Autor |
Mensagem |
lutty Veterano |
# mai/06
Qual a diferença q dá em um braço de uma Jaguar (que tem 24 pol.) e das outras guitarras q têm 25,5 pol.?
|
sou ruim e vc Veterano |
# mai/06
· votar
1,5 polegadas
|
Dr Stein Veterano |
# mai/06
· votar
sou ruim e vc
auhauhauhaha nossa.........
|
paulinhoux Veterano |
# mai/06
· votar
hauhauhauhau
|
lutty Veterano |
# mai/06
· votar
pára de flood vei.. quero saber se da alguma diferença no som, nas notas...sei lá...
|
sou ruim e vc Veterano |
# mai/06
· votar
diferença de som acredito que nao, mas é chute total....é melhor procurar algum site de luthier pra resolver essa duvida
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
lutty
altera os espaços entre as casas.
como as cordas, com escala 24", ficam mais curtas a tensão é menor para conseguir o mesmo tom, consequentemente o timbre fica mais grave, pois a corda vibra mais nos harmônicos inferiores, principalmente na fundamental
|
Beatlemaniac Veterano |
# mai/06
· votar
27 polegadas, 24 casas (creio euaehueahea )
|
Beatlemaniac Veterano |
# mai/06
· votar
e eh a escala
|
Kiko_666 Veterano |
# mai/06
· votar
tem diferencia na hora de tocar e nos tons, como o fábio disse, cordas perto fazem um tom diferente de cordas longe uma da outra...
1,5 (2)
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mai/06
· votar
Fábio Seiji
Tirou as palavras da minha bôca....
Abç
|
Guilherme Ghelfi Veterano |
# mai/06
· votar
sou ruim e vc
1,5 polegadas
Leu minha mente?
|
Gasoline Veterano |
# mai/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Escala mais curta, som mais grave ?
Não seria o contrário ?
Quanto mais longa a escala, mais grave o som gerado, devido a maior tensão da corda, evidenciando os harmonicos inferiores?
Ou to variando ?
Não seria por exemplo,o caso de uma escala baritona ?
|
|
# mai/06
· votar
Gasoline
Não, a escala mais curta produzirá som mais grave, menos "definido".
Na escala de 27pol. (barítono), vc afina uma oitava abaixo.
Abç
|
Gasoline Veterano |
# mai/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Ah, saquei.
Perfeito mestre.
Muito obrigado.
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
Gasoline
Sua lógica faz sentido, mas pra vibrar na mesma altura (de tom) numa corda mais longa vc tem que tensioná-la mais, entende?
Assim, mesmo com um comprimento maior, a maior tensão faz com que a corda vibre menos, com menor liberdade; porém por mais tempo.
Lógico que essa comparação só funciona com cordas iguais (em material e calibre e etc)
Mas aí alguém vai falar: "se for assim as fender's deveriam ter mais sustain que as gibson's !"
Se a construção fosse a mesma teria sim, mas as muitas diferenças na construção (não apenas o fato do braço ser parafusado ou colado) interferem no resultado final.
|
|
# mai/06
· votar
Fábio Seiji
Exato.
Uma coisa que poucos sabem é que o grande Léo Fender projetou a(s) Fender(s) para se tocar country, estilo do qual ele era fã, daí a escala de maior tensão, que fovorece um som mais agudo, estalado e definido, caracteristicas do estilo (e das técnicas empregadas) country.
Foi Buddy Holly, e depois(e principalmente), Jimi Hendrix, que com sua genialidade, levou a Strato para o Rock.
Abç
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Legal; eu nao sabia disso, mas pensando bem é meio lógico pelo contexto e local onde ele vivia.
Então as fenders tem raízes folk, hehehe.
abç
|
lutty Veterano |
# mai/06
· votar
vlw galera
|