Utilização dos Modo Gregos! - Duvida.

    Autor Mensagem
    Teimoso
    Veterano
    # set/06


    C Lídio - C D E F# G A B C (Escala de G maior)

    Acordes (Campo Harmônico)

    C - I
    D - II
    Em - III
    F#m/5- IV
    G V
    Am VI
    Bm VII

    Usando esta escala (Lídio de C)- a sub dominante será o (F#m/5- IV)
    e a Dominante sera G - V.

    São assim que funciona os modos gregos?

    Deji
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Teimoso
    não cara... nada a vê

    Deji
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Teimoso
    o Lidio é um modo da escala maior que não gera Campo Harmonico

    Teimoso
    Veterano
    # set/06
    · votar


    então o C Lídio deve ser usado no campo harmonico de G

    é isso?

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
    · votar


    Teimoso

    Não... não é assim que funciona.

    Qual é a tônica?

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    Teimoso
    Cara, só não confunda Lídio de C com C Lídio. São coisas diferentes...
    Em que acorde vc pretende usar este C Lídio?
    Valeu!!!

    Teimoso
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Não existe um C para cada Modo grego (C - Jonio, C -Dórico, C- Lídio etc..

    Peguei o C - Lídio que sai da escala Maior de G

    nesta escala de C-Lídio qual o campo harmonico que devo usar?

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06
    · votar


    Teimoso
    Os Modos não existem enquanto vc não dá a intenção a eles.
    Assim, vc só terá C Lídio (ou Dórico, ou Mixolídio, ou Eólio) quando vc aplicar determinado Modo em cima de um acorde.
    Em princípio vc pode usar qualquer coisa, pois na minha opinião, em Música não há certo ou errado. Há coisas que ficam melhor que outras. O importante é vc analizar os acordes, encontrar o Campo Harmônico e buscar a escala ou modo que soe da maneira que vc deseja e não o contrário, ou seja, escolher a escala ou modo e depois buscar o CH que se encaixa. São os modos que se "encaixam" no CH e não o contrário.
    Valeu!!!

    Teimoso
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Teimoso
    · votar


    Penta_Blues

    Eu só to querendo entender melhor os Modos.

    Tipo se eu tenho uma partitura que as notas dão a melodia da musica cantata, tem como cifrar. (É através dos modos.?)

    O que é que preciso estudar para aprender a cifrar em cima de uma partitura (Melodia)?

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06
    · votar


    Teimoso
    Cara, a coisa é muito abrangente...
    Para saber o uso dos Modos vc deve estudar Harmonia.
    Quando vc tem uma partitura vc pode determinar o Campo Harmônico através do número de sustenidos ou bemóis que ela apresenta lá no seu início. Uma vez estabelecido o CH vc deve verificar os acordes que o compõe. Feito isso vc deverá analizar o acorde que está sendo usado como base pra vc aplicar o Modo. Este acorde é composto por notas e o Modo mais interessante pra ser aplicado sobre ele é aquele que contenha estas notas.
    Valeu!!!

    Teimoso
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Teimoso
    · votar


    Penta_Blues
    Deji
    Nick_Oliveri_Guitar

    A coisa é mais complicada do que pensei.

    Valeu pela atenção. Obrigado.

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Teimoso
    Cara, não desanime! O fato de ser complicado não significa que não seja possível entender, assimilar e aprender. Aliás, se vc levar a sério Música, não tem como evitar o assunto.
    Mãos à obra, bons estudos e seja "teimoso"...rs
    Valeu!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Teimoso

    Kara entendi o seu caso.

    Vc tem C lídio (escala de DÓ lídio), o que tem como Jônio o G (escala de SOL jônio - só usa o FA# na escala).

    Os acordes que vc irá usar um C lídio serão os mesmos de G jônio, ou seja:

    Escala G jônio:
    sol, lá, si, do, ré, mi, fa#.

    Acordes G jônio (campo harmônico):
    - Tríades: G (sol si ré), Am (la do mi), Bm (si ré fa#), C (do mi sol), D (ré fa# la), Em (mi sol si) e F#dim (fa# la do)
    - Tétrades: G7M (sol si ré fa#), Am7 (la do mi sol), Bm7 (si ré fa# la), C7M (do mi sol si), D7 (ré fa# la do), Em7 (mi sol si ré) e F#meio dim (fa# la do mi)

    Logo C lídio:
    - Tríades: C (do mi sol), D (ré fa# la), Em (mi sol si) e F#dim (fa# la do), G (sol si ré), Am (la do mi), Bm (si ré fa#)
    - Tétrades: C7M (do mi sol si), D7 (ré fa# la do), Em7 (mi sol si ré) e F#meio dim (fa# la do mi), G7M (sol si ré fa#), Am7 (la do mi sol), Bm7 (si ré fa# la)

    Abraços

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    Fernando de almeida
    Cara, não é bem assim. Não existe Campo Harmônico de C Lídio nem de G Jônio.
    Analise da seguinte forma: Campo Harmônico Maior na Escala de G ou Campo Harmônico de G Maior
    Por que?
    Porque G Jonio, A Dórico, B Frigio, C Lidio, D Mixolídio, E Eólio e F# Lócrio possuem todos as mesmas notas da Escala Maior de G porque são os Modos da Escala Maior de G, e se possuem as mesmas notas obviamente formarão os mesmos acordes. O Campo Harmônico é um só porque Modo não forma acorde mas a escala sim...
    Valeu!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Penta_Blues

    O Campo Harmônico é um só porque Modo não forma acorde mas a escala sim...

    Exato, por isso que eu escrevi os mesmos acordes tanto onde está escrito G jônio e C lídio, só mudei os mesmos acordes de posição, desse jeito facilita o entendimento.

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    Fernando de almeida
    Sei que sua intenção foi boa, mas acho que confunde mais do que esclarece por dar a impressão que se formam acordes a partir dos Modos, o que não seria correto.
    Acho importante frisar que Campo Harmonico se forma com Escala num determinado tom e que os Modos derivados deste tom podem ser usados com seus acordes.
    E, o mais importante para este topico, que o nosso amigo Teimoso perceba que não se pensa em aplicar acordes para uma determinada Escala ou Modo (tipo "onde eu uso tal escala") mas sim pensar qual Escala ou Modo se aplica num determinado acorde, porque quando se compõe, pelo menos eu faço assim, vc começa com uma melodia ou riff pra depois fazer o solo, que nada mais é que uma Escala ou Modo aplicado sobre um determinado acorde daquela melodia.
    Valeu!!!

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Deji
    o Lidio é um modo da escala maior que não gera Campo Harmonico
    po cara, me adimiro de ti falando isso
    qualquer escala pode gerar um campo harmonico, até mesmo a diminuta e simetricas em geral

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Teimoso
    pra te esclarecer as ideias...
    Essa "coisa" de formar campos harmonicos vem da harmonia tradicional e funcional. Nelas, principalmente na Harmonia Funcional tu trabalha com o movimento de tensao e repouso, com os acordes dominantes, subdominantes e tônicas. O que acontece entao, para tu fazer um campo harmonico de C lidio, como no seu exemplo, é só ir sobrepondo terças diatônicas (nao entendeu? nao dá nada, nao é isso q vim explicar mesmo hehe, mas o q tu fez estava certo, é a mesma ideia). É muuuuito comum, dentro do campo harmonico de tal escala, o V ser um acorde X7 (maior com setima menor). Veja que puramente fazendo montagem do campo harmonico de Lidio nao temos um V7, e sim um V7M... e esse nao gera tensao, portanto nao é um acorde dominante. sem um acorde dominante no V inevitavelmente será dificil fazeres uma musica, com uma cadencia de acordes, q mesmo estando todos os acordes pertencentes a C lidio, soar como o modo lidio deve soar. No caso de usar os acordes do C lidio, inevitavelmente a sonoridade seja G maior (jonio).
    Vamos fazer um enjambre entao... poe um V7 ai, um G7... agora brinca com os acordes formados pelo C lidio, só q com o G7, para resolver no C7M(#11)... isso foi só um exemplo... agora sim, tem um sabor de C lidio, e nao de G maior

    Mas é o seguinte, os modos gregos nao foram feitos pra "funcionar" assim, a gente q quer tirar um som mais "moderno" é q fazemos eles funcionarem assim. Eles funcionam melhor dentro da Harmonia Modal, q tem regras para q uma progressoes de acordes soe lidio
    na harmonia modal tem-se notas evitadas... notas caracteristicas, nao resolução do tritono, cadencias caracteristicas...

    é, acho q é isso
    sem mais palavras por agora

    Digao
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Teimoso

    resumindo tudo....

    nao confunda harmonia funcional com modal...

    funcional tem tritono... tensao e relaxamento... preparacao...

    modal é baseada em determinados intervalos q dao determinados efeitos... (os modos :D)...

    é isso... uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... elas podem se misturar numa musica... mas sao bichos diferentes...

    Vc nao tem apenas q decorar o campo harmonico... tem q entender o pq dele ser "harmonico" isto é, dele soar bem...

    Michel Top
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Teimoso
    para caracterizar um grau, no caso o lidio temos q ver os seguintes detalhes.... qual eh a nota que caracteriza o grau lidio?????? ele eh exatamente o grau jonio somente com a 4ª aum correto???? entao a nota q caracteriza o lidio eh a 4ª aum. Entao uma musica que conste o G7+ na teoria poderia usar Jonio ou lidio, mas como a nota que caracteriza o lidio eh a 4ª aum., o legal seria usar acorde G7+11aum.... ai sim vc eh obrigado usar o lidio, e dai viria a sonoridade do lidio... quanto a cadencias, subdominante e dominante, está correta a sua analize.... pensando no C lidio como tonica, realmente está correta a sua analize.... existem varias formas de pensar sobre isso.... mas se pensarmos q C lidio eh o 4ª grau de G. sempre teremos o G como referencia, e isso nao eh legal q aconteça... eh bom nao misturar as coisas, e pensar em cada grau como um C.H diferente.... so assim vc conseguirá sentir a sonoridade certa de cada grau... abraços!!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06
    · votar


    Bom dia!!!

    Extrapolation
    qualquer escala pode gerar um campo harmonico, até mesmo a diminuta e simetricas em geral
    Escala, não Modo, meu camarada!
    O Modo, qualquer que seja, tem exatamente as memas notas da sua Tonalidade, então formará exatamente os mesmos acordes. Já que são os mesmo, estes acabam pertencendo à tonalidade não ao Modo. Por isso digo que Modo nenhum forma acorde ou seu Campo Harmônico e sim sua Escala.
    Valeu!!!

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Penta_Blues
    leia de novo o q eu escrevi e perceberás q escala e modo sao dois nomes diferentes para caracterizar a mesma coisa
    Se tu nao acredita na minha palavra, talvez acredites nas palavras do Flávio Goulart de Andrade, um grande professor de musica que estuda tudo na fonte
    tem a comunidade dele no orkut tb, logo logo ele lançará um livro tb, outro na verdade. dá um "bisum" lá

    e bom dia nada, é boa tarde q eu já alomocei hehehe

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    Extrapolation
    Cara, sua palavra não tem menos credibilidade pra mim do que a do Flávio Goulart de Andrade só porque ele é um professor famoso.
    Se vc considerar a definição pura e simples de Escala como sendo uma sequência de notas separadas por determinados intervalos, realmente qualquer coisa é Escala. Acontece que os estudiosos resolveram denominar uma certa sequência construída a partir de uma Escala como sendo Modo justamente pra não dar a esta sequência o mesmo sentido de Escala...
    Vou repetir o que eu disse: Se um Modo possui exatamente as mesmas notas que sua Escala ele construirá exatamente os mesmos acordes. Ora, se estes acordes existem num Campo Harmônico de uma determinada tonalidade, eles serão acordes do Campo Harmônico da Escala desta tonalidade e não do Modo, independentemente de ser possível construir acordes com os Modos.
    Ex. bem simples:
    Acordes: C, Dm, Em, F, G, Am, Bm(b5) - Campo Harmonico de C Jonio, certo?
    Acordes: Dm, Em, F, G, Am, Bm(b5), C - Campo Harmonico de D Dório, certo?
    Acordes: Em, F, G, Am, Bm(b5), C, Dm - Campo Harmonico de E Frigio, certo?
    Errado. Todos são um Campo Harmônico só. O de C Maior...
    Os modos só existem quando vc der "intenção" de Modos sobre uma determinada Harmonia. enquanto não houver isso, Modos serão sempre a mesma escala começada por outra nota que não a tônica...
    Valeu!!!

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Penta_Blues
    Acordes: C, Dm, Em, F, G, Am, Bm(b5) - Campo Harmonico de C Jonio, certo?
    Acordes: Dm, Em, F, G, Am, Bm(b5), C - Campo Harmonico de D Dório, certo?
    Acordes: Em, F, G, Am, Bm(b5), C, Dm - Campo Harmonico de E Frigio, certo?
    Errado. Todos são um Campo Harmônico só. O de C Maior...


    eu disse isso, mas agora le o exemplo "enjambrado" q eu dei

    Acontece que os estudiosos resolveram denominar uma certa sequência construída a partir de uma Escala como sendo Modo justamente pra não dar a esta sequência o mesmo sentido de Escala...
    e nao entendi o q tu quis dizer com isso

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    Extrapolation
    Tá com paciência pra ler?...rs
    Então vamos lá...
    Há muito tempo atrás (me lembro que eu ainda tinha cabelo nessa época...rs), na antiga Grécia, as Escalas eram nominadas segundo os povos mais importantes da época, daí surgirem Escalas como Dórica, Frígia, Lídia, etc., que eram escritas na forma descendente, a partir de uma determinada nota.
    Por algum motivo desconhecido, durante a Idade Média, estas Escalas foram modificadas no sentido de sua construção (que passou a ser ascendente) e na sua nota de partida, recebendo assim o nome de Modo. Assim, a antiga Escala Dórica com as mudanças se tornou Modo Dórico, a Escala Frígia se tornou Modo Frígio, e assim por diante.
    A partir do século XVI a forma polifônica de se fazer música provocou uma grande ruptura no Sistema Modal devido à sua complexidade. Com isso Escalas e Modos passaram a ser utilizados de forma diferente em sua aplicação. A tônica de uma Escala passou a ser o "centro tonal" da música e essa (a Escala) passou a determinar a Harmonia, enquanto o Modo a expressar as variações melódicas.
    Concluindo, digo que o Modo só existe a partir da "intenção" que se quer dar a ele por causa do próprio funcionamento dos Modos, ou seja, eles só diferem da Escala de que foram derivados se vc estiver tocando sobre o acorde correspondente ao Grau que gerou o Modo ou sobre uma progressão baseada neste acorde, e utilizando o Grau do Modo como tônica.
    Valeu!!!

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Penta_Blues
    Por algum motivo desconhecido, durante a Idade Média, estas Escalas foram modificadas no sentido de sua construção (que passou a ser ascendente) e na sua nota de partida, recebendo assim o nome de Modo. Assim, a antiga Escala Dórica com as mudanças se tornou Modo Dórico, a Escala Frígia se tornou Modo Frígio, e assim por diante.
    até aqui é pura historia, aconteceu, é fato, e modo ainda é uma escala
    a partir disso o q tu citou é convenção
    eu nao sei qual é o teu estilo. convençoes servem muito bem para academicistas, eruditos e afins. convenções só servem para serem quebradas pela musica moderna, só isso.
    olha de novo o meu exemplo lá cara, nao tem convenção, só macetes. Se eu utilizasse convenções nao teria dado aquele exemplo
    Tu deve pensar tb q pra se fazer uma progressao em harmonia modal tem q se pensar em contraponto... funciona, mas já nao é a unica forma

    pensando bem, na real eu nao deveria ter dado aquele exmplo e falado aquilo q falei no primeiro post, pq pra se ter pensamentos assim primeiro tem q se conhecer isso tudo q tu ta falando... eu pulei essa parte toda na minha explicação hehe assim o carinha q perguntou vai ficar na duvida

    falo ae

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06
    · votar


    Boa noite!!!

    Extrapolation
    até aqui é pura historia, aconteceu, é fato, e modo ainda é uma escala
    a partir disso o q tu citou é convenção

    Contra fatos, não há argumentos...
    Não tenho a mínima pretenção de parecer "pedante" pois não tenho tanto conhecimento pra isso, mas o que postei não é uma convenção e sim um fundamento da música moderna. Modo pode até se enquadrar na definição de Escala, mas não é. Porém, numa coisa eu concordo contigo: convenções, conceitos, fundamentos existem para serem desafiados, pois só assim existe evolução. Em qualquer área!
    Valeu!!!

    Ops! Quase me esqueci...rs
    eu nao sei qual é o teu estilo.
    Vai uma dica... Meu nick...rs
    Sou fãzaço de Blues e, justamente um estilo que não se dá muito bem com convenções. Mas, certamente, possui fundamentos...
    Grande abraço!

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Penta_Blues
    po cara, hehe enquanto nós estavamos aqui discutindo sobre o assunto (discussão saudavel), na comunidade dele, o Flavio estava escrevendo isso:
    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=7490390&tid=2486324868660567163 &start=1
    olha ae se tiveres orkut

    penta_blues... dá pra desconfiar, mas vá q seja um nick velho e tu estejas em ourta praia já? hehe
    o meu tb, extrapolation foi o primeiro disco solo do John McLaughlin, naquela epoca de surgimento do fusion, meio free jazz ainda

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    Extrapolation
    Cara, foi muito legal a gente "discutir" desta maneira tão respeitosa. Acho que todos nós pudemos aprender e certamente, depois disso, sei que aprendi mais do que tinha aprendido e que contribuimos de maneira muito salutar para o tópico.
    Infelizmente não tenho Orkut, mas assim que puder vou ler a matéria do nosso amigo Flávio.
    Obrigado mesmo por dividir seu conhecimento conosco, meu camarada!
    Valeu!!!

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Penta_Blues
    assim q é massa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Utilização dos Modo Gregos! - Duvida.