Ajuda em Harmonização

    Autor Mensagem
    Thio
    Veterano
    # mar/06


    Bem...
    Estou com uma melodia pra harmonizar (samba) e já fiz metade, mas agora to num impasse.
    PRa quem souber e puder me ajudar... estou vindo de uma passagem da música que já está pronta. O último acorde é um E7b9, e, de acordo com a melodia, a música modularia para um Eb maior, se eu seguir o campo tonal.
    Só que eu quero colocar o IV grau (Ab) ao invés do I, pois vai ficar muito mais bonito com a melodia. E, como eu não to seguindo muito um campo, só pra me guiar, e a última nota desta parte que eu fiz é um F... e já que a música vai pro tom de Eb, fiz um Bb7/F. Ficou E7- Bb7/F. E nessa hora, a música dá uma parada, então eu tenho que fazer algum outro acorde pra puxar pro Ab Lídio.
    O problema é que eu não quero fazer nem o Bb7 (V); nem o Eb (I) nem o Gm (III).
    Se alguém que estuda harmonia puder me ajudar, existe alguma outra possibilidade? Ou terei que fazer algum desses três acordes ou suas inversões? Ou então o Eb, mesmo? E acabei de ver que, seguindo a passagem que vem antes, o que ficaria mais sonoro era o Eb mesmo, vindo direto do Bb7/F, onde a música pára mais-ou-menos. Ou pelo menos foi o que vi agora agora.

    Agradeço desde já.

    Só pra constar, caso seja melhor saber pra analisar outras possíveis possibilidades, aproveitando notas que foram usadas, se podem servir como substitutas, a passagem tá basicamente assim:
    ... B7#5 - Ebdim - G/D - Dbdim7 - Cmaj7 - B7 - E7 - Bb7/F


    Por favor

    Thio
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Valeu ae. Acho que achei.

    Blue Jazz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    "O problema é que eu não quero fazer nem o Bb7 (V); nem o Eb (I) nem o Gm (III)"

    Tente conduzir voz por voz, tocando a melodia e harmonizando ao mesmo tempo, sem cantar. Devem caber aí algumas DEZENAS de acordes - você pode se surpreender saindo um pouco dessa coisa de "função" e utilizando condução de vozes...

    Thio
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Thio
    · votar


    Blue Jazz
    Muito obrigado pela dica, Blue Jazz.
    Só que não posso encontrar o que estou procurando por condução de vozes porque a música pára. Naquele Bb7/F, a música faz uma parada, uma caída; e nessa caída eu tenho que colocar alguma coisa que puxe pro Abmaj7. Não tem melodia nela, não dá pra fazer. A melodia pára no F, que é onde coloquei o Bb7/F, e aí não tem mais. Quando volta, ela vem com... a melodia faz F F F F F F D C B C. O acorde Ab que eu quero fazer vai entrar exatamente depois do D que ele vai cantar. Então, antes deste Abmaj7, e depois daquele Bb7/F, tenho que colocar alguma coisa, que é o que estou procurando. Eu tinha encontrado alguma coisa aqui, mas não fica legal, não.

    Jonas Be Good with a 69
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Usa o 7 grau pois ele tem a nota lídio por exemplo iria ficar:

    Dm5b7(meio-diminuto)
    esse acorde possuia a nota caracteristica do lídio de Ab que é a propria nota D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda em Harmonização