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Rapha_krust... Veterano |
# jan/07
Bem eu tava assistindo umas paradas no youtube daí um cara falou...
para Sí menor vc pode usar os seguites modos:
D Jônio
E Dórico
F# Frígio
G Lídio
A Mixolídio
B Eólico
C# Lócrio
bem minha dúvida é: eu posso aplicar essa espécie de padrão para todas as tonalidades menores?
tipo
para Dm:
F Jônio
G Dórico
A Frígio
Bb Lídio
C Mixolídio
D Eólio
E Lócrio
posso usar assim?
e para os tons maiores como funciona???
obrigado a quem ajudar...
usei a busca mas não achei este assunto em específico.
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ki_suco Veterano |
# jan/07
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sim cara, é só tu ver a correspondência.
por exemplo: no campo harmonico de Dó temos: C D E F G A B
C jônio
D dórico
E frígio
F lídio
G mixolídio
A eólio
B lócrio
todas elas são correspondentes (tem as mesmas notas). a partir daí é só ver o campo harmônico que tu quer. lembrando que o jônio corresponde ao modo maior e eólio ao menor.
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d1g00 Veterano |
# jan/07
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ki_suco
Rapha_krust...
Correto! todas tem a mesma digitação (mesmas notas)...o erro que muitos professores fazem ao ensinar os modos gregos é dividilos por digitações confundindo a cabeça do aluno...
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Penta_Blues Moderador |
# jan/07
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Bom dia!!!
Rapha_krust...
Bem eu tava assistindo umas paradas no youtube daí um cara falou...
para Sí menor vc pode usar os seguites modos:
Cara, vc tem certeza que os Modos são estes?
As notas da Escala Menor estão certas, mas os Graus não.
bem minha dúvida é: eu posso aplicar essa espécie de padrão para todas as tonalidades menores?
tipo para Dm:
Sim. O padrão é sempre o mesmo se vc considerar a mesma Escala. Mas, repito, como vc copiou o padrão de um exemplo que está errado, este padrão que vc montou tb está errado.
Seu raciocínio está certo. O que serve para um Tom, serve para todos, desde que vc use a mesma Escala.
e para os tons maiores como funciona???
Vc deve considerar a Escala e não o Tom.
Valeu!!!
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ki_suco Veterano |
# jan/07
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Penta_Blues
é que ele deu em Bm mas fez a correspondência em D
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Penta_Blues Moderador |
# jan/07
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Bom dia!!!
ki_suco
Cara, ainda assim tá errado.
O Modo Jonio de Bm não é D...
Valeu!!!
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ki_suco Veterano |
# jan/07
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Penta_Blues
nem existe modo jônio de Bm :P
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Penta_Blues Moderador |
# jan/07
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ki_suco
Ok, então vou te dar um exemplo pra vc me dizer que Modo seria esse...
B - C# - D - E - F# - G - A
Valeu!!!
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Marisco Veterano |
# jan/07
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Rapha_krust...
O cara falou uma MERDA muito grande. Ou seja, ele não entende nada de modos.
Para Si Menor, você pode usar qualquer modo que tenha T, 3m e 5j (ou seja, B, D e F#).
Ou seja, dos modos naturais: B Eólio, B Dórico e B Frígio.
Como é que você vai usar uma escala de D Jônio sobre um acorde de Bm????
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ki_suco Veterano |
# jan/07
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Penta_Blues
B eólio, D jônio
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Marisco Veterano |
# jan/07
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Lembrando que falar de modos em música tonal é uma grande bobagem.
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ki_suco Veterano |
# jan/07
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Marisco
cara, eu acho que ele se complicou. Quis dizer campo harmônico de Bm, mas acabou dando a entender que é o acorde. Nem sei mais agora :)
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Marisco Veterano |
# jan/07
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Penta_Blues
Ok, então vou te dar um exemplo pra vc me dizer que Modo seria esse...
B - C# - D - E - F# - G - A
Valeu!!!
Só tem sentido chamar isso de modo se você especificar sobre que acorde está usando estas notas...
Se for sobre um Bm, será eólio. Se for sobre um C#m(5b), será lócrio. Se for sobre um D7+, será Jônio, e assim por diante.
ki_suco
Quis dizer campo harmônico de Bm, mas acabou dando a entender que é o acorde. Nem sei mais agora :)
É que não tem sentido falar de modos sobre música tonal né.
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Penta_Blues Moderador |
# jan/07 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!
ki_suco
B Eólio é o relativo menor de D Jônio. Como o I Grau da Escala Menor e o VI Grau da Escala Maior possuem as mesmas notas, também é possível chamar um Modo Eólio de I Grau Menor ou Jonio Menor.
Veja que as Escalas Menores formam Modos chamados de "sintéticos". Há muita discussão sobre os nomes dados a estes Modos, mas a grande maioria prefere estabelecer uma relação entre os Modos (derivados da Escala Maior) e o Sintéticos (construídos a partir das Escalas Menores), pois é mais fácil "perceber" estes.
Com relação a D Jonio, não está correto nominar assim a Escala porque, apesar de possuir as memas notas, a tônica é B e não D.
Marisco
Só tem sentido chamar isso de modo se você especificar sobre que acorde está usando estas notas...
Não necessariamente, pois trata-se de uma sequencia diatônica, portanto possível de ser analisada como uma Escala ou Modo. Mas concordo que faltou fazer referência a primeira nota como sendo a Tônica.
Amigos, aceito correções e interpretações diferentes sobre este assunto porque o mesmo é muito vasto e estou muito, mas muito, distante de conhecer tudo ou pelo menos dominar o assunto!
Valeu!!!
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Kirk_Hammett Veterano |
# jan/07
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Marisco
Lembrando que falar de modos em música tonal é uma grande bobagem.
Pode parecer idiota, mas me esclarece isso que você disse? Acho que não captei muito bem
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Marisco Veterano |
# jan/07
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Kirk_Hammett
Pensemos assim: você tem uma progressão I - II - V - I
Usando o exemplo em Dó: | C7+ | Dm7 | G7 | C7+ |
Aí tu poderia dizer: sobre o C7+ usarei Dó Jônio, sobre o Dm7 usarei Ré Dórico e sobre o G7 usarei Sol Mixolídio.
Na prática, o que tu vais ouvir será a escala maior de Dó. Os trechos não soarão de forma modal sobre os acordes, pq a harmonia é extremamente tonal (possui a resolução V --> I). Para harmonias modais não é recomendado utilizar essa resolução, sob pena de tirar o caráter modal do conjunto.
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Kirk_Hammett Veterano |
# jan/07
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Marisco
Saquei, mas tipo
Existem tipo progressões características de cada modo?
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ki_suco Veterano |
# jan/07
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Marisco
mas, de certa forma, dá pra encarar essa harmonia como modal? ou não?
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Marisco Veterano |
# jan/07
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Kirk_Hammett
Existem tipo progressões características de cada modo?
Existem sim. Só que nunca ocorre uma resolução. Senão não pode ser considerado modal.
ki_suco
mas, de certa forma, dá pra encarar essa harmonia como modal? ou não?
Poderia se tu utilizasse modos diferentes dos que eu citei. Por exemplo um Dó Lídio, um Ré Eólio e um Sol Mixo (#4), por exemplo.
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Kirk_Hammett Veterano |
# jan/07 · Editado por: Kirk_Hammett
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Marisco
Mas toda vez que voltar a tocar o acorde I ou substituto não vai ser uma resolução não?
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ki_suco Veterano |
# jan/07
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Kirk_Hammett
eu acho que o que caracteriza a resolução é o |V--I|
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Petrus_L Veterano |
# jan/07
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Marisco
mas, de certa forma, dá pra encarar essa harmonia como modal? ou não?
Poderia se tu utilizasse modos diferentes dos que eu citei. Por exemplo um Dó Lídio, um Ré Eólio e um Sol Mixo (#4), por exemplo.
Me explica direito pra ver se eu entendo, o C lídio nun soaria outside naum?
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Marisco Veterano |
# jan/07 · Editado por: Marisco
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Kirk_Hammett
Mas toda vez que voltar a tocar o acorde I ou substituto não vai ser uma resolução não?
Não.
Só se for precedido de um acorde dominante, ou então de um SubV7.
Petrus_L
Me explica direito pra ver se eu entendo, o C lídio nun soaria outside naum?
O que tu entende por outside?
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Petrus_L Veterano |
# jan/07
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Marisco
Nota fora da escala
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Rapha_krust... Veterano |
# jan/07
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Marisco
Petrus_L
ki_suco
Kirk_Hammett
Penta_Blues
valew pela contribuição...
oq eu quis dizer foi num acorde de Bm tipo num improviso, quais modos posso usar certo foi isso que o cara do youtube passou...só pra constar foi o Gustavo Guerra toca bem mas já sei da fama dele de ensinar as coisas meia boca num quis dizer pra não desvirtuar o tópico rapidamente...
bem minha dúvida foi essa manjo muito pouco de teoria me esforço pra aprender na raça...
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ki_suco Veterano |
# jan/07
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Rapha_krust...
na real tu vai usar Bm sempre... tu PODE usar os shapes dos diversos modos correspondentes pra variar um pouco a sonoridade, mas mesmo assim estará tocando as mesmas notas.
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Rapha_krust... Veterano |
# jan/07
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mas o penta-blues falou que o cara passou errado esse pensamento dele...intão como seria??
D Jônio
E Dórico
F# Frígio
G Lídio
A Mixolídio
B Eólico
C# Lócrio ele falou que isso tava errado...
valew por responderem sou uma merda nestes assuntos.
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Penta_Blues Moderador |
# jan/07
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Boa noite!!!
Rapha_krust...
Cara, eu entendi o Bm como escala e não como acorde.
Agora, pra esta sua dúvida já existem alguns tópicos com a resposta...
Vamos lá. Já tá ficando meio manjadinho este passo-a-passo, mas é legalzinho:
Vc pode usar todos os Modos que tenham Bm na sua respectiva Tonalidade. Então...
1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde Bm?
R - Nos CH de G,D e A
2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde Bm?
R - III, VI e II
3 - Que Modos correspondem a estes Graus?
R - Frígio, Eólio e Dório
4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde C, vc pode tocar qualquer um destes Modos. Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...
D Jônio, E Dórico, F# Frígio, G Lídio, A Mixolídio, B Eólico, C# Lócrio
Perceba que todos estes modos, assim como a Escala Menor Natural de B e todos os seus "Modos Sintéticos" possuirão as mesmas notas, mas que na prática não farão diferença porque não possuirão aquela nota diferente, característica em cada Modo.
Valeu!!!
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Rapha_krust... Veterano |
# jan/07
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Penta_Blues
vou dar uma estudada em campo harmonico pra ver isso direitinho...
tem msn mais não é!!
uhahuahuhuuh
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Penta_Blues Moderador |
# jan/07
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Boa noite!!!
Marisco
Como é que você vai usar uma escala de D Jônio sobre um acorde de Bm????
Cara, na minha opinião ele até pode usar um D Jonio sobre Bm porque este Modo possui as notas que formam o acorde. Só não dará o "sabor modal" porque os Modos que ele citou (D Jônio, E Dórico, F# Frígio, G Lídio, A Mixolídio, B Eólico, C# Lócrio) têm sempre as mesmas notas.
Valeu!!!
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