RACKS, help..(ja usei busca)

    Autor Mensagem
    studio33
    Veterano
    # jun/06


    galera
    fiz uma busca bem sucedida aqui no forum

    mas
    fiquei com algumas duvidas

    bom vamos la

    RACKS = produzem efeitos , como se fossem pedais???

    RACKS = sao controlados por uma controladora midi ???


    RACKS= existem racks só de efeitos , ou existe tambem de distorcao ????


    RACKS = sao melhores que pedais analogicos???


    vlw galera

    espero que alguem me ajudde

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    studio33
    RACKS = produzem efeitos , como se fossem pedais???
    Alguns, pq existem racks de eq, pre-amp, power-amp, wah-wah (oO, o petrucci usa). Não seria bem como se fosse pedais, pq no rack vc faz patchs, semelhantes a pedaleiras.

    RACKS = sao controlados por uma controladora midi ???
    Alguns sim, mas outros tem controladores especificos.

    RACKS= existem racks só de efeitos , ou existe tambem de distorcao ????
    Existe de Equalização, Afinador, Wah-Wah, Pre Amp (valvulado ou não) Power Amp (valvulado ou não). Esses dois ultimos gerariam distorção. Tem também rack de simuladores de ampli como o V-Amp Pro e o POD Pro.

    RACKS = sao melhores que pedais analogicos???
    Geralmente sim, e com a vantagem de grande parte deles trabalhar por patchs, o que gera mais versatilidade e praticidade.

    Abraço!

    studio33
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Van_Lorien
    bom

    voce respondeu tudo

    agora fiquei com 1 duvida

    oq eh PRE AMP ! e eee POWER AMP

    e tipo

    esses caras ae.....(famosos)
    eles usam a distorcao do rack?
    ou do amplificador?

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    studio33

    Pre Amp: É o que "arruma" o som. Geralmente no Pre Amp ta a equalização, o controle de volume, o controle de gain, é ele que gera parte da distorção. O Pre Amp é que caracteriza boa parte do som do amplificador.

    Power Amp: É o estágio que amplifica o som e manda para os auto-falantes. É dele que depende a potência. Quando o Amplificador trabalha em altos volumes, ele satura, distorcendo o som. Quando o power é valvulado, essa saturação é muito bonita, mas quando é amplificador transistorizado, é um lixo, pq tira toda a definição do som.

    esses caras ae.....(famosos)
    eles usam a distorcao do rack?
    ou do amplificador?

    Olha, no momento eu não me recordo ninguem que use a amplificação em forma de rack, mas se eu lembrar eu digo. Os que eu me elmbro agora usam cabeçote (pre e power amp) valvulado e usam efeitos de racks e pedais.

    Abraço!

    JB_
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    studio33
    Pré amp é onde ficam os botões (volume, ganho, grave...) e o Power é a parte da amplificação do sinal que o Pré transmite, é o falante do amp. A grande maioria dos caras famosos (Vai, Satriani, Ardanuy...) usam a distorção de amplis valvulados, alguns efeitos eles usam rack e outros pedais

    tomatinho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    lembrando que um rack eh uma coisa absurdamente cara
    fora de padrao... pelo menos do meu hehe

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    tomatinho
    tem rack de efeitos da behringer por menos de 500 reais cara!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    studio33
    Encare os racks como "pedaleiras pra se colocar numa estante". Os racks costumam ser muito potentes e ter efeitos de altíssima qualidade, mas as distorções deles não superam um bom valvulado não.

    Exemplo:
    O Boss GT-Pro é a versão rack da pedaleira Boss GT-8. Tem praticamente a mesma qualidade de efeitos, mas tem 3 loops de efeito, USB, alguns parâmetros a mais e etc.

    Gasoline
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Rachmaninoff
    mas as distorções deles não superam um bom valvulado não.

    Mas, e os racks valvulados ?

    Temos o JMP-1 da Marshall, por exemplo. Tu liga essa belezinha uma potencia Mesa/Boogie 50/50 e tu tem um all-tube.
    Não tem essa de distorção de rack ser melhor ou pior.
    Aliás, não existe isso de distorção melhor ou pior. Existem sons preferidos e diferentes aplicações para cada timbre.

    GAMMOTH
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Gasoline: Não se esqueça que, por mais que o JMP-1 tenha uma válvula no preamp, ele possui um conversor Analógico/Digital para os efeitos de modulação, delay, etc...

    Ou seja, teu som valvulado torna-se digital e volta a ser analógico ao ser enviado ao ampli, como numa pedaleira digital. Essa conversão acaba matando um pouco a definição e dinâmica do som.

    Mas existem racks totalmente valvulados e analógicos sim!

    Gasoline
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    GAMMOTH
    Usei o exemplo do JMP-1, por ser o mais famoso deles.
    Mas é verdade, rola essa conversão, apesar que o som é 100% produzido por circuitos analogicos.

    A VHT tem um rack 100% all-tube, de pre-amp, não lembro o nome agora, mas dizem ser (nunca vi nem ouvi ele) um monstro. Ouvi dizer que é melhor que o Dual Rectfier, em termos de distorção, ai dá pra ter uma idéia.

    t_uriel
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    A própria Engl e a Mesa tem preamps em formato rack que não fazem conversão. Por exemplo o Formula e o Quad Pre.

    Honestamente, eu nunca sairia do meu set de racks para pegar cabeçote valvulado... É bem mais prático controlar tudo junto e carregar uma caixa geralmente mais leve que o cabeçote inteiro.

    []s

    Gasoline
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    t_uriel
    o TriAxis é all-tube também, não? (Não tenho certeza).

    Quanto ao peso, depende muito. Um case com pre-amp, estabilizador, power-amp e alguns efeitos, pesa tanto ou mais que um cabeçote all-tube (por exemplo, um JCM800), mas se quer praticidade mesmo, ai é partir para os digitais. Em termos de praticidade, nada supera os digitais.

    t_uriel
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Gasoline
    Olha cara eu nunca li o manual do Triaxis a fundo. Um dia (distante) qdo eu achar um e tiver uma grana para comprar eu até vou ver isso direito, mas até onde eu sei, ele é all-tube, as válvulas (5) são utilizadas de acordo com os parâmetros que vc escolhe, mas rola uma conversão de som sim viu...

    Mas não tenho certeza infelizmente. No JMP-1, que é o que eu tenho, eu te garanto que existe essa conversão.

    Sobre esse lance de peso que vc falou, sem dúvida, um rack completo (condiciondor + pre + efeitos + power + case) pesa mais que um cabeçote, mas aí minha base de comparação seria o cabeçote mais os racks de efeitos!

    Mas olha.. no fundo no fundo, acho que vale mto a praticidade viu. E se vc puser na ponta do lápis, vendo os preços dos cabeçotes e dos racks, vc vai ver que racks não são tão caros assim (especialmente se vc analisar a relação custo X benefício). Por exemplo:

    Um JCM800, dependendo do ano, do estado e do vendedor, deve variar entre 3500,00 até 5000,00 (na GangUsados tem um que passa dos R$ 5000,00). Um JMP-1 que "afirma" te dar a distorção do JCM800, JCM900 e clean do Plexi custa R$ 2000,00 muuuito bem pagos (vale menos na minha opinião). Claro que a fidelidade não será 100% mas cara se vc abrir no talo e usar uma potência boa, vc vai ver que não deve nada.

    Outro exemplo: o Triaxis... custa R$ 3500,00 mais ou menos. Se vc listar os amplis que ele simula (não lembro todos, mas lembro do Mark I, Mark IIC+, Mark IV e Black-Face), vc verá que o preço é *muito* barato se vc for comprar os amplis separados (além do espaço físico ocupado).

    Esses preamps "top" não devem nada para um cabeçote. Especialmente se vc tiver uma potência boa (as 50/50 da Mesaboogie que falaram aí são excepcionais... posso dizer pq tenho uma).

    Último exemplo: Um TC Electronic GMajor que é um puta rack de efeitos custa mais ou menos 1500,00. Ele tem absolutamente todos os efeitos clássicos e ainda tem outros mais "incomuns" como Whammy, Pitch, Harmonizer. Só um Whammy custa 900 reais. Então esse rack não é tão caro assim.

    Então conclusão:
    (1) Racks podem ser uma ótima opção para quem quer ter um som próprio e tirar um som cover sem ter 5 amps diferentes.
    (2) É bem prático dependendo do que vc precisa. Pode ser mais difícil de regular tudo (e isso é mesmo), mas o resultado final é satisfatório.
    (3) Não é tão caro se vc analisar... frente aos cabeçotes e combos top que existem, os racks até que tem preços mto bons.

    Desculpem o post longo!! :)
    Só quero dizer que racks não são tão "fora-da-realidade". Claro que são caros, mas não são "mais caros do que um cabeçote". Depende mto da análise. Eu mesmo adoraria ter uns amplis valvulados que existem por aí... (Carvin Legacy, Mesa Mark IV, 5150II, JSX, etc etc...) :)

    []s!

    studio33
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    galera

    blz
    tipo
    ta la o satriani

    aee da guitarra dele, vai para alguns pedias no chão, dae vai pros racks

    blz

    mais oque faz a distorcao deles , é aqueles negocios meio quadrados em cima das caixas de som ??


    isso : http://img216.imageshack.us/img216/6888/tsl60feature0sz.jpg

    vlw

    e descupe a ignorancia :D

    Gasoline
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    studio33
    Aquilo ali é um cabeçote, é um amplificador normal, apenas sem as caixas.

    Racks são assim :
    http://www.peregruz.com/forum/peregruz/sound/399007668734/828066987134 /jmp-1.jpg

    (Esse é o Marshall JMP-1, do qual estavamos falando).

    t_uriel
    Pois é, também nunca vi o Tri-Axis a fundo, ai bateu a curiosidade, mas não a ponto de procurar no google, hehe.
    Cara, com certeza, os racks valem a pena, eu concordo com praticamente tudo que tu dissestes.
    Inclusive, eu citei o JMP-1, exatamente, pq alguém tinha dito ali em cima, que rack nenhum te dá o som de um ampli valvulado. E eu discordo, acho que usando racks top (como os citados Tri-Axis, JMP-1, Mesa Boogie 50/50 Marshall 9100, etc) se tem um ótimo som, e por ótimo eu digo realmente ótimo, a nivel profissional. Como um amigo meu diz, "som de cd!".
    Sobre a praticidade, por mais prático que seja um sistema de racks, ele nunca vai ter a praticidade de um POD XT Live, por exemplo, ou de uma Boss GT-8, nisso, os digitais são imbativeis. Mas o som, bom, ai tem que analisar toda uma situação.

    Mas realmente, os racks são uma ótima opção, mas é apenas para quem conhece, e tem paciencia para timbrar. Não são plug-and-play, como um ampli.
    Se eu tivesse condições, hoje, e fosse fazer shows, com certeza, ia montar um sistema com racks, inclusive pq eu não uso muitos efeitos.

    E ah sim, parabens pelo equip. Quando puder, posta uns sons aqui no fórum para nós.

    studio33
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Gasoline
    to ligado veio

    mas
    é o cabecote
    que faz a DISTORCAO :?

    t_uriel
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Gasoline
    Ahhh nisso vc tem toda razão!! Uma pedaleira como o PODXt-Live que tem uma qualidade boa de som tem uma praticidade incomparável em relação a racks.

    As vezes tbm fico tentado em pegar uma pedaleira dessas uma hora para dar uma facilitada qdo vou tocar na casa de um amigo, ou ensaiar de leve num estúdio.

    Essa nova leva de pedaleiras que anda saindo tem uma qualidade surpreendente né? Apesar que a complexidade delas tbm vem aumentando ao logo do tempo (e o preço ehehe) :D

    Valeu cara! Vou postar. Estou preparando uma "coletânea" de covers e uma coletânea de sons próprios para colocar num site que estou fazendo com algum conteúdo de teoria, exercícios e tal. Tbm terão fotos e tal. Postarei qdo ficar pronto! :)

    Abração!!

    studio33
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    galera

    eh o CABECOTE QUE FAZ A DISTORCAO ??/

    Midgard
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    studio33

    sim =)

    studio33
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Midgard
    entao
    tipo

    eu nao preciso comprar aquele MARSHALL DE 1, 80m de altura

    eu posso comprar sho o cabecote, e mandar o som pra outras caixas por exemplo ?

    gege_correa
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    studio33
    eu posso comprar sho o cabecote, e mandar o som pra outras caixas por exemplo ?

    Sim, vc pode arrumar (mandar fazer, sei lá) umas 1 x 12" ou 2 x 12" e ligar o cabeçote... não precisa daquelas "paredes" hehe... mas q é tesão é! hauahuah

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a RACKS, help..(ja usei busca)