Ritimos nas partituras

    Autor Mensagem
    Semsept
    Veterano
    # fev/06


    pra quem sabe ler partitura,
    é muito foda aprender a tocar os ritimos que sao tudo quebrado cheio de pausa?? tipo da pra pegar a partitura sem conhecer a musica e sair tocando de primeira?

    e as variações de compasso, tipo, que sai do 4/4, é foda de aprender isso? da pra conseguir ler isso na partitura fácil?? precisa de muito treino? ou é fácil?

    ps.:procurei na busca e tinha muita coisa sobre partitura mas era bem mais geral do que isso.

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Cara, vou responder com base na minha experiência, mas gostaria de ouvir outras opiniões tb. Sobre as fórmulas de compasso diferentes de 4/4, acredito que não vá ter nenhum problema específico não. Ou seja, conseguindo ler em 4/4, vc lê em outras fórmulas tb. Quando for um compasso muito bizarro, é só lembrar que eles são compostos de compassos simples (um 9/8 pode ser um 3+3+3/8, 4+3+2/8, etc).

    Sobre os ritmos mais quebrados, isso eu acho difícil tb, mas o que tem acontecido no meu caso é o seguinte: com o tempo, vc vai decorando certas figuras, e aí vc passa a conseguir "visualizar" o ritmo na sua cabeça logo que vê escrito. É mais ou menos como leitura verbal: depois de um tempo, vc não precisa mais ler letra por letra nem sílaba por sílaba. Vc bate o olho numa palavra como "computador" e pimba, já foi. Agora, quando é uma palavra mais complexa, tipo "anticonstitucionalissimamente", aí é claro que leva um pouco mais de tempo pra decodificar. Ou seja, tb depende muito da complexidade do que tá escrito. Pra música popular e mesmo os "clássicos" da música erudita, acredito que com um pouco de treino vc lê qualquer coisa.

    Aliás, minto: não é uma questão de UM POUCO de treino. É MUITO treino mesmo. Eu não tô nesse nível, mas não tenho a menor dúvida que posso chegar ao ponto que vc falou, de pegar uma partitura e sair tocando sem nunca ter ouvido a música. Mas pra isso é preciso TREINAR que nem um condenado, e o treino é a própria leitura. É pegar uma pilha de partituras, deixar sempre ao lado do instrumento e ler. Uma por dia que seja, mas ler, ler e ler. Depois que vc aprendeu a teoria, acredito que não tem mais o que fazer pra adquirir fluência, só treinar. Mas alguém se tiver algum segredo mágico pra pegar fluência de outro jeito, eu tb gostaria de saber :)

    teuabreu
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Partirura infelizmente é pratica, não é tão dificil quanto parece, mas tem que se estudar bastante, quanto a ritmos com exeção da musica flamenca com suas formulas de compasso mirabolantes e complicadissimas, pode sim ler a partitura e sair tocando sem conhecer sim.

    O Arnaldo Cohen pianista disse uma vez numa entrevista que alguns compositores entregam a partitura de musicas proprias para ele e que lendo mentalmente a composição ele já diz para o compositor se a musica é boa ou não, o que pode ser melhorado e tal, so que para chegar num nivel assim o cara tem que ser foda mesmo.

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    PagoderoSatanico
    Ótima resposta.

    teuabreu
    lendo mentalmente a composição ele já diz para o compositor se a musica é boa ou não

    Os músicos fodas conseguem fazer isso mesmo. Os caras leem a partitura e a música se forma na sua cabeça. Mas pra isso é necessário muito, mas muito treino, acredito eu.

    perin1980
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    de maneira simples:

    A partitura é uma notação musical feita para que uma pessoa que nunca tenha ouvido a música, a toque com perfeição, por isso, dependendo da experiência do músico, ele opde leruma partitura mais ou menos elaborada com a facilidade de quem lê um texto. Mesmo que vc não tenha essa facilidade, ensaiar a música por determinado tempo, com certeza vc conseguira tirá-la do jeitinho que o compositor imaginou, até porque tem as notações de opus (tempo) e sugestões de instrumentos.

    Os tempos (3/4, 4/4, 2/4) são notação justamente para a realização de ritmos. eu jah consigo tocar o ritmo no violão interpretando esses números no início do pentagrama (4/4 - balada, 3/4 valseados, 2/4, marchas).
    Claro que há compassos compostos, como o 9/8(valseado composto de 3 compassos), 4/8 (marcha composta por dois compassos), e por aí vai

    Existem ótimos livros sobre o assunto, inclusive o próprio Bonna, mas se vc tiver alguma dúvida específica, post aí que eu respondo.

    Thio
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Todos já disseram o que era pra ser dito, mas vou aproveitar aqui o ensejo pois de partitura o que mais treino são ritmos, que estão me revelando caminhos cada vez mais amplos, MUITO amplos.

    Semsept
    Você falou sobre os compassos compostos, mas só no 4/4 dá pra quebrar bastante a cabeça com as pausas e síncopes, que com o tempo vão mostrando exercícios e fórmulas rítmicas cada vez mais complexas.
    Se quiser uma dica, procura uma música chamada "This Exists", do Azymuth. A fórmula rítmica que eles usam é surreal, quase impossível de acompanhar, e está em 4/4.
    Recomendo o livro Treinamento Elementar para Músicos, do Paul Hindemith. Esse livro é mágico, onde se vai do simples ao complexo em um salto, com estudos dedicados.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Leio partitura há mais de 10 anos, e afirmo sem medo de errar: o mais difícil não são compassos como o 7/8, mas compassos como o 4/4 cheios de tempos "quebrados".

    No começo é foda, sim. Mas, como o pessoal falou aí em cima, nada que o tempo e a prática não resolvam.

    É muito gratificante você se sentir capaz de transcrever qualquer música que ouça. Aliás, é também um ótimo exercício.

    pagode nem morto
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    PagoderoSatanico

    Huahuahuahuahuahua! Nick dahora...

    Semsept
    Com prática você lê qualquer partitura.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ritimos nas partituras