Fiação - 3 single coils / chave de 5 posições

    Autor Mensagem
    Bico
    Veterano
    # fev/07


    Tenho uma Michael modelo strato.. uma versão mais antiga dessa aqui.
    Desde q tenho ela (comprei usada) nunca funcinou o knob de volume.. e se não me engano, um de tone tb não funcionava. Resolvi refazer a fiação pegando como base esse esquema aqui:
    http://www.seymourduncan.com/support/schematics/3s_1v_2t_5w.html

    Só q não deu muito certo. Mexendo na chave, fica assim:

    posição 1: nenhum cap funciona
    posição 2: cap do braço e o do meio
    posição 3: cap do braço somente
    posição 4: cap do braço e da ponte
    posição 5: nenhum de novo

    No esquema do site da Seymour Duncan a chave possui 4 pólos de um lado e 4 do outro. A da minha guitarra posui os 8 enfileirados... Assim: http://www.guitarpartsusa.com/ccp51/media/images/product_detail/SWS-1- 1.jpg

    Eu considerei q dava no mesmo, seguindo a ordem.. como se na chave do esquema da Seymour Duncan os pólos tb estivessem enfileirados. Foi aí q eu errei? =P

    whammy__
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: whammy__
    · votar


    cara o segundo polo da direita tem que ficar vazio, voce fez isso? ou seja o 6 da sua.

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    whammy__
    cara o segundo polo da direita tem que ficar vazio

    Eu deixei o quarto vazio.. pela lógica q segui.
    Então eu tenho q considerar q os quatro primeiros pólos da minha chave, são os pólos de cima do esquema da Seymour Duncan, e os quatro últimos meus, os de baixo do esquema?

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    Bico
    Cara, o que vc quer é uma ligação tradicional de strato?
    Valeu!!!

    whammy__
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    exato, seguindo esta logica, o segundo dos debaixo do seu voce deve deixar vazio. ou o sexto se voce contar os oito polos juntos

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Penta_Blues
    Cara, o que vc quer é uma ligação tradicional de strato?

    Por enquanto sim, hehe.

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    whammy__
    Ah! Beleza, eu vou refazer aqui e depois posto falando se deu certo!

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    Boa noite!!!

    Bico
    Então toma!...rs
    Vamos lá:
    Fio positivo do captador da ponte no polo 1 da chave de comutação
    Fio positivo do captador do meio no polo 2 da chave de comutação
    Fio positivo do captador do braço no polo 3 da chave de comutação
    Polos 4 e 5 da chave de comutação interligados por um fio
    Polo 3 do potenciometro de volume no polo 4 da chave de comutação
    Polo 7 da chave de comutação no polo 2 do potenciometro de tom (último pot)
    Polo 8 da chave de comutação no polo 2 do potenciometro de tom (pot do meio)
    Fio negativo dos três captadores na carcaça de qualquer potenciometro
    Os três potenciometros ligados entre si por meio de um fio soldado nas suas carcaças
    Polo 1 do potenciometro de volume ligado por um fio na sua carcaça
    Polo 2 do potenciometro de volume ligado no positivo do jack
    Polo negativo do jack ligado na carcaça de qualquer potenciometro
    Soldar uma das pernas de um capacitor de 47 KPf no Polo 1 do ultimo potenciometro de tom e a outra perna do capacitor na carcaça do mesmo pot
    Faça o mesmo no potenciometro de tom do meio
    Da carcaça de qualquer potenciomentro solde um fio e ligue este no compartimento de molas da ponte para aterramento
    Espero que dê certo!
    Valeu!!!

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Penta_Blues
    Óia! Valeu! =)

    Acabei de fazer oq o whammy__ sugeriu mas deu certo de novo, não. =/ agora as 3 primeiras posições funcionam e as 2 últimas não. =P
    Eu devo ter feito alguma outra lambança no meio dessa fiação, apesar deu não estar achando.

    Vou fazer essa sua aí e depois posto!

    Bico
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Bico
    · votar


    Só dúvida, gente:

    Eu tenho q considerar q o pólo 1 da minha chave é o mais da esquerda nessa foto?
    http://www.guitarpartsusa.com/ccp51/media/images/product_detail/SWS-1- 1.jpg

    Ou o da direita (como se a chave estivese virada pro outro lado)?

    Eu tava considerando o da esquerda mesmo.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    Bico
    Cara, na foto a chave está em cima do polo 1. Considere a sequencia da esquerda para a direita (considerando a chave em cima do seu lado esquerdo)
    Valeu!!!

    Bico
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Bico
    · votar


    Penta_Blues
    Valeu! Por enquanto parece q vai dar certo.. tô testando os captadores apenas encostando uma chave de fenda nas bobinas e "vendo se sai som" =P.. em relação às posições, deu certo! \o/ Vão ver agora se os knobs tb vão corresponder, hehe.

    whammy__
    Eu tinha confundido a ordem q vc tinha falado, acho q considerei oq deveria ser o último pólo, como o primeiro. =P



    A propósito.. Em relação aos potenciômetros, considero o pólo 1 o da esquerda quando o potenciômetro está "de costas" pra mim?... Como se eu estive o vendo já no escudo?

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Esqueci de postar!
    A funcionamento da chave e dos captadores está correto agora, mas o volume e os tone voltaram a ficar como quando peguei a guitarra. =/ Depois tento trocá-los. =P

    Obrigado à vcs!

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    Bom dia!!!

    Bico
    Em relação aos potenciômetros, considero o pólo 1 o da esquerda quando o potenciômetro está "de costas" pra mim?...
    Não. Coloque o potenciomêtro de frente pra vc, com os polos "olhando" pra vc. O polo 1 será o da esquerda.
    Valeu!!!

    grpst
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Penta_Blues
    Boa noite!!!

    Bico
    Então toma!...rs
    Vamos lá:
    Fio positivo do captador da ponte no polo 1 da chave de comutação
    Fio positivo do captador do meio no polo 2 da chave de comutação
    Fio positivo do captador do braço no polo 3 da chave de comutação
    Polos 4 e 5 da chave de comutação interligados por um fio
    Polo 3 do potenciometro de volume no polo 4 da chave de comutação
    Polo 7 da chave de comutação no polo 2 do potenciometro de tom (último pot)
    Polo 8 da chave de comutação no polo 2 do potenciometro de tom (pot do meio)
    Fio negativo dos três captadores na carcaça de qualquer potenciometro
    Os três potenciometros ligados entre si por meio de um fio soldado nas suas carcaças
    Polo 1 do potenciometro de volume ligado por um fio na sua carcaça
    Polo 2 do potenciometro de volume ligado no positivo do jack
    Polo negativo do jack ligado na carcaça de qualquer potenciometro
    Soldar uma das pernas de um capacitor de 47 KPf no Polo 1 do ultimo potenciometro de tom e a outra perna do capacitor na carcaça do mesmo pot
    Faça o mesmo no potenciometro de tom do meio
    Da carcaça de qualquer potenciomentro solde um fio e ligue este no compartimento de molas da ponte para aterramento
    Espero que dê certo!
    Valeu!!!



    Amigão to com uma stratosonic vintage da giannini e estou refazendo toda parte elétrica. Fiz praticamente todo o seu paso a passo porem, não tinha 2 capacitores, só 1. Coloquei-o no último potenciômetro de tom, e o pot. do meio não funcionou..então usei esse potenciômetro pro dois fazendo uma extenssãp deixando a outra perna conectada na carcaça do último pot de tom, e o que ocorre agora é o seguinte...funciona bem em todas as posições, porém na posição 1 em que o cap do braço apenas está ligado, o 1º tone funciona como volume, se eu aumentar o volumeno talo, fica baixinho, ai aumentando o tone o som fica alto...e se aumentar só o tone sem o volume, o som não aparece, ou seja,tenho 2 volumes para a mesma posição...será que a falta de um capacitor que fez isso?
    abração!!!! Fique com Deus!

    maspn
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: maspn
    · votar


    grpst

    [edit] cara. quando deixei minha guitarra sem capacitor, o tone cortava... no lugar de cortar os agudos, cortava o sinal...
    coloca um de pelo menos 0.47uf.


    Bico
    foto do esquema strato SSS

    maspn
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    esse esquema que postei,
    eu faço, funciona...
    sobre o filtro, coloco no volume.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    A essa altura do campeonato, o Pentablues já vendeu a guitarra, casou e teve filhos!!

    Mas o valor certo do capacitor é 0.047uF e não 0.47uF.
    Usar 0.47uF no pot de tone vai ceifar demais os agudos!!

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Aliás eu quis dizer Bico (autor do tópico).

    grpst
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pessoal, pelo esquema do maspn, o meu estaria errado, pois fiz exatamente o que o PENTA_BLUES mandou, porém liguei 1 perna do capacitor 0,047 aos 2 potenciometros de tom no 1º pino, e lguei a outra perna na carcaça do último. Pelo desenho do maspn eu deveria soldar uma das pernas na ponta do pot. do meio e no meio do pot. da ponta...o que nã da pra fazer, pois vai mudar a soldagem toda!
    Me ajudemmm

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    grpst
    Cara, vou analizar direitinho o que vc fez (tenho que desenhar, pois a imaginação já tá velhinha...rs) e te respondo o que penso ter acontecido, ok?

    Ramsay
    Não só não vendi, como já fiz mais um monte de experiências em "ligações perigosas", além de saciar minhas GAS trocando de caps várias vezes...rs

    Valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Boa noite!!!

    grpst
    Como diaria "Jack, o Estripador", vamos por partes...

    Fiz praticamente todo o seu paso a passo porem, não tinha 2 capacitores, só 1.
    Pô, deixa de ser "pão duro" e compra outro capacitor, né?...rs

    Coloquei-o no último potenciômetro de tom, e o pot. do meio não funcionou..
    Nem vai funcionar. Um potenciômetro funciona mais ou menos como uma chave de trilhos onde o som entra no centro e passa por um lado ou por outro dependendo de onde se vira a chave (no caso girando do eixo do pot). O sinal vai passar pelo pot sem nenhuma alteração, pois não há nenhum "filtro" num dos lados deste pot (ambos são iguais pois não possuem nada soldado neles).

    então usei esse potenciômetro pro dois fazendo uma extenssãp deixando a outra perna conectada na carcaça do último pot de tom,
    Depende de onde vc soldou esta "extensão"

    e se aumentar só o tone sem o volume, o som não aparece, ou seja,tenho 2 volumes para a mesma posição...será que a falta de um capacitor que fez isso?
    Não é a falta do capacitor que faz isso, mas sim a solda em polo errado. A falta de capacitor vai fazer apenas com que o som fique sempre na mesma, sem variar entre mais grave ou mais agudo.

    porém liguei 1 perna do capacitor 0,047 aos 2 potenciometros de tom no 1º pino,
    Aí está o erro.
    Vc não deve ligar a "extensão" nos mesmos polos de diferentes pots.

    o que nã da pra fazer, pois vai mudar a soldagem toda!
    São três as opções:
    Ou vc refaz todo o esquema de soldagem para ajustar a ligação a apenas um capacitor, de acordo com a sugestão do nosso camarada maspn;
    Ou vc compra um capacitor e faz a ligação que recomendei com dois capacitores;
    Ou vc inverte a soldagem proposta para apenas um capacitor, tirando a ponta do fio soldada no polo 1 do pot sem capacitor jogando-a para o polo 2.

    Valeu!!!

    grpst
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: grpst
    · votar


    Penta_blues
    Tentei fazer de acordo com o esquema do maspn mas deu na mesma...não sei o que fazer, então peguei um esquema na internet e desenhei em cima dele o que eu fiz...
    vejam ai se está correto ou se tem algo muito errado...a única coisa diferente que fiz do maspn foi não colocar o filtro no volume e as soldagens dos terras fiz aleatoriamente na carcaça dos potenciômetros, respeitando apenas o local que você indicou para soldar o pino do capacitor que não vai no polo do potenciômetro !
    ta ai http://img443.imageshack.us/img443/8060/imagemkn.jpg
    só mais uma dúvida...se eu inverter o fio do cap do braço com o fio do cap da ponte e soldar na chave nos lugares trocados, a chave vai funcionar invertida? acho que fiz isso...pois como disse, a chave funciona toda, mas quando coloco pra baixo liga só o grave, e pra cima só o agudo..ta 100% invertida!
    abração

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Boa noite!!!

    grpst
    pois como disse, a chave funciona toda, mas quando coloco pra baixo liga só o grave, e pra cima só o agudo..ta 100% invertida!
    Se vc se refere a grave como cap do braço e agudo como cap da ponte, é só fazer a inversão de fios mesmo.
    Quanto ao esquema, aparentemente está correto. Pelo menos não percebi nada que justifique a diminuição de volume através do pot de tom.
    Valeu!!!

    grpst
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Boa noite!!!

    grpst
    pois como disse, a chave funciona toda, mas quando coloco pra baixo liga só o grave, e pra cima só o agudo..ta 100% invertida!
    Se vc se refere a grave como cap do braço e agudo como cap da ponte, é só fazer a inversão de fios mesmo.
    Quanto ao esquema, aparentemente está correto. Pelo menos não percebi nada que justifique a diminuição de volume através do pot de tom.
    Valeu!!!


    Cara...será que o potenciômetro ta queimado ou veio com marcação errada(veio com B 250K e não é)...?
    Vou testar outro hoje...abração!

    grpst
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pessoal...comprei os capacitores e coloquei só 1 novo como no esquema...e continuou na mesma! Refiz o esquema, fazendo exatamente o que o pentablues mandou no começo do tópico, porém troquei o potenciômetro de tom do meio por outro e coloquei os dois capacitores ligando uma perna na carcaça e uma perna no polo 1 de cada capacitor, tudo como o nosso amigo falou e vejam o que aconteceu:
    1ª posição(neck)-tom 2 não funciona, e se o tom 1 estiver no 0 o som fica no zero, para sair som tem que ligar o tom 1 + o volume.
    2ª posição- Tudo OK
    3ª posição- só o TOM 2 e o volume funcionam, Tom 1 não muda nada.
    4ª posição- o mesmo da 3ª posição.
    5ª posição(bridge)- Volume funciona mas nenhum dos tons funciona!

    Aproveitando..comprei os capacitores, vale mais colocar os de 0,022 ou 0,047
    abração!

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Bom dia!!!

    grpst
    De novo, vamos por partes...

    1ª posição(neck)-tom 2 não funciona, e se o tom 1 estiver no 0 o som fica no zero, para sair som tem que ligar o tom 1 + o volume.
    3ª posição- só o TOM 2 e o volume funcionam, Tom 1 não muda nada.

    Cada potenciometro de tom controla um cap. Não tem nada de errado nisso, a não ser este fenômeno de volume que só funciona se o potenciometro do tom estiver aberto.

    2ª posição- Tudo OK
    Ufa! Alguma coisa funcionando bem...rs

    4ª posição- o mesmo da 3ª posição.
    A mesma resposta dada para as 1ª e 3ª posições

    5ª posição(bridge)- Volume funciona mas nenhum dos tons funciona!
    Bom, se cada potenciometro controla um cap, como vc só tem dois potenciometros de tom, nada mais normal do que somente dois caps alterarem sua tonalidade. O cap da ponte não está ligado a tom nenhum e por isso não será alterado.

    Aproveitando..comprei os capacitores, vale mais colocar os de 0,022 ou 0,047
    Depende do quanto de graves e agudos vc quer filtrar. Isso é questão de gosto; vale mais aquele que mais lhe agradar.

    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fiação - 3 single coils / chave de 5 posições