Toco guitarra a 1 ano...

Autor Mensagem
Gary Lee Conner
Veterano
# mar/06 · Editado por: Gary Lee Conner
· votar


Deixa pra lá.

Ironmann
Veterano
# mar/06
· votar


eh o guitarrista do Children of Bodom

BLS
Membro Novato
# set/13 · Editado por: BLS
· votar


Vou ressuscitar esse aqui mesmo, vou desabafar aqui nessa poha, toco guitarra já vai fazer 1 ano, mas acho que não consigo tocar nada, não sei vcs mais é normal uma pessoa com quase 1 ano de guitarra só ter conseguido pegar uma única música inteira?(Like a Stone - Audioslave) quando dá a hora de sair do trabalho, já falo: "Pow, chegar em casa vou pegar a guitarra e ficar horas treinando" bem que queria, mas nunca é isso, chego pego a guitarra, faço os mesmos exercícios(e até hj não consigo tocar com uma velocidade legal) e toco alguns riffs que aprendi e já bate aquele desânimo sabe? quando não é o desânimo, são barreiras na própria música, trechos que não me deixam continuar e acabo desistindo, quero saber de vcs: como foi seu o primeiro ano de guitarra? era assim também? vejo gente com alguns meses e já toca bastante músicas.

Não sei se tem essa de nascer pra coisa, mas cara na boa, eu curto d+ guitarra, pra mim é o melhor instrumento musical que existe, quando vejo guitarristas mais experientes tocando aqueles riffs e solos fodástico eu fico babando, mas quando vou tentar...

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar


BLS
Não sei se tem essa de nascer pra coisa
opa! essa eu sei!
a resposta é não! não tem essa de nascer pra coisa!

cara, nao tem segredo...o negocio é treinar mesmo ué...fazer o q? pelo q vc fala, vc nao tem preguiça de treinar...seu problema é treinar sempre a mesma coisa! talvez se treinar tecnica nao esteja surtindo efeito, tente pegar um pouco de teoria...parece besteira, mas ela ajuda muito no seu desenvolvimento!
treinar tecnica te deixa bom em fazer as coisas q vc sabe rapido...mas quando vc sabe poucas coisas, então tem q aprender mais coisas, e ai virão novos exercicios, pra fazer as novas coisas rapidas...funciona maomeno assim!

BLS
Membro Novato
# set/13
· votar


ALF is back

Tenho uma apostila sobre harmonia, escalas e arpejos salva no meu celular, na hora do almoço dou uma lida, mas nem sempre consigo entender tudo sabe? acho que procurar um professor será o caminho...

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar


BLS
procurar um professor é um atalho...o caminho é estudar com empenho! talvez vc consiga melhores resultados estudando essa apostila com o violão empunhado e tentando reproduzir na escala do instrumento o q lê nela...
mas se vc tem vontade, tempo e instrumento, pegar umas aulas seria uma injeção violenta de animo!

MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


BLS

É assim mesmo. De repente vai dar um "click" e você vai perceber um monte de coisas associadas ao que tem aprendido! Uma coisa que faz a diferença é ouvir um som e tentar reproduzi-lo!

Sobre técnica, é treino/prática, que nem anda de bicicleta!

Abs!

BLS
Membro Novato
# set/13 · Editado por: BLS
· votar


ALF is back

Alf, só me responda mais uma coisa: Com quanto tempo, vc já achava que estava mandando bem? quando começou a ter facilidade para tirar músicas?

Não sei se ajuda, mas eu ando treinando os licks que achei nesse site , cada dia treino um diferente.

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


BLS
Cara, eu toco faz 1 ano e meio, e tenho a mesma vontade, aquele mesmo sorriso de quando toco guitarra desde o primeiro dia.

Nunca tive professor, não sabia tocar sequer violão antes de comprar minha guitarra, aprendi tocando na manha, e o engraçado de tudo, não sabia fazer acordes, só power chords. Comecei só tocando riffs, bases (3 meses tocando e eu já estava tirando a Master Of Puppets e Raining Blood, base desgraçeira e só de uns meses para cá me interessei na teoria e em executar solos. O que grande parte de iniciantes com 3 meses faz, que é improvisar em escalas, aprendi faz algumas semanas.

Enfim cara, vendo minha situação, acho que você está bem melhor que eu (exceto pelo fato de você ter um repertório de uma música somente) bom é o seguinte cara, o segredo é a perseverança, a teimosia, a esperança, QUERER melhorar, nunca achar que está no máximo que você pode, tu tem que ralar, tem que tocar com vontade, e além disso, ter pegada, pegada firme.

Minha dica: Seja teimoso, e lembre-se, nunca é o suficiente. Sempre melhore.

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar


BLS
cara...eu comecei a achar q tva tocando muito com 6 meses...ai resolvi começar a fazer aula e vi que não sabia tocar porra nenhuma!
esse negocio todo de lick...é legal e tal, mas vc precisa de um banho de teoria cara! coisas sólidas mesmo! pra vc começar a entender o porque das coisas!

felipesan
Veterano
# set/13
· votar


BLS
bom, vou dizer uma frase do Joe Satriani. Não me lembro onde li, mas eh mais ou menos assim: "Faça seus dedos irem a novos lugares".

BLS
Membro Novato
# set/13
· votar


MauricioBahia

Até hj só consegui pegar o início do solo de Darkest Days do Black Label Society, não achei a tab em lugar nenhum, fiquei ouvindo e tentando achar no braço inteiro, até que uma hora veio, mas logo depois tem um trecho rápido ai ficou complicado.

BLS
Membro Novato
# set/13
· votar


Mas tranquilo, muito obrigado ALF is back, MauricioBahia[/b,[b]Metal_Owns e felipesan

Vou pegar mais materiais na internet, tem até uma guitar player guardada aqui, deve ter alguma coisa pra ajudar, vou começar a ver. Vlw pelas dicas.

Stephan.Forte
Veterano
# set/13
· votar


BLS
Cara no meu primeiro ano eu me concentrei mais em músicas simples, algumas de violão, só com os acordes básicos mesmo, isso me ajudou a "dominar" os acordes, faze-los mais rápido e talz, depois fui pegando uns solinhos....eu me concentrei no Pop Rock, tem uma músicas do Daughtry (do primeiro álbum, os outros são lixo -_-) q são fáceis e mto legais de tocar, Nickelback, Hoobastank, Linkin Park....qdo não tive mais dificuldade em tocar isso passei pro Heavy Metal :33

BLS
Membro Novato
# set/13
· votar


Outra coisa que acho que me atrapalha é a facilidade que se tem hoje de aprender, vc acha video aula de muitas músicas, acha qualquer tablatura, vc esta aprendendo uma, aparece uma "barreira" na música, vc tenta, tenta e não consegue, e com a facilidade de achar material ja parte pra outra, acho que alguns anos atras as pessoas tinham mais foco, acho que antes nao se tinha muita coisa na internet, amigos meus dizem que compravam revistas(guitar player por exemplo) e pegavam as musicas que tinha nelas, e conseguiam, pois era a unica que tinha e fcavam focados naquela musica.

VelhoMoço
Membro Novato
# set/13 · Editado por: VelhoMoço
· votar


Da licença ai galera mas vou aproveitar esse tópico aqui já que tá falando de aprendizado e tal...
Tipo: eu toco faz uns 5 anos, nunca tive aula, comecei tocando baixo (que era todo fudido mal eu conseguia apertar as cordas) e dai um tempinho depois eu passei pra guitarra. Eu acho que toco legal, tenho composições próprias e tal mas, pra mim eu nunca to bom de verdade, tipo eu quero sempre mais e mais e meu aprendizado de uns tempos pra cá ficou meio "morno", eu já não tenho muito tempo pra tocar mas depois do trabalho eu chego em casa e não faço nada senão tocar... Eu estudo sozinho ,mesmo mas acho que preciso de um "upgrade", alguém tem uns exercícios?, algo com teoria? uns "picos" onde eu possa aprender mais e tal, algo que ajude, sei lá preciso de mais!
Desde já valeu!

Viniciuz
Membro Novato
# set/13
· votar


BLS

Completamente normal cara, sei bem como é isso. Mas não adianta ficar horas e mais horas ali com o instrumento
sentindo como se estivesse estudando, o negócio é ter uma rotina de estudo organizado, ou seja, estudar sempre
daquela forma todos os dias, conforme for evoluindo, vai atualizando e mudando os seus estudos.

Eu te recomendo começar o dia estudando as variações dos cromatismos com a palhetada alternada e sweep
e também aprendendo músicas de ouvido e entendendo como foi construída(mesmo que dure semanas para você
conseguir tirar, em 1 semana de estudo consegui identificar o tom e tirei minha primeira música de ouvido, vou deixar
o nome dela aqui caso queira estudar isso também.

Rolling stones - Till The Next Goodbye

BLS
Membro Novato
# set/13
· votar


Viniciuz

Então cara, eu estou montando uma planilha, coloquei harmonia, formaçao de acordes, exercicios, tirar trechos de musicas de ouvido, cada um com um horario, 30 minutos para algumas coisas de teoria e 1- 2 horas pra exercicios, se alguem quiser me ajudar a organizar eu aceito kk

Cristhyano
Veterano
# set/13
· votar


Toco faz uns 4 anos e até hoje só toco 3 músicas na totalidade:
'The Thrill is Gone' e 'Paying The Cost to be The Boss' do B.B. King
'Pretty Woman' na versão do Albert King

Já toquei outras, mas fiquei tanto tempo sem tocar elas que acabei esquecendo e nem tenho vontade de reaprender pois meu gosto mudou.

Acho normal, não fico aprendendo muita música pois não tenho banda. Toco mais improvisos e aprendo com os métodos.
Vou aprendendo música aos poucos.

Thejapamuri
Veterano
# set/13
· votar


BLS

Sei como você se sente, eu toco faz 9 meses (quase um ano, né?) e sinto que evolui muito pouco, tipo: nos três primeiros meses meus dedos calejaram e a flexibilidade aumentou um pouco, depois foi aumentando a flexibilidade dos dedos, a velocidade aumentou um pouco, eu consegui memorizar algumas tabs de cabeça, mas, ai depois senti que evolui muito pouco. Talvez seja a preguiça de pegar um exercício e ir sério, coisa que eu raramente faço.

Mas, todo dia eu pego a guitarra, ligo o amp e toco uns riffs... Tipo Rusty Nail do X Japan, Iron man do Black Sabbath, Smoke on the Water do Deep Purple, Back in Black do AC/DC. Ai eu sei mais ou menos Californication completa (falta pegar ritmo e memorizar completamente a tab, falta pouco) e sei tocar Shunkan Sentimental da banda SCANDAL (é desconhecida para muitos).

Eu não estou preocupado em pegar escalas agora, to mais é preocupado em aprender acordes (não apenas memorizar) e pegar um pouco mais de velocidade e precisão com exercícios de digitação (é isso né?).

Mas quando eu toco esses riffs e essas músicas, dá um desanimo porque é tudo repetido... Mas me empolgo quando eu vejo/escuto um Solo ou uma música muito legal, ai fico com vontade de tocar guitarra.

Ihsen
Membro
# set/13
· votar


Todo mundo já falou, o negócio é estudar, e estudar organizado. Não tem erro. Acho uma boa também dar uma olhada nesse vídeo do Mateus Starling sobre estudar hoje em dia.

http://www.youtube.com/watch?v=krjrfQngUcY&feature=c4-overview&list=UU WHHG3PIV7g0De8lzlj0WcQ

Em resumo: não corre, e aproveita o processo. É fácil ver o pessoal tocando absurdo, seja seu artista favorito ou a galera do fórum e tal, e achar que você tem a obrigação de fazer igual agora. Vai com calma, demora mesmo, e aproveita as coisas que você já sabe.

Eu toco faz 4 meses, não sei porra nenhuma, mas quando eu sento e toco meu improviso imundo de blues, eu me divirto loucuras. É isso que importa, eu acho.

Led Zé
Veterano
# set/13
· votar


BLS
O negócio é saber estudar. Isso vale pra tudo. Quando comecei minha saga de concurso descobri que não sabia estudar. Não sabia otimizar o tempo e enxergar as fraquezas. Acabava repetindo muito coisa e continuando fraco onde deveria melhorar. Hoje eu tenho o MEU esquema, onde cubro em média 350 páginas por dia com um bom grau de fixação. Mas eu desenvolvi meu método, batendo cabeça, pescando uns conselhos aqui outros ali, descartando idéias consideradas essenciais ( tipo usar caderno de antotações, pra mim não funfa). Com a guitarra foi a mesma coisa. Batendo cabeça, escolhendo o que estudar, reconhecendo as fraquezas, etc...Hoje meu método é:

1 - escolha uma música que você goste , que tenha um nível que você acha que consegue e que tenha de preferência uma BT disponível na net.
2 - escute a música até cansar
3- estude os acordes usados, o campo harmônico e escalas dos solos e riffs.
4 - divida a música em secções e estude cada parte separado ( riff inicial, parte rítmica, solo , etc)
5 - Não passe para uma parte sem aprender outra
6- após aprender uma música, passe para uma um pouco mais difícil. Não comece com Malmsteen de cara...

E assim vai embora...Você vai ter uma aula com os próprios ídolos pois ao estudar seus solos e riff, você comoeçará a notar um padrão, uma linha de pensamento de cada um . Existe licks que o Page usa SEMPRE em certos acordes, o Angus faz 90% das vezes a mesma progressão ao longo da escala e por aí vai...

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


ALF is back
não tem essa de nascer pra coisa!

Há controvérsias...

O que não quer dizer que alguém que tenha mais dificuldades para alguma coisa tenha que desistir! Que fique bem claro.

Mas que existem pessoas com mais aptidão para isso ou aquilo, pra mim é inquestionável.

rcorts
Veterano
# set/13
· votar


Gary Lee Conner

Cara, o único jeito de saber isto é dando a cara a tapa, isto é deixando que as pessoas te vejam tocando guitarra e filtrando pelos comentários.

Também tem de levar em conta que a percepção entre tocar bem ou tocar mal vai variar de acordo com o tipo de ouvinte: isto é, do seu amigo da casa ao lado para um músico mais experiente ou um produtor musical.

Só uma dica: a opinião da sua mãe não vale!

guitarluiz
Veterano
# set/13
· votar


Led Zé

curti esse teu modo , vou testar !

Thejapamuri
Veterano
# set/13
· votar


rcorts

Que nem quando eu postei meu primeiro "cover"... E desde aquela vez, eu melhorei muito.

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar


Led Zé
eu faço isso tbm! fixo numa maldita musica e quando termino de tirar, ja até enjoei dela! HSAUuASHhUAS
tava pegando uma do govan q inclusive comprei a BT dela no jamtrackcentral pra poder tirar...ela vem com uma tab q tem MUITAAA coisa errada! ou se nao estiver errado, pelo menos na minha mão nao sai igual...tenho q fazer umas "manobras" pra tirar o mesmo som do q ta na tablatura...como nao tenho saco pra tablatura, vou logo no ouvido...só q o preço disso é o tempo...demoro mto pra pegar! mas mto mesmo...tipo, faz mais de 4 meses q to tirando ela...tudo bem q 2 desses meses eu fiquei sem guitarra e por isso parei de tirar...agora q a guita vai voltar do luthier vou retomar...
mesmo assim, to enroscado numa parte dificil e rapida...apelei pra tab e novamente achei q tem coisa errada...ai fico nessa desgraça de media player voltando 40 vezes o ponteirinho pra tirar os pedaços da musica! kkkkk
até onde tirei, gravei! kkkk
mas é bem isso q o BLS falou...vc perde o foco facilmente se nao tiver disciplina!

JJJ
na realidade, tbm acredito nas facilidades e aptidão...mas tenho medo de ficar falando isso e desanimar os outros...tenho um amigo q desistiu de tocar por isso...ele tinha ctza q nao tinha aptidão (nossa, mas nao tinha mesmo...pqp) e parou de tocar por isso...é muito comum...nao to contando nenhuma novidade...mas acho muito frustrante vc deixar de fazer o q quer por achar q nao nasceu pra coisa...é uma derrota! vc opta por entrar na "briga" e opta por sair derrotado! acho mto ruim isso!

felipesan
Veterano
# set/13
· votar


rcorts
Não é por nada não mas o Gary Lee Conner já deve estar fazendo cover até do Michael Angelo Batio rsrsrsrs

ou não..

BLS
Membro Novato
# set/13
· votar


5 - Não passe para uma parte sem aprender outra

Esse também é outro defeito que tenho, tem músicas que aprendo metade da introdução, pulo pro solo, não consigo o solo volto pra intro, tbm não toco a intro muito bem por falta de treino e acabo desistindo, mas curti as dicas do Led Zé vou fazer igual..

E deixa eu pegar minha guitarra, porque ficar sentado na frente do PC não vai me ajudar muito kkk

AllanGouveia
Membro
# set/13
· votar


BLS
cara, não tem segredo e nem modos mirabolantes... o lance é treinar e arriscar... mas vai por mim, começa a tocar umas bases e se aperfeiçoar nisso, porque "saber tocar" não é só tirar solos de umas músicas conhecidas... teve um brother q treinou solos pacas, mas depois não conseguia tocar com banda e nem improvisar porque não sabia como aplica-los... então cara, continue fazendo os exercícios de solo, mas se concentre primeiro na parte teórica e em fazer bases consistentes... isso vai te ajudar muito...

bom, cara, é essa a minha opinião... e quanto ao tempo... isso é muito relativo... oque importa mesmo é o seu esforço... você estuda, mas também trabalha (pelo que você disse), mais cedo ou mais tarde, com dedicação, você vai conseguir aplicar tudo que você ta estudando!

abraço. boa sorte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Toco guitarra a 1 ano...