Regulagem do VOLUME da guitarra

    Autor Mensagem
    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: THE GUITAR MAN


    Olá pessoal, seguinte, peço a ajuda de vocês:

    estamos com um uma divergência de opniões na banda e talvez seja um problema atual, ou um dia representou um problema para alguns de vocês.

    Seguinte, eu toco guitarra, faço base e solo, nos ensaios eu sempre deixo o volume no 5 do meu Laney TFX-3 e os 2 potenciometros de volume da minha epiphone LP no máximo, na maioria das vezes utilizo na base os 2 humbuckers ativados, no solo, eu ativo o cap do braço pra dar mais corpo e caps da ponte em alguns solos tb, porém na maioria das vezes toco com os 2 caps ativados.

    Neste último ensaio, pediram pra eu diminuir o volume da guita, baixei do 5 para o volume 4 no laney, aí o vocal (que faz algumas frases na guitarra junto pra dar uma preenchida) falou que nao me ouvia, voltei ao volume 5 do laney, logo após tocar outra música, o batera falou q estava alto, isso pq eu fiz uns acordes no intervalo de uma música para outra, (na minha opinião, é claro q parece estar alto mesmo, pois ninguem estava tocando junto, era um intevalo e eu estava brincando com a guita), aí eu falei que não estava e mesmo pq ficar nessa papagaiada de aumeta, abaixa, aumenta, abaixa, é um KCT né?, como a musica seguinte era uma musica com uma pegada muito mais rock´n roll que a anterior, eu discordei logo de cara, pois existe uma diferença entre VOLUME alto e PESO (guitarra clean para uma guitarra com distorção, sem mexer no potenciometro de volume do ampli ou da guita), aí pra evitar falação, eu diminui o volume novamente para o nº 4 do laney, só que ninguém viu que eu acionei o BOOST do meu set que aumenta consideravelmente o volume da guita (PS. eu só uso BOOST para solos, porém nesse caso eu fiz questão de usar ele acionado na música inteira e abafando as bases e riffs para dar akele toque de som pesado)

    Bom, pra concluir, logo após tocarmos a música, eu perguntei se tinha ficado bom assim com este volume!!!! e todos foram unânimes em responder que SIM, aí fiquei realmente sem saber o que fazer pois com o BOOST acionado, o volume da guita mesmo estando 1 grau a menos no laney, acabou ficando mais alto do que já estava no volume 5 do laney, em resumo, seria o mesmo que tocar no volume 5,5 ou 6 do ampli. Será que o ouvidinho do povo lá tá muito sensível ou eu que estou muito barulhento, mesmo tocando no volume 5 do ampli?

    Duvidas:

    1) Eu to louco e não estou sabendo regular a guita???? (PS. tenho tocado com esse volume e mesma configuração de pedais pelo menos em 3 a 4 ensaios da banda e nada de criticas sobre o volume.

    2) O baixista (meu irmão) falou que eu devo regular sempre no meio das música os potenciometros de volume da minha Les Paul, tipo, faz umas bases com um volume X depois outra frase com volume Y, como muitos guitarristas fazem por aí. (eu disse que prefiro simplesmente regular esse lance de volume somente pelo Boost tão somente na hora de solar e que as bases eu controlo na intensidade da palhetada, bases abafadas para rock´n roll, essas coisas de guitarrista mesmo...) Um detalhe que é bom frisar, eu tenho utilizado na maioria das musicas os 2 caps da minha Les Paul, portanto, se for ficar controlando o volume no meio das musicas pelos potenciometros da guita eu teria q mexer nos 2 potenciometros, ou senão, abaixar o volume somente de um potenciometro, mudaria o timbre da guita, pois um pickup mais agudo ou mais grave ficaria mais aparente na música. E ai? me dêem uma luz nisso aqui senão eu piro de vez!!!!

    3) Devo trocar de instrumento pq falei muita bosta ou eu faço o que?

    Aliás, fiz uma busca geral sobre o assunto e achei um post muito interessante que me parece ser bastante coerente, é sobre uma dúvida apenas semelhante ao meu, mas o meu está bem específico mesmo. Vou ver se consigo aplicar esta sistemática no próximo ensaio:

    caíto
    Veterano # Enviado: 19/abr/03 04:26

    O negócio é você ajustar os equipamentos em conjunto... o bass de acordo com a batera, e depois a guita de acordo com os dois, e o vocal em função do instrumental...

    4) Isso procede?

    Desculpem a Bíblia descrita aqui, mas só explicando nos mínimos detalhes para entender o enredo da nossa problemáticai...

    Grande abraço a todos e não esqueçam de opinar!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    THE GUITAR MAN
    Cara, essa pergunta é um tanto difícil de ser respondida pois os fatores envolvidos são muitos, mas posso dar algumas sugestões: Procure posicionar os amps de modo que todos ouçam à todos e reproduzindo o mais fielmente possível o posicionamento que vcs teriam no palco. Estude bem as frequencias de cada instrumento para evitar superposições; isso é muito importante no caso de 2 guitarras e/ou teclado. Procure convidar um amigo mais experiente para assistir aos ensaios de modo que ele possa opinar sobre volumes e timbres. Procurem tocar o mais baixo possível, pois volumes muito altos prejudicam percepção do som da banda como um todo e a dinâmica de execução. Use seu booster nos solos, mas certifique-se de que o volume adicionado não seja nem pouco nem muito.
    Abç

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tô com o Bertola.
    Os fatores envolvidos são muitos, principalmente porque o som da sala de ensaio é um e quando forem tocar ao vivo será outro!
    Já aconteceu com uma antiga banda minha que na sala de estúdio o som ficava ótimo. Todo mundo se ouvia. Aí, no dia em que fomos tocar no palco de um bar, eu simplesmente não ouvia NADA da guitarra do outro guitarrista (cada um ficou de um lado do palco). E ele não ouvia nada da minha. Tocamos o show inteiro sem saber o que o outro estava tocando. Eu me baseei só no baixo (a caixa de baixo estava atrás de mim) e na bateria. Teclado também não ouvi direito. Então é complicado.
    Também ficou claro nesse dia de show que aquela caixa Wattsom do outro guitarrista que parecia alta pra caramba dentro de uma sala (e era grande pra caramba em comparação com o meu Peaveyzinho) não rendia NADA ao vivo.

    Uma outra coisa (uma sugestão):
    Eu usava o pedal de expressão da minha GT-5 como pedal de volume. Eu programava ele pra ser 50% do volume em "repouso" e 100% quando apertado até o fim. Dessa forma eu podia controlar bem quando sentia que estava muito alto ou quando minha guitarra estava sumida.
    E assim era fácil pra mim, controlar isso no pé.

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: THE GUITAR MAN
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Led_Zeppelin

    Pois é, EU já fiz 2 mudanças na sala, que desta vez está bem melhor do que todas as outras vezes, porém, na sala onde tocamos um ampli fica virado de frente para o outro músico, mas a questão da equalização do som já havia sido sanada pois na banda tinha um guitarrista bem barulhento que não tinha as "manha" das palhetadas e tudo qto era som parecia soar da mesma forma, a mesma batida, mas como ficou no entanto somente eu na guita (o vocal faz uns acordes qdo eu entro no solo) todo mundo tinha até curtido a sonoridade mais amena, antes a gente exagerava no volume pq parecia "guerra" pra ver quem tocava mais alto, qto ao volume do BOOST eu já deixei num volume pouca coisa mais alto que o normal, para que não prejudique a banda, desde então não mexi mais em volume de nada. Será que não seria um pouco de encanação pois estávamos utilizando tal equalização igual para os demais ensaios. PS. não gosto de barulheira não, mas o sobe e desce volume daki e dali é um saco. Deve ser satanás mexendo nos potenciometros e knobs dos nossos aparatos do mal!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    THE GUITAR MAN
    Cara, satanás mora nos equipos de som, que misteriosamente de um dia para o outro estão de jeitos diferentes, eh,eh,eh,eh....
    Faça como eu disse, convide alguém de fora e experiente para ouvir sua banda e dar as opiniões necessárias. No mais, paciência.
    Abç

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk. pode cre, paciência é a alma do negócio

    Gde abraço meu brother

    Obrigado!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Esse assunto é realmente polêmico e contraditório.

    Já toquei em muitas bandas mais "amadoras" e mais "profissionais".

    Mas uma coisa eu percebi bem e se eu generalizar posso até cometer um erro, mas vá-lá:

    Quanto melhor o guitarrista, menos você escuta a guitarra na banda. Pode parecer parodoxal mas é isso mesmo.

    Quando vou a um ensaio e escuto a guitarra num som altíssimo e num timbre horrível, com certeza é o primeiro sinal que o guitarrista não é um músico experiente.

    Aliás o segredo é todo mundo soar homogêneo. Nenhum instrumento deve ser mais alto que outro.

    Talvez somente o baixo tenha que ter um leve destaque pois o ouvido humano não escuta tão bem frequências baixas.

    Mas o mais comum em 95% das bandas é guitarra destacada, sem noção de volume e bateria atrás, tentando aparecer também...

    Pedal de Expressão é usado para destacar solo e apenas isso. Aqueles acordes altíssimos no meio da música que cobre tudo é barulho e não música.

    Teclado e baixo não se escuta e vocal é um som embolado que nem a língua em que música está sendo cantada dá pra perceber direito...

    Bom senso é sempre fundamental. E muitas vezes falta num ensaio.

    Realmente quanto mais baixo toca a banda, mais qualidade musical dá para ser trabalho.

    Espero que os guitarristas não fiquem putos comigo. Estou falando isso numa boa.

    Agora, qualidade de instrumentos e amplificadores também tem grande parcela de culpa nessa história. Mas isso é mais um motivo para se tocar baixo.

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Maurício_Expressão

    Man, é exatamente isso oq ue eu estou propondo e já aplicando na banda, automaticamente qdo saiu o outro guitarrista eu já avisei que teria mudanças no som da banda e que não estranhássem que talvez acostumados a barulheira das palhetadas descontroladas do meu amigo e ex-guitarrista da banda, agora eu consigo reproduzir algumas palhetadas mais fiéis das bandas que estamos tocando (no caso de covers) eu adoro o som do BASS mais propagado, linha de baixo eu acho bem legal em destaque, claro que de conformidade com os demais. A propósito, qual instrumento vc toca? acho que pelo visto é baixista....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Assino embaixo.
    Abç

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Bom, o intuito mesmo era tentar desmistificar esse aumenta o som, abaixa o som, para cada música, mas os toques de todos foram muito coerentes, no próximo ensaio, vamos antes de mais nada fazer uma equalização seguindo uma regra de volume:

    1) BAIXO + BATERA
    2) DEPOIS GUITARRAS
    3) POR ÚLTIMO O VOCAL

    Vamos ver no que dá e farei questão de postar aqui os resultados!

    Xô satanás!

    Abçs

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    THE GUITAR MAN

    Valeu. Eu sou baixista mesmo.

    Abraços.

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Maurício_Expressão

    legal man!
    obrigado pela opinião, aliás, não concordo muito com o que vc disse em relação ao som da guitarra, aliás, acho q isso é muito genérico, tem som mais pesado que som de guitarra com certeza vai soar muito mais forte, que o BASS, já em outros casos, como tem em várias músicas que minha banda toca, eu apenas dou umas palhetadas e deixo o som rolar, enquanto o baixo desliza em suas escalas...

    Mas é isso aí, amanhã estarei indo num estudío de um amigo meu NIMBUS e eu passei essa problemática a ele, ele quer dar uma olhada aqui no lugar aqui em casa onde eu disponibilizo somente pra isso, uma coisa importante que ele me passou no email e que não tinha pensado é que o baixsta mudou seu lugar de tocar, antes, ele ficava ao lado da bateria e seu ampli ficava de frente pra ele e da batera, agora o BASSMAN está do meu lado e transferiu seu ampli novo pra frente do meu, em outro ladr da parede, consequentemente o BASSMAN ficou do lado no meu ampli, pode ser que tenha estranhado o volume da minha guita por isso tb não acha?

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    THE GUITAR MAN
    Cara, sobre o que vc falou de tocar ao vivo, que vc naum ouvia nd do outro guitar, o legal é, se vc tiver dois amplificadores, é claro, é q um ampli seu, fique do lado do palco onde o outro guitar está, e o outro ampli como retorno pra vc. Seja cauteloso para que o seu ampli fique mais alto que o dele que estará perto de vc

    Sobre os ensaios, a posição dos amplis é importantíssima, seria legal o baixo ficar mais ao fundo da sala e perto do batera, pra que todos possam ouvir, as guitarras eu aconselharia deixar mais pra frente porém nas laterais, e o vocal bem no centro (claro que os retornos estarão na frente de cada músico)

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: THE GUITAR MAN
    · votar


    Fabio Giavoni

    Cara, sobre o que vc falou de tocar ao vivo, que vc naum ouvia nd do outro guitar,

    Beleza irmão, porém, quem relatou foi o amigo Led Zepelin

    Sobre os ensaios, a posição dos amplis é importantíssima, seria legal o baixo ficar mais ao fundo da sala e perto do batera, pra que todos possam ouvir, as guitarras eu aconselharia deixar mais pra frente porém nas laterais, e o vocal bem no centro (claro que os retornos estarão na frente de cada músico)

    Então bixo, acho que foi isso mesmo que foi estranhado no ensaio passado, pois antes o baixista ficava na posição ao lado da batera, e seu ampli posicionado na frente da sala e de frente pra ele, no entanto, neste último ensaio, ele resolveu mudar de lugar (tanto ele qto seu ampli novo) colocou seu ampli do lado dele (no chão) fico de frente pra mim, e assim sendo o meu ampli ficou bem na direção dele, eu coloco um calço no meu ampli pra que o som se propague pra cima, cerca de 20º (20 graus pra cima) eu o coloco do meu lado, meio virado pra mim (entendeu?) deixamos o centro da sala meio desocupado pq a sala não é grande e meus cabos estavam detonando de tanto pisarem neles, muitas vezes mordidos pelos pézinhos das cadeiras, etc... Será que não estranharam pelo fato de ter mudado a posição do ampli e do BASSMAN? o volume desde que o outro guitarrista saiu foi sempre no 4,5 a 5 do laney.... O Bertola falou que é satanás, mas acredito que tenha um jeito sim pra resolver ou exorcisar isso, pois estava tudo bem desde então...

    Para melhor esclarecer a questão, fiz um desenho explicativo de como estamos na sala, neste ultimo ensaio, repito, antes o BASSMAN ficava ao lado da batera e seu cubo ficava ao lado do cabeçote do vocal, sendo assim, não ficava diretamente ao lado do meu ampli....

    Acesse:

    http://rapidshare.de/files/24311168/ESQUEMA_DO_ESTUDIO.bmp.html

    Abraço a todos!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    THE GUITAR MAN
    O Bertola falou que é satanás[i][/i]
    Ah,ah,ah,ah....
    Cara, aquilo foi brincadeira!
    O fato é que por uma série de razões, muitas vezes a gente deixa os controles dos amps em uma determinada posição e tocamos.... Depois desligamos o equipo, sem mexer nos controles, daí no dia seguinte, ligamos tudo e..... A p..... do amp soa diferente!!!!

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    uhauhauhai

    poutz eu já chamei um pai de santo pra zir aqui defumar os amplis da galera, tarde demais agora! rsrs

    Xô Satanás!

    Abçs

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Fabio Giavoni
    Ah... o orçamento era curto naquela época... E o bar era um ovo também... nem daria pra colocar tanta coisa naquele palquinho minúsculo.
    E a banda nem existe mais também, graças a deus. Aquelas músicas de sempre: Crazy train, Mr. Crowley, Wasting years... não aquentava mais tocar essas músicas que todo mundo toca (nada contra as bandas/músicas).

    Falaram aí que quando o guitarrista aparece muito em geral ele não é bom. Eu concordo com isso. Não quer dizer que o tal guitarrista não tenha técnica ou toque direitinho a música. Mas significa que o som da banda será irritante pra quem estiver ouvindo na platéia e ruim pra banda toda que vai ter que "competir" com o tal guitarrista. É realmente um saco isso.
    Mas já vi baixista que quer aparecer também e também é um saco porque o cara geralmente coloca todos os controles no toco e você sente seu tímpano pular pra fora da da orelha a cada nota.
    O legal é todo mundo saber a hora certa de tocar "baixo" e a de "aparecer", ou seja, na hora do solo de guitarra, por exemplo, o destaque é pro guitarrista e ponto final. O mesmo pensamento vale pros outros instrumentos.

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Crazy train, Mr. Crowley, Wasting years...
    Corrigindo: Wasted years. Mas a gente tocava também wasting love (argh! Nada contra a música, mas cansou, né?)

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: THE GUITAR MAN
    · votar


    Led_Zeppelin

    Concordo plenamente no que vc disse, sobre os ajustes de volume dos instrumentos, aliás, o tópico foi criado pelo simples fato que neste ultimo ensaio houveram críticas a respeito do volume da guitarra, eu era o primeiro a reclamar com o ex-guitarrista (base) sobre isso, porém, como um integrante da banda mudou de lugar, ele no mínimo estranhou ter ficado entre meu ampli e o ampli do outro guitarra e vocal da banda. Tá até parecendo que eu sou o barulhento da turma e que estava tocando no talo, volto a FRISAR, estamos usando a mesma configuração de volumes de sempre!!! Já olhou a disposição da banda no link q eu disponibilizei? Dê a sua sugestão em relação a isso, acho q será mais proveitoso, pois isso que vc disse eu tb concordo, acima eu disse que por exemplo em musicas trash metal, muitas vezes ouvimos muito mais as guitarras em suas bases enfurecidas e distorcidas do que o baixo, já e em musicas tipo jazz, o baixo muitas vezes se propaga mais, essa semana estou aqui só ouvindo Celso Pixinga, Jaco Pastorius, entre outras bandas e é indiscutivel isso, agora estou ouvindo AC/DC, o som das guitarras dos Young se propagam muito mais que o bass! Pelo menos é o que parece.........

    Abçs

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Fui neste mês num show que teve no Blackmoore aqui em SP de 2 bandas, uma chama-se Pedra (alguns são ex-integrantes do Lingua de Trapo, Patrulha do Espaço) e a outra banda cham-se Carro Bomba, os destaques destas duas bandas foram para os baixistas, um deles o Tigueis que foi professor do meu irmão toca pra kct, sonoridade bacana som do BASS muito bem ajustado e com linhas bem expressivas dentro dos limites, o cara do carro Bomba tb, mas qdo eles pediram para o técnico de som aumentar o volume, eu tive que me retirar da frente pq não dava pra aguentar, é péssimo isso, é algo totalmente desnecessário, o bumbo parecida bater no peito, dando murros, o som da guitarra, apesar de ser uma gibson maravilhosa, estava horrível, sei muito bem qual o limite para se tocar numa banda e que qq coisa exacerbada vai prejudicar o desempenho do conjunto.

    RESUMO DA ÓPERA - mudando de pergunta então, acho que não fui bem claro anteriormente....

    A posição do baixista está correta, conforme o esquema que ele se posicionou neste ultimo ensaio? Tem alguma outra sugestão de disposição dos integrantes da banda diante do que temos em relação a espaço físico?

    Muito obrigado pelos comentários.

    http://rapidshare.de/files/24311168/ESQUEMA_DO_ESTUDIO.bmp.html

    Abçs

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    THE GUITAR MAN
    opa...

    Eu vi o desenho agora...

    Eu gostei da sugestão do Fabio Giavoni:
    O baixo mais atrás. a guitarras na frente e o vocalista no lugar onde tá o baixista no seu desenho.
    Então, acho que a mudança é simples, você trocaria basicamente então o cubo de baixo + o baixista pelo vocalista + o cubo de guitarra dele.
    O vocalista vai ouvir melhor a sua guitarra e o baterista vai ouvir melhor o baixo, que eu acho importante pro baterista.

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    uma chama-se Pedra
    Conheço. São bons.

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Led_Zeppelin

    você trocaria basicamente então o cubo de baixo + o baixista pelo vocalista + o cubo de guitarra dele.

    BACANA brother, essa configuração estava quase o que era antes, que alias eu havia sugerido aos integrantes.

    Acho q vai ficar legal, faremos isso no próximo ensaio!

    Deseje-nos sorte, caso contrário, já estarei de trezoitão na cinta! kkkkk!

    Gde abraço e obrigado!

    janick
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Volume para mim é um complemento do tone. Como controlador de volume prefiro pedal de volume que não altera o timbre do sinal. Pequenas mudanças no Knob de volume da GUITARRA causam modificações muito legais no som. Desde que comecei a explorar essa parte melhor, meu som vem saindo muito melhor, tenho muito mais controle dele.

    janick
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Sim, Também serve para regular volume para mim, mas não como se fosse o controle principal de volume do Set( O "Master" do Set é o Amplificador ).

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    janick
    Como controlador de volume prefiro pedal de volume que não altera o timbre do sinal.

    É exatamente isso que eu acho e faço!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Pô os caras do Pedra são meus amigos e muiiiito bons. Normalmente o som no Blackmore para PA é bem feito.

    TROPESSO
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    THE GUITAR MAN

    ja olha aquele negosinho escrito: ON OFF...........
    aé ec é pa liga e desliga...... desculpe ñ posso ajuda
    hehehehaahahehehehehehehehahahe XDXDXDXDXDXD

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Pô os caras do Pedra são meus amigos e muiiiito bons. Normalmente o som no Blackmore para PA é bem feito.

    Pois é os caras tocam bem e acima de tudo enfatizam o rock brasileiro com suas letras cantadas em português, o Tigueis era professor do meu irmao.

    Em relação ao som, estava ótimo, o Pedra tocou e estava uma maravilha, aí uns cabeludo tudo breaco e empolgado no som da banda dos amigos, falaram pra aumentar tudo, sei lá, antes disso estava todo mundo em frente ao palco, depois que aumentaram o som, ficaram meia duxia de cabeludo e nada mais, ficou péssimo!!!!!

    Vc conhece ou ouviu o som do Carro Bomba? vale a pena tb o baixista toca muuuuuito, estilo agressivo, linhas quentes e bem trabalhadas, tipo solo em baixo direto, não se ouve trastejar e muito menos erro de notas, não conhecia estes caras, curti!

    Abraço!

    aendereng
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: aendereng
    · votar


    Tópico movido para outro post.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem do VOLUME da guitarra