, A, G, Em e D
Porém no refrão existe um C no meio que me deixou intrigado
Por que esse C está na música já que ele não pertence ao campo harmônico de Ré Maior?
Obrigado e Abraços

sandroguiraldo
Veterano
# jul/15
· votar


DarkSilent

Porque quem escreveu a música / ou fez o arranjo achou que esse C é o som que ele precisava naquele pedaço.

Não existe uma regra do tipo "você-só-pode-tocar-as-notas-do-campo-harmônico". Hoje, eu entendo que essas "tabelinhas" como foi citado acima são apenas "guias", um ponto de partida, uma referência. Mas não existe obrigação nenhuma em segui-las.

Você pode colocar o que quiser, se for o som / efeito / resultado / intenção que espera, tá valendo!

Ajudei?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda para descobrir tom de música