Instalação de Captadores Strator Neod em Eagle - Dúvida

    Autor Mensagem
    Dobermann
    Veterano
    # out/06


    Olá pessoal, eu procurei na busca do site e não encontrei nada sobre isso, portanto como esta semana pretendo comprar um cap Stellfner Strator Neodymium (HOT) pra colocar na minha Eagle gostaria de saber se a intalação é simples. Estou com os bolsos meio vazios e não posso pagar para instalar.

    A quem puder me ajudar eu agradeço muito.
    A propósito a minha Eagle é a que tem 3 sing e não a que tem um Humb na ponte e o cap que eu pretendo trocar de início é exatamente o single da ponte.
    Obrigado

    Soulface
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dobermann
    Se é single, ele terá 2 fios.
    Um dele é o "HOT". Esse vc tem q ligar na chave seletora.
    O outro ó "GROUND" (ou mais conhecido como terra). Esse vc vai soldar no potenciômetro, onde tem os terras dos outros caps soldados tb.
    Vc só precisa descobrir ql é ql, e fazer a ligação. É simples. Não leva nem 5 minutos. Mas se vc ligar errado, não vai sair som nenhum.
    Eles são de cor diferentes, ams como não existe um padrão pra essas cores entre as marcas, eu não posso te dizer ql q é ql.

    Dobermann
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Soulface

    Não existe nenhum padrão de cor como por exemplo preto --> ground?
    Eu tenho alguma experiencia em equipamentos eletrônicos mas nunca instalei um captador. Acho que o Strator Neod deve ter só dois fios saindo do cap, mas n tenho certeza.
    Existe algum teste que eu possa fazer com um voltimetro nos fios?!

    E obrigado pela ajuda Soulface :)

    Soulface
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dobermann
    Cara, geralmente o preto é o ground. Mas é geralmente!
    Não posso afirmar pra vc pq se vc faz e depois dá errado, vai qrer arrancar o meu fígado! hauehauehuaehuaheuaea

    Existe algum teste que eu possa fazer com um voltimetro nos fios?!
    Vc tem q fazer o teste com o multímetro.

    Dobermann
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Soulface

    Não posso afirmar pra vc pq se vc faz e depois dá errado, vai qrer arrancar o meu fígado! hauehauehuaehuaheuaea

    Que nada AHuAHUHAUhAUhauaH
    Mas valeu mesmo pela ajuda Soulface! Essa semana, acho que mais exatamente na Terça devo comprar o cap e ai volto a postar no caso de eu ter mais alguma dúvida.
    To doido pra tirar logo o cap da ponte original da Eagle rsrsrs sabe como é né?

    Soulface
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dobermann
    haeuhauehuaehuaheuhaeuhauehuaehuaea!!!
    Entendo perfeitamente.
    Esse fim de semana mesmo eu instalei um Hot Rails na ponte de uma guitarra vagabundinha de um colega meu pra ele tocar num festival semana q vem. (o cap é meu. só emprestei pra ele)
    Cara, fui testar a guitarra no ensaio da minha banda e fiquei espantado. Ficou foda o som dela. Vale muito a pena trocar os caps da guitarra sim!

    Vem cá, no site do fabricante não tem o esquma de instalação?
    PQ no site da Seymour Duncan tem tudo pra vc fazer qualquer tipo de instalação. Vc fica até indeciso! hahahahaha

    Dobermann
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Soulface


    Cara, fui testar a guitarra no ensaio da minha banda e fiquei espantado. Ficou foda o som dela. Vale muito a pena trocar os caps da guitarra sim!

    Vem cá, no site do fabricante não tem o esquma de instalação?


    É eu espero que o resultado da troca melhore o som da minha guita tb, não espero milagres, mas tb pior do que os caps da Eagle n pode ser né? rsrsrs
    Pelo que eu sei vem um esquema de instalação, mas por experiência própria eu aprendi que aquelas "dicas" do tipo nunca instale assim ou aquilo não deve ser feito assim AHuAhAUha nunca vem junto entende hAuahuaHAUhaUhauh Então pra evitar problemas é melhor perguntar né? rsrsrs

    Soulface
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dobermann
    Mas não tem erro não cara.
    Vou ver se posto fotos passo a passo sobre a instalação de caps. Só preciso ter um tempo pra upar elas pro pc.
    É mais simples do q se imagina. Mas precisa de alguns cuidados pra não ferrar tod aa parte elétrica.
    Vc já mexe com isso. Deve saber como é.

    Dobermann
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Soulface


    Vou ver se posto fotos passo a passo sobre a instalação de caps. Só preciso ter um tempo pra upar elas pro pc.

    Poxa cara, posta sim seriam de grande ajuda.
    Ah só mais uma pergunta, eu vi num tópico q o Bertola indica tb a troca dos potenciometros de 500K, eu seria orbigado a fazer essa mudança ou seria só no caso de eu querer manter o timbre original de strato?

    vlw

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Bom dia!!!

    Dobermann
    Existe algum teste que eu possa fazer com um voltimetro nos fios?!
    Sim, existe:
    Selecione a menor escala de DC Volts do multímetro.
    Enrole a ponta de cada fio da bobina numa ponta de teste do aparelho e desconsidere a malha.
    Aproxime e em seguida afaste uma chave de fenda na direção dos polos do captador.
    Se a escala ficar positiva depois negativa, o positivo do captador está na ponta vermelha do aparelho.
    Se a escala ficar negativa depois positiva, o positivo do captador será aquele que estiver na ponta preta do multímetro.

    ...eu vi num tópico q o Bertola indica tb a troca dos potenciometros de 500K,...
    Esta substituição só é interessante caso o captador seja um humbucking. Já houve uma discussão a respeito de qual potenciometro fica melhor com um stack.

    ...gostaria de saber se a intalação é simples.
    Depende do tipo de instalação que vc deseja fazer. Normalmente é simples desde que vc tenha as ferramentas necessárias, mas requer um pouco de habilidade e atenção.

    O captador que vc pretende instalar, apesar de ser um humbucking não possui 04 condutores, então não permitirá instalações mais versáteis, como a inclusão de um push/pull por exemplo. A instalação tradicional de 03 singles é a seguinte:
    Fio positivo do captador da ponte ligado no polo 1 da chave;
    Fio positivo do captador do meio ligado no polo 2 da chave;
    Fio positivo do captador do braço ligado no polo 3 da chave;
    Os polos 4 e 5 da chave interligados por meio de um fio;
    Polo 4 ou 5 (já que estão interligados) ligado no polo 3 do potenciometro de volume;
    Polo 7 da chave ligado no polo 2 do pot de tom (pot mais próximo do jack);
    Polo 8 da chave ligado no polo 2 do pot de tom (pot do meio);
    Fio negativo dos três captadores ligados na carcaça de qualquer pot;
    Os três potenciometros interligados entre si por meio de fios soldados em suas carcaças;
    Polo 1 do pot de volume ligado por um fio à sua carcaça;
    Polo 2 do pot de volume ligado ao polo positivo do jack;
    Polo negativo do jack ligado à carcaça de qualquer pot;
    Polo 1 do pot de tom (prox ao jack) terá uma das pontas de um capacitor de 47 KPF soldada e a outra ponta deste capacitor soldada na carcaça deste pot;
    Polo 1 do pot de tom (do meio) também terá uma das pontas de um capacitor de 47 KPF soldada e a outra ponta deste capacitor soldada na carcaça deste pot;
    Da carcaça de qualquer pot deverá sair um fio que será ligado à ponte (para o aterramento) no compartimento de molas.

    Espero que dê tudo certo.
    Valeu!!!

    paulgilbert
    Veterano
    # out/06
    · votar


    pega esquema no site da stellfner, com desenho e tals, boiada de instala dai

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dobermann
    Ola esse captador e um humbucker em formato de sinlge. portanto possui duas bobinas sobrepostas. desta maneira o cap devera ter 4 fios... quando vc comprar o cap provavelmente os dois fios que devem ser isolados javirao imendados um no outro... ai e so vc ver no esquema q vem junto as cores do forca que acho q e amarelo e o negativo que e o preto nao me lembro bem...

    Ai fica facil de fazer


    qualquer duvida estamos ai

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Bom dia!!!

    Fisioterapeuta
    O modelo a que nosso amigo se refere só possui dois condutores, de acordo com o fabricante, portanto, seu esquema de ligação será o mesmo de um single.

    ...os dois fios que devem ser isolados javirao imendados um no outro...
    Não necessariamente. Os fios vêm emendados para uma ligação em série. Caso vc opte por outro tipo de ligação, esta emenda deve ser desfeita.

    Valeu!!!

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Penta_Blues
    Como eu jacomprei 4 captadoresda stellfner eu comentei que a ligacao padrao dos humbs dele ja vem com os fois soldados, claro se vc quiser mudar vc pode tranquilamente...
    Nao existe a opcao de dois e 4 condutores??? aqui o site naop ta abrindo

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Fisioterapeuta
    ...comentei que a ligacao padrao dos humbs dele ja vem com os fois soldados,...
    Eu arrisco até dizer que isso é comum a todas as marcas de captadores, pois é a forma de se ligar captadores com 04 condutores em série, mas não significa que eles "devem ser", acho que o ideal é dizer "podem ser", claro que de acordo com o timbre que se pretende dar ao captador.

    Nao existe a opcao de dois e 4 condutores???
    Existe sim, para outros modelos da marca. Esta opção não está disponível para o modelo que o Dobermann pretende adquirir.

    Valeu!!!

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # out/06
    · votar


    hum ok entao hehe

    Dobermann
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Soulface
    Penta_Blues
    paulgilbert
    Fisioterapeuta

    Puxa, muito obrigado pela ajuda de todos!!! Aprendi mais um pouco sobre como instalar os cap, por enquanto só vou comprar o da ponte (a grana tá curtissíma rsrsrs) mais pra frente monto o kit completo, por falar nisso, quais caps vcs me indicariam para o formato Strator Neod HOT (ponte) [S] [S]?

    Seria conveniente colocar outros neod mesmo mas sendo HARD (meio) e SOFT ou LIGHT (braço) ou eu deveria colocar singles normais nas demais posições?

    Muito obrigado por todas as respostas!!
    abz

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dobermann
    Cara, se vc for instalar apenas um Neodymium na ponte de sua Strato, deixe os potenciômetros de 250K mesmo.
    Agora, se vc for colocar outros Neodymiuns (soft ou light no braço e hard no meio), aí vc precisará refazer toda a parte elétrica com potenciômetros de 500K. Então leve sua guitarra a um luthier.
    Na caixinha em que vem acondicionado o captador vem um manualzinho de instalação.
    Abç

    Dobermann
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ok, Mauricio Luiz Bertola

    Muito obrigado, farei isso, só mais uma pergunta, o som ficará mais encorpado com esse cap? Os ruidos diminuirão?

    abraços

    Soulface
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dobermann
    Humbuckers tem por cracterísticas, eliminar aqueles ruídos chatos dos single coils. E tb, ter um timbre mais encorpado.
    Mas até q ponto esse captador vai dar uma encorpada no seu som, aí já depende das especificações dele. COmo não conheço, não posso falar nada.
    Agora, comovc vai continuar com singles no meio e no braço, os ruídos voltarão qndo vc usá-los.
    O ideal mesmo é vc aproveitar e já blindar a sua guitarra tb. É outro processo relativamente fácil.

    Só complementando uma informação sobre os potenciômetros.
    Os pots de 500K deixam passar mais agudos do q os de 250K. Por isso q são usados em humbuckers.
    Não q seja obrigatório. Mas um pot de 500K em um set de singles pode deixar o timbre extremamente estridente. E um de 250K num set de humbuckers, pode ficar abafado demais.

    Dobermann
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Soulface

    Eta aula!!! rsrsrs Vlw brigadão mesmo cara!!! Amanhã vou lá pegar o cap!!!!
    Espero que dê tudo certo, são só 70 Reais mais sabe como é né, cada centavo conta! rsrsrsrs

    abz

    Soulface
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dobermann
    Boa sorte amigo.
    Vou ver se posto as fotos q eu falei. Pode ser q tenha algumas dicas pra te ajudar.
    E cara, pode ter certeza q o investimento é válido.
    É muito satisfatório qndo vc equipa teu instrumento e sente o resultado.
    Sorrisão de orelha à orelha!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dobermann
    Reitero o que o Soulface disse e acrescento que, se vc for colocar apenas o Neodymium na ponte, não precisa mudar os potenciômetros.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Instalação de Captadores Strator Neod em Eagle - Dúvida