Postem ae Links de Jazz

    Autor Mensagem
    Ferrari
    Veterano
    # jan/06


    I ae blz??

    Como já fizeram com blues, postem ae links,standards,riffs, frases de jazz , os que vocês mais usam e tals

    ps: Procurei na busca e nem achei nada

    VLww ae , daqui a pouco eu posto uns que eu conheço

    jefinho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    www.wholenote.com

    Curly
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ferrari

    http://www.berkleeshares.com/guitar/like_wes_montgomery_guitar

    Renato Dell
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eu acho que link = lick
    Tô certo??

    Se sim, tem uns na Guitar Player de Junho/05, são 26 lições variadas do Steve Vai, tem uns 4/5 licks dele que me ajudaram MUITO

    spainEL
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    II V I é um clichê bastante utilizado nesse estilo, se quiser eu posto umas dicas de improviso pra se obter uma sonoridade bem jazzistica nessa progressão...

    Ferrari
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Renato Dell

    Puts é isso mesmo .. Eu quis dizer Lick , mas também pode ser Links hehe
    Vlw .... Mas no momento num estou com grana para comprar revista e ainda nem vo achar essa ... será que da pra você passar alguns ae .. vlww

    spainEL

    Posta sim mano.. vai ajudar
    E você diz II V I de que escala?
    Vlw

    Renato Dell
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ferrari
    Vai na editora, que é bem mais barata, não tem a taxa de postagem nem o troquinho do jornalero, então sai com um custo muito baixo.

    Ferrari
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Renato Dell
    Hmm legal.. mas onde ficaria essa editora?

    Ferrari
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jefinho
    Vlww o site parece ser bom.. depois eu do uma olhada melhor com a guita no colo hehe
    Curly
    Aew baixei essa apostilinha , depois toco e do uma olhada melhor também ... Vlw


    Mas quando eu pensei em fazer o tópico , pensei em postar Licks , logo aqui no tópico mesmo ...

    spainEL
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ferrari

    Na verdade o II - V - I é uma cadência harmônica, que nada mais é que uma sequencia de acordes com funções diferentes dentro do campo harmônico... é uma progressão bem característica do jazz, existe o II - V - I maior e o menor, no primeiro caso ele é finalizado no I gráu maior com sétima também maior, no caso do campo harmônico de Dó ( C7M ), enquanto no II - V - I menor, no I gráu menor com sétima maior, em Dó fica ( Cm7M ). No post abaixo eu vou dar algumas dicas sobre o que usar sobre cada acorde...

    Thio
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Links, Licões e Licks:

    http://www.outsideshore.com/primer/primer/index.html

    http://www.jazzguitar.be/jazz_guitar_lessons.html

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/47931/

    http://www.guitarplayer.com.br/licoes/75/marcio.htm

    http://www.freeguitarvideos.com/LJ3/12.html

    http://koka.phpwebhosting.com/~scarterfrogs/lessons_overview.html

    spainEL
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Na progressão II - V - I maior, nesse caso vamos trabalhar no campo harmônico de C maior pra facilitar, a sequência de acordes será a seguinte...

    Dm7 - G7 - C7M

    É possível fazer uma abordagem bastante variada sobre cada acorde, então vou dar alguns exemplos do que poderá ser utilizado, tanto num ponto de vista mais simples, quanto num mais elaborado... Vamos pegar os acordes separadamente, começando do Dm7

    Dm7 - É o segundo grau do campo harmônico de C maior, portanto é possível utilizar todos os modos maiores e menores desse campo harmônico, também pode ser visto como o VI grau, ou a relativa do Fá maior, nesse caso no campo harmônico de F. Novamente é possível utilizar todos os modos menores e maiores encontrados nessa tonalidade... Além das possibilidades de escalas naturais, pode-se utilizar a penta m6 de D, pentas menores(natural ou penta blues) de D, A, pentas maiores(natural ou penta blues) de F, C, entre outras, além de arpejos tríades e tétrades maiores de C, F, G, menores de D, E, A, e diminutos de B, D, F etc...

    G7 - Dentro da tonalidade de C, o G7 tem a função de dominante, possui grande numero de extenções e inversões, sendo assim, é o que apresenta mais possibilidades de improviso. Uma boa idéia é encarar esse acorde como derivado da escala menor harmônica de Cm, nesse caso se obtém um G7(#5) e pode se utilizar todos os modos presentes nessa tonalidade. Outras extenções como G7(#9), G7(b9), G7(#11) etc podem soar interessantes com outras escalas, como a hexafônica, dom-dim, diminuta, menor melódica, penta menor, maior, blues, m6 etc... mas isso não significa que essas não podem ser utilizadas sobre o G7, o fato é que com as extenções as características de cada escala vão ser evidenciadas.

    C7M - Nesse acorde pode se utilizar simplesmente as escalas menores e maiores, além dos modos da tonalidade de C maior, para quebrar a tensão do G7, além dos arpejos tríades e tétrades dessa tonalidade.

    OBS: São infinitas as possibilidades de improvisação sobre cada acorde, coloquei apenas algumas que se emcaixam em cada um deles. Mesmo assim, cada escala pode ter notas que dão uma sonoridade caractérias, mas que não se comportam bem sobre as notas de determinado acorde, nessa hora o que manda é o bom gosto... Espero ter ajudado aí, qualquer dúvida ficarei feliz em responder

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Não esqueçam o II, V, I menor:

    Bm7(b5) - E7 - Am

    No caso Am é o I, o Bm7(b5) é o II, e o E7 é o V.

    Deji
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    tudo no jazz é baseado no 2-5-1 quando nao tem, imagina-se.

    spainEL
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Deji

    Um tanto quanto radical esse pensamento...

    diogenes_g3
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    opa a galera tah afim de estudar jazz
    muito legal

    Tomara q um dia mude a situação dos músicos adeptos ao Jazz
    pois alguns faltam morrer de fome huahuahua
    pq o publico ñ valoriza

    Deji
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    spainEL
    é cara.. a grosso modo pro povo ter noção

    Ferrari
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Aeww ... Vlw a todos ae .. parece ter bastante material bom ae ... pena que agora começou minhas aulas, vou ter menos tempo pra pegar na guita... Mas assim que der eu vejo todos

    spainEL
    Vlw ae pela longa explicação .. mas eu ainda não sei muito de teoria.. mas quando eu pegar a guita e tiver mais tempo pra ler com calma eu posto algumas dúvidas se tiver

    Nowt
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    bons links xD

    Nowt
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    EU ENTENDO DE 2-5-1 AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    spy2k
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Acho que um fator muito importante no Jazz que é um pouco menos comentado é o ritmo. Eu não sei explicar a base dele (ouvi falar algo com colcheia tercinada) mas apelo para quem sabe.

    Ritmo e swing é o que há.

    guitarfusion
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ???????????????????

    Deji
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/130270/

    gabizão
    Veterano
    # out/08
    · votar


    spainEL
    meu professor falo pra eu treina bastante esse 2-5-1
    ele até me explicou mas eu não entendi direito, teria como me explicar melhor? 2-5-1 na prática seria oq? numa escala de dó maior seria o D - G - C ?
    obrigado!

    spainEL
    Veterano
    # out/08
    · votar


    gabizão

    Na verdade o II - V - I é um clichê harmônico, bem característico do jazz. É nada mais que o 2º grau, o 5º grau e o primeiro do campo harmônico em questão. Seu raciocínio ta certo, só que não estamos falando de notas(D - G - C) e sim de acordes(Dm7 - G7 - C7M). Seu professor deve ter mandado você improvisar em cima disso, meu outro post tem um monte de possibilidades pra cada acorde, da uma lida lá. Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Postem ae Links de Jazz