Autor |
Mensagem |
thomasmoura Veterano |
# fev/07
Olá, tenho uma duvida sobre a escala menor melodica:
Porque ela ascende com os graus VI e VII aumentados de 1/2 tom e desce com estes graus naturais?
Se usa ela deste modo mesmo? O que acontece se eu usar descendo c/ os graus alterados?
Porque o mesmo nao ocorre c/ a menor harmonica?
|
_FrEd_ Veterano |
# fev/07
· votar
thomasmoura
Cara, isso eh uma questao teorica, pois existe a menor melodica usada pra tokar (creio que se chama "real"), que n tem essa de alterar graus, mas tb tem a menor melodica que tem esse eskema de alterar os graus na volta ( creio que se chama "clássica")... alterando, vc ascende menor melodica e volta menor natural, mas n sei o pq disso e os nomes que eu coloquei ali (real e classica) n eh ctz, mas isso tem no livro harmonia e improvisação - almir chediak, soh q eu n lembro mt bem..
|
Penta_Blues Moderador |
# fev/07
· votar
Bom dia!!!
thomasmoura
O fato de ocorrer esta alteração está diretamente relacionado à alteração feita na Menor Harmônica.
A construção da Menor Harmônica é o resultado da aplicação de princípios da Harmonia na construção de acordes. Quando se usa uma Escala Maior para se construir o acorde dominante, seu VII Grau encontra-se um semitom abaixo da tônica, porém, na Escala Menor Natural este Grau está um tom abaixo da tônica. Isso significa que os acordes dominantes construídos sobre o V Grau das Escalas Maior e Menor Natural não produzem o mesmo efeito. Para contornar este problema a sétima nota da Escala Menor Natural é elevada em um semitom, gerando a Escala Menor Harmônica.
Acontece que esta solução gera um outro problema. Quando se eleva a sétima nota em um semitom, o intervalo entre a sexta e a sétima notas é aumentado para um tom e meio, o que constitui uma exceção dentro das Escalas formadas por intervalos de Tom e Semitom. Para este problema, a solução encontrada foi a de se elevar a sexta nota em um semitom, reduzindo o intervalo de tom e meio entre a sexta e a sétima notas da Menor Harmonica, produzindo então a Menor Melódica.
Bom, tudo isso foi pra vc entender o porquê destas Escalas possuirem características peculiares. Agora vamos mais objetivamente à sua dúvida.
O método que eu citei acima (de se elevar a sexta nota da Menor Harmônica) é utilizado na forma ascendente da Escala porque ao se tocar uma melodia descendente, não é mais importante manter o intervalo de semitom entre a sétima e a oitava notas, e portanto, emprega-se a Menor Natural mesmo.
Já vi algumas fontes que já não usam esta forma diferente de Escala em suas formas ascendente e descendente (seu nome é Real Bachiana). O que se tem praticado é uma forma única de digitação.
Valeu!!!
|
Homem Cueca Veterano
|
# fev/07
· votar
Eu não vou ficar preso a "regras" quando estiver improvisando.
se eu quiser descer com a menor melodica, eu desço e não to nem aí pra nenhum jazzista ou musico erudito que estiver por perto.
|
Penta_Blues Moderador |
# fev/07
· votar
Bom dia!!!
Homem Cueca
Eu não vou ficar preso a "regras" quando estiver improvisando.
Em música ninguém se prende, e não é preciso se prender, muito às regras. Mas isso não responde à dúvida do nosso amigo thomasmoura.
Se ele quiser, também não precisa seguir as regras, mas como surgiu a dúvida a única forma de sana-la é apresentando a regra, e não dizendo que se deve ou não se deve segui-la...
Valeu!!!
|
thomasmoura Veterano |
# fev/07
· votar
Penta Blues,
Valeu pela aula ae! Muito boa a explicação.
Homem Cueca,
Concordo quanto a não se prender a regras rígidas, afinal a musica é arte, mas também não é bom ignorar as regras.
As conhecendo você escolhe se segue ou não, mas de modo consciente.
E eu sempre quero saber de onde vem as coisas, para entende-las e sar a devida importancia.
|