Potenciômetro é Padrão?

    Autor Mensagem
    Tatsuo
    Veterano
    # jan/07


    Olá galera. Meu potenciômetro de Volume tá com problema e eu quero trocá-lo. Porém quero saber se os potenciômetros de 500K são padrão, ou seja, se eu for numa eletrônica e achar um potenciômetro de 500K posso fazer a troca ou só porque está gravado no potenciômetro da minha guita "B 500K" eu tenho que achar um igual. Me ajudem por favor.

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Tatsuo
    Existem 2 tipos de potenciômetros. Os de curv "A" e os de curva "B".
    No caso desse potenciômetro q está na sua guitarra, é o de curva "B", ou "Linear".
    A diferança entre eles é exatamente a curva. Ou seja, a mudança (aumento e diminuição) do som ocorre qndovc gita o potenciômetro.
    Nesta imagem tem um gráfico exemplificando como cada um deles funciona.
    Na curva "A", tb chamada de audio, vc não sente tanta diferença no começo ou no final da volta do potenciômetro. E sim, durante a sua rotação.
    Na curva "B", tb chamada de linear, vc tem uma alteração em linha reta. Uma coisa mais drástica e imediata.
    Vc pode usar qualquer um dos dois. Não existe restrição qnto a isso. É só questão de gosto.
    Pessoalmene, eu prefiro o "A".

    ki_suco
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Tatsuo
    e quanto aos valores: geralmente se usa 250K para singles e 500K para humbuckers. Pode-se usar também 500K para o de volume e 250 para o de tom, por exemplo

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    geralmente se usa 250K para singles e 500K para humbuckers.
    Complementando a informação...
    QNto maior o valo do potenciômetro, mais agudos ele "deixa passar".
    Por isso q é comum se usar 500KΩ para humbuckers e 250KΩ para single coils.
    Não é proibido vc usar um pot de 250KΩ em um humbucker. Mas vc vai ficar com um timbre abafado e sem brilho.

    Tatsuo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Galera, muito obrigado mesmo pelas informações. Pelo que eu entendi então, existem dois tipos, no entanto, quanto a colocação, posso utilizar qualquer 500K, mesmo que seja um B. Se eu achar aqui numa eletrônica, amanhã mesmo vou comprar. Valeu.

    ki_suco
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    não tinha um troço que um deles (parece que linear) fica tipo controle de volume mesmo, e o logarítmico fica parecendo controle de ganho?

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cuidado com Ruidos

    Faça Shielding e Bons capacitores se os seus estiverem com chiado
    CTS Americano , importado pela fender
    Alpha Japao , importado pela Gotoh

    cts na base dos 25 20 reais no brasil , gotoh 10 15 reais

    Capacitores , prefira Filmado
    Spague Orange Drop Premium (meus favoritos) , Xicon , Simens , mallory , Rubycon , Nipon , ....

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/07
    · votar


    Tatsuo
    retire e leve um potenciômetro pra vc comparar o shaft e comprar um igual.
    alguns potenciômetros possuem shaft liso e comprido e pode não se adequar ao seu knob.
    Os shaft dos pots para guitarra são relativamente curtos (salvo os da Les Paul e outras excessões) e são estriados.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciômetro é Padrão?