Quero prestar faculdade de música! o que devo estudar?

    Autor Mensagem
    vguitar
    Veterano
    # jul/06


    Olá.. sou guitarrista e violonista.. pretendo prestar faculdade de musica.. Unesp, Usc, Ufscar, Unicamp, Uel.. etc...
    mas nao sei por onde começar.. q material usar? o q cai??
    vi algumas provas.. cai bastante sobre periodos historicos e caracteristicas de compositores classicos. Alguem ai pode me ajuda??

    silvio_rp
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu sou de Ribeirão Preto onde a USP da o curso de Música alguns professores do curso dao aulas para os vestibulandos abordando mais ou menos o que cai em relação à musica e indicando literatura para leitura. Acho que voce deveria tentar se informar nas universidades qual sera a abordagem musical e teórica. Procure se informar da parte histórica tambem.

    PS: Na usp Ribeirao normalmente as salas de musica nao atingem o numero de alunos maximo pois a maioria fica na prova de aptidao e entrevista. Eles nao querem pessoas que toquem guitarra e nem que querem tocar rock. Eles querem pessoas na área Erudita. Uma dica para nao citar na entrevista. Um amigo meu ficou na entrevista porque queria tocar guitarra la e passou no conservatório de Tatuí (melhor escola de música da America Latina) em primeiro.

    Belloni
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bom.... na Ufrgs aqui do RS, você faz duas provas, a teorica e a pratica, e se passar nas duas, presta o vestibular normal.

    A teorica é relativamente fácil, mas esquece tudo o que tu aprendeu de guitarra em relaçao a modos gregos, escalas harmo-eolio, e variações rock 'n' roll.. cadencia blues... e etc. Esquece mesmo. É melhor pra ti. Cai na prova toerica bastante coisa sobre antigas escalas e modos, bastante coisa em clave de Dó, bastante coisa sobre contra-ponto... mas não é nada assusador não.

    A prova prática, aqui no sul, eles liberam uma lista no site da Ufrgs, com as peças que tu vai ter que tocar pra uma banca de professores. São permitidos pequenos erros, em pequenas quantidades. Por exemplo, na prova de 2005 tinha lá pra escolher Fernando Sor, Leo B., Bach, Villa Lobos... Cada um deles com 3 peças, movimentos, músicas diferentes.. você pode na hora de tocar para a banca, tocar qualquer uma das que estavam listadas. Num total de 3 músicas que tu tem que tocar.

    E também mostrar 2 escalas (que eles pedem na hora pra tu tocar) de acordo com um compositor que já foi anunciado anteriormente também.

    Depois tem a prova de leitura a primeira vista... sem encostar no instrumento, tu pode estudar a partitura (que é também relativamente fácil) por 1 minuto. Depois tu tem que tocar.. claro.. pode dar uns errinhos.. mas não pode comprometer a música.. o importante é mostrar que tu sabe ler partitura.. e não parar no meio.

    Tem a prova do solfejo (essa dizem que é a mais foda)... um dos professores te da uma partitura simplezinha, e tu tem que cantar as notas no tom, tempo, e andamento certo. Essa prova geralmente tira muita gente hehe. As vezes ela toca no piano algo.. pede pra tu identificar o acorde.. e depois pede para tu cantar a terça, ou a quinta do acorde.

    Depois tem a prova do piano... um dos professores toca uma musiquinha no piano... e eles te dão se não me engano, 5 partituras, e tu tem que mostrar qual delas é a que foi tocada.

    Parece um bicho de sete cabeças mas não é (talvez umas 4 ou 5 cabeças só...)... se tu largar a guitarra e se dedicar ao violão por uns 8 meses... pra perder a postura de guitarrista, e desenvolver o raciocinio voltado pro violão as coisas ficam bem mais claras.

    Abraço!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Belloni
    Falou tudo.

    StoneColdDead
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    vguitar
    cara tenta olha no site da universidade q deve te +- o q eh cobrado

    mas em geral tem prova de solfejo, leitura a primeira vista(com partitura logico ¬¬), transcriçao, toca alguma peça, e talvez tenha q mostar uma composiço propria...
    essas sao as audiçoes e tal

    na prova escrita acho q eh mais historia da musica, analize harmonica, simbolos das partituras, coisas teoricas sobre escalas, contraponto, conduçao de vozes, compasos etc

    em ultima caso tenta pega um livro bem completo sobre teoria, e ve o q vc nem sabe....

    Belloni
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Talvez quando tu tiver vontade, pode criar um tópico com a matéria na integra.. agente não ia reclamar não! Heheheh

    Abraços!

    128556
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    mto conservador essas faculdades de musicas.. se tu curte um rock tem que pensar demais se quer mesmo fazer o curso

    StoneColdDead
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: StoneColdDead
    · votar


    128556
    nem tanto cara, depende da faculdade tbm... am geral acho q as federais sao mais conservadoras mesmo...mas mesmo tu aprende mto independente do estilo.... e na particular q tem aqui tem uma galera q faz e curte rock...e eles estudam desde erudita ateh jazz/fuison...meu amigo falo q ateh frank zappa tem hwuiahnwuiawh

    vguitar
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    silvio_rp
    Belloni
    StoneColdDead
    jova

    Obrigado a todos vcs! me ajudaram bastante :D vou começar a estudar..rsrsrs..

    sou guitarrista e violonista.. mas explico q gosto mto de musica classica, toco inumeras peças de bach na guitarra e no violao.. leio partitura..
    talvez eu nao queira abandonar o rock para tocar musica classica.. mas tenho interesse em ter um diploma de maestro ou de licenciatura em musica em meu curriculum.. sei q hoje o mercado da musica eh mto exigente.. e akeles q soh se limitam em ser cover d satriani, malmsteen e vai estao ficando pra tras. um abraço a todos

    Shining Guitar
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bom cara, eu recomendo as pagas FASM, FAAM, etc......
    usp eles querem quem seja exclusivamente da area erudita porem lá vc num aprende nd, falta professor estrutura etc.

    pro vestibu é bom vc entender teoria e um pouco de harmonia, ditados ritmicos a duas vozes com compassos simples, compostos e quialteras, ditados melódicos de triades e escalas.

    e vc tem que tocar umas peças que a facul pede

    http://www.fasm.edu.br/
    http://www.faam.edu.br/
    http://www.fmcg.edu.br/

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Quero prestar faculdade de música! o que devo estudar?