Escalas

    Autor Mensagem
    EdHunterBR
    # dez/02


    Ae pessoal, comecei agora a ter aulas sobre escalas, mas estou completamente perdido, aprendi a fórmula e tal, to vendo as variações e tudo. Mas não entendo como isso vai ser aplicado em um solo, sou iniciante e naum sei o q devo fazer para formar um solo! Soh aprendi a escala maior por enquanto, e espero receber ajuda, pois decorar a escala é algo simples, mas quero entender o porque de tudo, se alguém que realmente manje, puder explicar detalhadamente, eu agradecerei! Obrigado.

    Alberto
    # dez/02


    É simples vc pega e descobre qual é o tom que está a música, ou melhor o tom que a sua música terá.
    Descobrindo o tom vc pega as escalas do tom da música e utiliza elas, e tb tem como vc transpor uma escala para outro tom, por exemplo a sua música está em "G", daí vc pega a escala de "G" e faz o solo, mas tb vc pode transpor outras esclas para o tom "G" é só pegar a tonica da escala e transportar para o tom desjado, mas para saber qual é a tonica vc pede ajuda a um professor e decora mesmo, mas de tanto vc treinar vc acaba decorando.
    Vc pode fazer isso com todos os tons
    Espero ter ajudado

    Errol
    # dez/02


    Tb estou aprendendo isso, se pintou uma dúvida, é melhor perguntar pro professor mesmo aliás, ele está sendo pago pra isso mesmo.

    EdHunterBR
    # dez/02


    Poxa Obrigado mesmo pela ajuda, o Alberto jah me ajudou um bocado e Errol valeu pela dica!

    Alberto
    # dez/02


    De nada cara estamos aí pra isso.

    Digao
    # dez/02


    "mas quero entender o porque de tudo"

    Ta no caminho certo mano... o importante e curiosidade e vontade de aprender o resto vc deixa q vem com o tempo...

    E quanto a saber como fazer um solo isso vc vai ver depois q entender melhor o q é campo harmonico, dai vc vai ter no minimo 7 escalas pra solar...

    Sversut
    # dez/02


    O Digão falou de solo, então vamos entrar de solo nisso, pois sou maior ignorantão nisso, mas gosto, sempre ouço falar que pra solar precisa saber escala.
    Sei que tem umas 24, depois pentátôtica, Blue, etc
    Se a música está C, dizem que pode solar com a escala de Am (natural pra simplificar)
    Usando o Box da teoria:
    e> 5 7 8= ABC
    B> 5 6 7= EFF#
    G> 4 5 7= BCD
    D> 5 7 = GA
    A> 5 7 8= DEF
    E> 5 7 8= ABC
    Tá aí as notas da escala Am In Natura.
    Mas como usar isso na prática??
    Considerando que a música pode passar por C#, D#/7/9, sus, dim, o que vou solar e quando??
    Tens algum exemplo de solo pra facilitar entender melhor isso na prática, mas virtualmente
    Falowwwwww
    Sversut

    Digao
    # dez/02


    1º O numero de escalas e muito maior q 24, sao milhares, mas nao infinitas, mas sao muitas.... ate pq vc pode fazer uma escala, uma escala e so uma escala(conjunto de intervalos) e nao uma lei...

    2º B> 5 6 8= EFG e nao EFF#.

    3º Teoricamente a musica nao passaria por C#, D#, pq estao fora da escala(Do maior) e poderiam ser usadas somente como diminutos de passagem ou como preparacao...

    4º Na hora do solo as notas q vao soar bem geralmente tem a ver com o acorde da base (triade ou tetrade)...

    5º Tente nao pensar nas escalas enquanto sola, pratique bem elas pra saber os caminhos, geralmente quando se improvisa vc nao pensa aonde vc esta pq ja fez aquilo antes, e como dirigir, de todo dia ir ao mesmo lugar vc nao precisa ficar olhando o nome da rua pra saber se e aquela ou nao, vc simplesmente vai...
    Por isso q e bom praticar improvisos, grave uma base e fique improvisando, e grave o improviso tb, dai va escutando e vendo a hora q vc fugiu do tom, as coisas q ficaram legais dai vai treinando...

    Eu quando improviso, sempre uso pentatonicas, pq os modos ja estao ali dentro entao se eu quero colocar uma nota diferente eu coloco a nota q esta dentro do modo e fora da penta... geralmente funciona, mais nem sempre...

    Eu
    # dez/02


    Na minha opinião, dica boa pra solos é usar o formato do acorde (acaba sendo quase uma penta).
    Ex.:
    Em
    7
    | | | |
    |x| | |
    | | |x|
    | | |x|
    | |x| |
    |x| | |

    Notas pra se usar:

    7
    | | | | |
    |x| | |x|
    |x| |x| |
    |x| |x| |
    |x|x| |x|
    |x| | |x|
    Tenta pegar as vairadas posições do acorde no braço, usando as notas do acorde e da pestana, principalmente... Espero ter ajudado...

    Eu
    # dez/02


    1a imagem>
    Em: X79987
    2a imagem: X(7/10)(7/9)(7/9)(7/8/10)(7/10)
    Espero ter ficado claro...

    Sversut
    # dez/02


    Okei, Eu e Digão
    5 6 8 G e não F#
    Quanto ao mais, vou examinar e os skemas.
    Obrigado pela orientação, feras
    Falow
    Sversut

    samuel
    # dez/02


    Essa aqui é pra quem entende de teoria musical:
    Quando faço um solo, eu tenho que usar só as alterações da armadura do tom da música, ou as alterações de todos os acordes da base? Espero q tenham entendido.

    LOW-Fi
    # dez/02


    Bom Samuel vc pode tambem usar as alteraçoes de todos os acordes no da base, no caso o indicado seria um arpegio do respetivo arcode na hora. Estude arpejos que vc vai melhorar enomemente seu solos.

    ::..R@F@EL/STL..::
    # dez/02


    alguem pode passar essas escalas para mim????
    se for por e-mail é melhor
    rafaelpind@globo.com

    Sversut
    # dez/02


    Qual a diferença entre Campo Harmônico e Escala??
    No campo harmônico de C não cabe D#, etc, pelo fato da escala de C não conter essas notas??
    Afinal, o que é Campo Harmônico??
    Falowww
    Sversut

    Digao
    # dez/02


    Samuel: Numa musica simples, as notas vao ser as mesmas de todos os acordes, Ex: numa musica em sol maior nenhum acorde vai ter um fa... Mas isso em musicas realmente simples pq em uma musica podem ter acordes q a 1ª vista estariam fora do tom mas na verdade eles estao apenas preparando um outro acorde, e como se fosse um novo tom dentro da musica, é dificil de explicar isso so vendo mesmo... e tambem podem haver emprestimos modais, Ex.: meu erro dos paralamas (tom da musica e La maior), na musica tem D maior (re, fa#, la) e Dm (re, fa, la), normalmente nao existiria um fa natural, e que ele emprestou um Fa da escala menor natural (de la), isso e o emprestimo modal... Enfim existem inumeras possibilidades, e vc nao esta preso a nada na hora de criar um solo ou uma harmonia, o importante e q soe bem, pq sempre tem uma explicacao pras coisas q vc faz...

    Sversut: Campo Harmonico e o conjunto de acordes formados por uma escala de determinado tom... Ex: Escala de C maior, do re mi fa sol la si, se vc formar os acordes vai ter C Dm Em F G Am Bm5-, esse e o campo harmonico - todos os acordes formados com as notas da escala de C maior...

    Sversut
    # dez/02


    Digão,
    No caso de música em C, então normalmente qualquer acorde que lá esteja na música não pode ter notas que não seja CDEFGAB??
    Por isso, por ex, cabe Dm e não D, A, E (tem # na formação)
    Falowwwwwww
    Sversut

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas