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Ferrari Veterano |
# jan/06
I ae blz??
Como já fizeram com blues, postem ae links,standards,riffs, frases de jazz , os que vocês mais usam e tals
ps: Procurei na busca e nem achei nada
VLww ae , daqui a pouco eu posto uns que eu conheço
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jefinho Veterano |
# jan/06
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www.wholenote.com
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Curly Veterano |
# jan/06
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Ferrari
http://www.berkleeshares.com/guitar/like_wes_montgomery_guitar
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Renato Dell Veterano |
# jan/06
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Eu acho que link = lick
Tô certo??
Se sim, tem uns na Guitar Player de Junho/05, são 26 lições variadas do Steve Vai, tem uns 4/5 licks dele que me ajudaram MUITO
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spainEL Veterano |
# jan/06
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II V I é um clichê bastante utilizado nesse estilo, se quiser eu posto umas dicas de improviso pra se obter uma sonoridade bem jazzistica nessa progressão...
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Ferrari Veterano |
# jan/06
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Renato Dell
Puts é isso mesmo .. Eu quis dizer Lick , mas também pode ser Links hehe
Vlw .... Mas no momento num estou com grana para comprar revista e ainda nem vo achar essa ... será que da pra você passar alguns ae .. vlww
spainEL
Posta sim mano.. vai ajudar
E você diz II V I de que escala?
Vlw
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Renato Dell Veterano |
# jan/06
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Ferrari
Vai na editora, que é bem mais barata, não tem a taxa de postagem nem o troquinho do jornalero, então sai com um custo muito baixo.
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Ferrari Veterano |
# jan/06
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Renato Dell
Hmm legal.. mas onde ficaria essa editora?
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Ferrari Veterano |
# jan/06
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jefinho
Vlww o site parece ser bom.. depois eu do uma olhada melhor com a guita no colo hehe
Curly
Aew baixei essa apostilinha , depois toco e do uma olhada melhor também ... Vlw
Mas quando eu pensei em fazer o tópico , pensei em postar Licks , logo aqui no tópico mesmo ...
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spainEL Veterano |
# jan/06
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Ferrari
Na verdade o II - V - I é uma cadência harmônica, que nada mais é que uma sequencia de acordes com funções diferentes dentro do campo harmônico... é uma progressão bem característica do jazz, existe o II - V - I maior e o menor, no primeiro caso ele é finalizado no I gráu maior com sétima também maior, no caso do campo harmônico de Dó ( C7M ), enquanto no II - V - I menor, no I gráu menor com sétima maior, em Dó fica ( Cm7M ). No post abaixo eu vou dar algumas dicas sobre o que usar sobre cada acorde...
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Thio Veterano |
# jan/06
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Links, Licões e Licks:
http://www.outsideshore.com/primer/primer/index.html
http://www.jazzguitar.be/jazz_guitar_lessons.html
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/47931/
http://www.guitarplayer.com.br/licoes/75/marcio.htm
http://www.freeguitarvideos.com/LJ3/12.html
http://koka.phpwebhosting.com/~scarterfrogs/lessons_overview.html
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spainEL Veterano |
# jan/06
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Na progressão II - V - I maior, nesse caso vamos trabalhar no campo harmônico de C maior pra facilitar, a sequência de acordes será a seguinte...
Dm7 - G7 - C7M
É possível fazer uma abordagem bastante variada sobre cada acorde, então vou dar alguns exemplos do que poderá ser utilizado, tanto num ponto de vista mais simples, quanto num mais elaborado... Vamos pegar os acordes separadamente, começando do Dm7
Dm7 - É o segundo grau do campo harmônico de C maior, portanto é possível utilizar todos os modos maiores e menores desse campo harmônico, também pode ser visto como o VI grau, ou a relativa do Fá maior, nesse caso no campo harmônico de F. Novamente é possível utilizar todos os modos menores e maiores encontrados nessa tonalidade... Além das possibilidades de escalas naturais, pode-se utilizar a penta m6 de D, pentas menores(natural ou penta blues) de D, A, pentas maiores(natural ou penta blues) de F, C, entre outras, além de arpejos tríades e tétrades maiores de C, F, G, menores de D, E, A, e diminutos de B, D, F etc...
G7 - Dentro da tonalidade de C, o G7 tem a função de dominante, possui grande numero de extenções e inversões, sendo assim, é o que apresenta mais possibilidades de improviso. Uma boa idéia é encarar esse acorde como derivado da escala menor harmônica de Cm, nesse caso se obtém um G7(#5) e pode se utilizar todos os modos presentes nessa tonalidade. Outras extenções como G7(#9), G7(b9), G7(#11) etc podem soar interessantes com outras escalas, como a hexafônica, dom-dim, diminuta, menor melódica, penta menor, maior, blues, m6 etc... mas isso não significa que essas não podem ser utilizadas sobre o G7, o fato é que com as extenções as características de cada escala vão ser evidenciadas.
C7M - Nesse acorde pode se utilizar simplesmente as escalas menores e maiores, além dos modos da tonalidade de C maior, para quebrar a tensão do G7, além dos arpejos tríades e tétrades dessa tonalidade.
OBS: São infinitas as possibilidades de improvisação sobre cada acorde, coloquei apenas algumas que se emcaixam em cada um deles. Mesmo assim, cada escala pode ter notas que dão uma sonoridade caractérias, mas que não se comportam bem sobre as notas de determinado acorde, nessa hora o que manda é o bom gosto... Espero ter ajudado aí, qualquer dúvida ficarei feliz em responder
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AgemiroValadão Veterano |
# jan/06
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Não esqueçam o II, V, I menor:
Bm7(b5) - E7 - Am
No caso Am é o I, o Bm7(b5) é o II, e o E7 é o V.
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Deji Veterano |
# jan/06
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tudo no jazz é baseado no 2-5-1 quando nao tem, imagina-se.
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spainEL Veterano |
# jan/06
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Deji
Um tanto quanto radical esse pensamento...
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diogenes_g3 Veterano |
# jan/06
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opa a galera tah afim de estudar jazz
muito legal
Tomara q um dia mude a situação dos músicos adeptos ao Jazz
pois alguns faltam morrer de fome huahuahua
pq o publico ñ valoriza
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Deji Veterano |
# jan/06
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spainEL
é cara.. a grosso modo pro povo ter noção
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Ferrari Veterano |
# jan/06
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Aeww ... Vlw a todos ae .. parece ter bastante material bom ae ... pena que agora começou minhas aulas, vou ter menos tempo pra pegar na guita... Mas assim que der eu vejo todos
spainEL
Vlw ae pela longa explicação .. mas eu ainda não sei muito de teoria.. mas quando eu pegar a guita e tiver mais tempo pra ler com calma eu posto algumas dúvidas se tiver
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Nowt Veterano |
# jan/06
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bons links xD
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Nowt Veterano |
# abr/06
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EU ENTENDO DE 2-5-1 AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
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spy2k Veterano |
# abr/06
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Acho que um fator muito importante no Jazz que é um pouco menos comentado é o ritmo. Eu não sei explicar a base dele (ouvi falar algo com colcheia tercinada) mas apelo para quem sabe.
Ritmo e swing é o que há.
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guitarfusion Veterano |
# abr/06
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???????????????????
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Deji Veterano |
# abr/06
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http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/130270/
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gabizão Veterano |
# out/08
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spainEL meu professor falo pra eu treina bastante esse 2-5-1 ele até me explicou mas eu não entendi direito, teria como me explicar melhor? 2-5-1 na prática seria oq? numa escala de dó maior seria o D - G - C ? obrigado!
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spainEL Veterano |
# out/08
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gabizão
Na verdade o II - V - I é um clichê harmônico, bem característico do jazz. É nada mais que o 2º grau, o 5º grau e o primeiro do campo harmônico em questão. Seu raciocínio ta certo, só que não estamos falando de notas(D - G - C) e sim de acordes(Dm7 - G7 - C7M). Seu professor deve ter mandado você improvisar em cima disso, meu outro post tem um monte de possibilidades pra cada acorde, da uma lida lá. Abraço
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