Autor |
Mensagem |
amico Veterano |
# fev/06 · Editado por: amico
Alguma alma boa que saiba como montar, ou ja montou, uma guitarra, um amp, ou até mesmo pedal, podeiria fazer um tutorial, para as pessoas menos capacitadas aprederem a fazer coisas desses tipos, a um tempão eu ja tenho curiosidade de como fazer uma guitarra e um amp.
No caso da guitarra, como que tem que ser feito a medida, do braço em relação a ponte, distancia, trastes, essas coisas, alguem sabe o calculo que se usa?
ps: eu ja vi um site só que tem montagen de guita, mas não mostra equipamento nem nada pra fazer as tarefas.
|
affcl Veterano |
# fev/06
· votar
Aqui tem tudo q vc precisa
Qualquer coisa usa esse de complemento!
|
LeandroP Moderador |
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar
De preferência com a unidade de medida métrica... odeio polegadas!!!!!
|
amico Veterano |
# fev/06
· votar
o ruim é que eu ja pesquisei, mas não achei, só em relação a guitarra mas não esplicava muito bem.
Só mas uma coisa, num importa se um luthier pode fazer pra mim mesmo que saia até mais barato, o caso é de satisfação pessoal.
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/06
· votar
amico
Nossa, tenho a impressão de já ter lido um tópico assim antes !
A distância do nut até o começo da ponte é a medida da escala que vc escolhe, por exemplo: 25,5" (fender); 24,75" (Gibson[?]), 25" (PRS) e etc.
Porisso a medida do nut até o 12o traste é a mesma do 12o traste até a ponte.
A posição dos trastes são calculados por uma razão matemática... em geral !!!!
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
Fábio Seiji
Tenho um violão folk e o meu problema é justamente no rastilho dele. Como eu sou canhoto e preciso inverter as cordas, o rastilho fica invertido na inclinação, deixando a escala mais curta nos bordões quando deveria ser o contrário. Você acha que eu posso descolar a madeira do topo do violão e fazer outra com a inclinação invertida?
imagem
Esta figura não é do meu violão, mas é esta inclinação do rastilho que estou me referindo. Tenho problemas com a afinação.
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
Fala Panucci;
nossa tampo em mogno eu nunca tinha visto, legal né?
Bom, tudo é possível de se fazer se fizer direito!
Se vc vai descolar a ponte precisa colar depois e precisa colar direito, pois tem toda a força das cordas tentando arrancá-la; em violão folk a força é maior ainda por conta das cordas de aço.
Pra descolar não pode simplesmente arrancá-la à força, vai precisar de uma lâmina quente e muito cuidado.
Se vc nunca fez isso é melhor não arriscar, pode estragar o tampo sonoro e o prejuízo pode ser grande.
Eu acho que seria melhor vc trocar por um de canhoto e se não encontrar, já sabe... procurar um luthier. Em se tratando de violões eu só conheço o Tessarin (tietê, perto de tatuí) e o Murilo (perdizes - capital)
|