Autor |
Mensagem |
Auei Master Veterano |
# nov/06
Eu costumo usar escalas menores pra solar em cima de acordes menores, e maiores pra acordes maiores...
Tava pensando sobre a menor harmônica...
Tava procurando um acorde que tivesse a sétima maior, como a menor harmônica tem... Cheguei no 1 e no 4 grau de uma escala.
Mas esses são graus maiores, e a menor harmônica é menor...
A pergunta:
Como eu devo aplicar a menor harmônica?
obs: Eu deu uma olhadinha na busca e achei isso http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/17808/ Mas não entendi...
|
LeandroP Moderador |
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar
Auei Master
Não tem problema se o acorde menor tem 7a menor. Você pode usar a 7a maior da menor harmônica de passagem ou pra criar uma tensão.
Experimente tocar sobre esta progressão: Am7 - E7
O 7M da Lá menor harmônica soa muito bem sobre o acorde E7 porque é a sua 3a maior. As outras notas desta escala geram intervalos interessantes sobre o E7.
Sobre E7 a nota F é um b9, a nota C é um b13, a nota A é uma 4a justa. Ou seja, estes intervalos estão todos meio-tom acima da tríade de E:
(b9) - F --> E (T)
(4) - A --> G# (3)
(b13) - C --> B (5)
Olhando friamente, você tem uma tríade maior meio-tom acima do E, a tríade de F.
E7
e---4-5-4----------------------------------------------
B---------6-5------------------------------------------
G-------------5-4--------------------------------------
D-----------------6------------------------------------
A------------------------------------------------------
E-------------------0----------------------------------
Notas da escala Am harmônica.
|
Auei Master Veterano |
# nov/06
· votar
Baaaah, valeu ^^
que tom que tá Am7 - E7 ?
|
Auei Master Veterano |
# nov/06
· votar
Porque se o tom tivesse F maior também, eu já tocava F junto, um arpeggio, algo assim.
Usava a progressão Am7 - E7 - F pra tocar os arpeggios, entende?
E aí tocava a menor harmônica de Am
|
LeandroP Moderador |
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar
Auei Master
E aí tocava a menor harmônica de Am
Tom de lá menor.
Não há necessidade de tocar a escala menor harmônica o tempo todo.
Se o acorde que estiver tocando for um Am, qualquer modo de Lá menor pode ser tocado.
Escala de Lá menor harmônica:
A - B - C - D - E - F - G# - A
Separe as 3 primeiras notas ímpares (tríade):
A - C - E <---> tríade Lá menor
Monte a mesma escala começando pela nota E:
E - F - G# - A - B - C - D - E
Separe as 3 primeiras notas ímpares (tríade):
E - G# - B <---> tríade E maior
Monte a mesma escala começando pela nota F:
F - G# - A - B - C - D - E - F
Separe as 3 primeiras notas ímpares (tríade):
F - A - C <---> tríade F maior
Veja que os acordes que você havia relacionado (Am7 - E7 - F) estão com o seu estado fundamental (tríade) cobertos por esta escala, e também com a escala menor natural. Uma outra "coicidência" é o fato da tríade de F conter duas notas, ou seja, mais de metade, da tríade de Am, um forte ponto a favor de você usar a menor harmônica ou a menor natural.
Experimente praticar esta escala partico como menor harmônica e voltando como menor natural.
Pense sempre nos intervalos.
|
Auei Master Veterano |
# nov/06
· votar
Vamos tentar... Agora com a menor harmônica de G
Escala de G menor harmônica:
G - A - Bb - C - D - Eb - F# - G
Separe as 3 primeiras notas ímpares (tríade):
G - Bb - D
Monte a mesma escala começando pela nota Bb ( usei porque tem duas notas na sua tríade que tem na tríade de Gm)
Bb - C - D - Eb - F# - G - A - Bb
O que é bem parecido de uma escala maior de Bb, exceto pela 5 aumentada
Separe as 3 primeiras notas ímpares (tríade):
Bb - C -Eb
Monte a mesma escala começando pela nota.....:
Agora eu me perdi :P
Por qual nota que eu devo começar? Por alguma do tom de Gm?
Acho que me perdi justo por não ter feito a base antes...
Não entendi como a tua base (Am7 - E7 - F) está em Am se não tem E maior em Am...
Pode explicar essa parte?
Valeu!
|
LeandroP Moderador |
# nov/06
· votar
Auei Master
Não entendi como a tua base (Am7 - E7 - F) está em Am se não tem E maior em Am...
Pra conhecer os acordes de uma escala você precisa "harmonizá-la".
O procedimento pra harmonizar uma escala é bem simples, mas exige bastante atenção e conhecimento dos intervalos.
O que você precisa pra começar? Uma escala.
Vamos pegar a escala de Lá menor natural, o modo eólio:
A - B - C - D - E - F - G - A
Agora vamos empilhar uma terça. Fazemos isso alinhando a mesma escala partindo da sua 3a.
A - B - C - D - E - F - G - A
C - D - E - F - G - A - B - C <-- usamos a mesma escala partindo da 3a.
Agora empilhamos mais uma terça, só que desta vez é "a terça da terça", e por conseqüência "quinta da tônica".
A - B - C - D - E - F - G - A
C - D - E - F - G - A - B - C
E - F - G - A - B - C - D - E
Agora analise as tríades utilizando-se das colunas:
Como é um empilhamento de terças (terça sobre terça), você se utiliza desta fórmula pra analisar cada tríade:
3M + 3m = tríade maior
3m + 3M = tríade menor
3M + 3M = tríade aumentada
3m + 3M = tríade diminuta
Onde:
3M = terça maior = 2 tons
3m = terça menor = 1,5 tom.
Tríades:
Am - Bº - C - Dm - Em - F - G - Am
Faça isso com as outras escalas, inclusive com a menor harmônica. A resposta sobre o E7 está aí.
|
Auei Master Veterano |
# nov/06
· votar
Ahhhh, entendi a parte do Tom
Tu tá tocando as notas da menor harmônica mesmo, que tem os seguintes acordes:
Am7M Bdim C7M(#5) Dm7 E7 F7M G#dim (aliás, vi isso no teu site heheahaeheahea)
Aí tu pegou os acordes de Am, E7 e F , que tão dentro da menor harmônica, e tocou o arpeggio de F , que tem duas notas da tríade de Am, como tu explicou ali.
|
Silas Hammett Veterano |
# nov/06
· votar
Caralho to começando a aprender isso agora com meu professor...
|
Auei Master Veterano |
# nov/06
· votar
E dá pra dizer que o Tom é A menor harmônico, por exemplo? Ou só Am?
Vou tentar agora com uma base em G menor harmônico:
Gm - Aº - Cm
Notas da escala de G menor Harmônico:
G A Bb C D Eb F# G
A tríade partindo de G:
G Bb D (G menor)
Agora partindo de A
A C Eb (Aº)
Agora de C
C Eb G
Isso é quase um Cm, exceto pelo A
Ou seja, eu toco o arpeggio de Cm enquanto toco a base
É esse o procedimento?
|
Auei Master Veterano |
# nov/06
· votar
Eu acho que acertei :P
|
Auei Master Veterano |
# nov/06
· votar
Silas Hammett
A gente consegue!
:P
|
LeandroP Moderador |
# nov/06
· votar
Silas Hammett
Caralho to começando a aprender isso agora com meu professor...
É porque pra aprender isso é legal ter uma boa base de intervalos. É nessa que muitos caras acreditam que seu professor está enrolando o aluno, e acaba se iludindo e julgando mal o professor.
Auei Master
E quem foi que disse que você precisa ficar preso a um determinado modo ou tonalidade?! Isso não quer dizer que você precisa atirar pra todo lado. Quando eu comecei a estudar harmonização, sai empilhando tudo quanto é escala que eu conhecia hehehehe
|
Auei Master Veterano |
# nov/06
· votar
LeandroPanucci
haehaehehhhhea
Valeu cara!
|
LeandroP Moderador |
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar
Ou seja, eu toco o arpeggio de Cm enquanto toco a base
É esse o procedimento?
Pode ser um arpejo ou uma nota. Mas é por aí sim.
Isso é quase um Cm, exceto pelo A
Pode ser também. A nota Lá é a "nota característica" de C dórico.
E dá pra dizer que o Tom é A menor harmônico, por exemplo? Ou só Am?
Não. Você diz que o tom é maior ou menor, apenas isso; no caso tom de Lá menor. Tom e tonalidade são coisas distintas.
|
Auei Master Veterano |
# nov/06
· votar
Tom e tonalidade são coisas distintas.
São? Oo
Pode ser também. A nota Lá é a "nota característica" de C dórico.
é, a sexta maior né?
|
LeandroP Moderador |
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar
é, a sexta maior né?
Exatamente.
Tom e tonalidade são coisas distintas.
São?
"Tonalidade é um sistema de sons baseado nas escalas maior, menor harmônica, menor melódica e menor natural. Ao ouvir uma escala observe que os sentidos das notas repousam em certos graus, devido às atrações que uns exercem sobre os outros. O repouso absoluto é feito no Iº grau (função tônica), centro de todos os movimentos.
Tom é a altura onde se realiza a tonalidade, já que existe uma série tons em diferentes alturas. Por exemplo: se a tônica de uma música for a nota Lá, que dizer que a tonalidade se realiza no tom de Lá (maior ou menor).
Como se vê, filosoficamente existe diferença entre tonalidade e tom. Na prática porém, eles se confundem, tendo o mesmo significado. Exemplo: tonalidade de Ré maior ou tom de Ré maior."
(Almir Chediak - Harmonia & Improvisação, vol. I, pag. 84)
|