Montagem de equipamentos

    Autor Mensagem
    amico
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: amico


    Alguma alma boa que saiba como montar, ou ja montou, uma guitarra, um amp, ou até mesmo pedal, podeiria fazer um tutorial, para as pessoas menos capacitadas aprederem a fazer coisas desses tipos, a um tempão eu ja tenho curiosidade de como fazer uma guitarra e um amp.
    No caso da guitarra, como que tem que ser feito a medida, do braço em relação a ponte, distancia, trastes, essas coisas, alguem sabe o calculo que se usa?

    ps: eu ja vi um site só que tem montagen de guita, mas não mostra equipamento nem nada pra fazer as tarefas.

    affcl
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Aqui tem tudo q vc precisa

    Qualquer coisa usa esse de complemento!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    De preferência com a unidade de medida métrica... odeio polegadas!!!!!

    amico
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    o ruim é que eu ja pesquisei, mas não achei, só em relação a guitarra mas não esplicava muito bem.

    Só mas uma coisa, num importa se um luthier pode fazer pra mim mesmo que saia até mais barato, o caso é de satisfação pessoal.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    amico
    Nossa, tenho a impressão de já ter lido um tópico assim antes !
    A distância do nut até o começo da ponte é a medida da escala que vc escolhe, por exemplo: 25,5" (fender); 24,75" (Gibson[?]), 25" (PRS) e etc.
    Porisso a medida do nut até o 12o traste é a mesma do 12o traste até a ponte.
    A posição dos trastes são calculados por uma razão matemática... em geral !!!!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Fábio Seiji

    Tenho um violão folk e o meu problema é justamente no rastilho dele. Como eu sou canhoto e preciso inverter as cordas, o rastilho fica invertido na inclinação, deixando a escala mais curta nos bordões quando deveria ser o contrário. Você acha que eu posso descolar a madeira do topo do violão e fazer outra com a inclinação invertida?

    imagem


    Esta figura não é do meu violão, mas é esta inclinação do rastilho que estou me referindo. Tenho problemas com a afinação.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Fala Panucci;
    nossa tampo em mogno eu nunca tinha visto, legal né?

    Bom, tudo é possível de se fazer se fizer direito!
    Se vc vai descolar a ponte precisa colar depois e precisa colar direito, pois tem toda a força das cordas tentando arrancá-la; em violão folk a força é maior ainda por conta das cordas de aço.
    Pra descolar não pode simplesmente arrancá-la à força, vai precisar de uma lâmina quente e muito cuidado.
    Se vc nunca fez isso é melhor não arriscar, pode estragar o tampo sonoro e o prejuízo pode ser grande.
    Eu acho que seria melhor vc trocar por um de canhoto e se não encontrar, já sabe... procurar um luthier. Em se tratando de violões eu só conheço o Tessarin (tietê, perto de tatuí) e o Murilo (perdizes - capital)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montagem de equipamentos