Escala usada em Bossa/MPB

    Autor Mensagem
    Morbid Alien
    Veterano
    # jan/06


    Caras, estava num show do Geraldo Azevedo, grande ícone da MPB. Nossa, sem palavras, o cara manda muito bem no violão, altos acordes dissonantes (quem conhece o trabalho dele, sabe do que eu estou falando), e muita, mais muita escala, com intenção bem MPB/Bossa.
    Mais, peraí?! Existe uma escala específica que dê essa intenção??

    Melodic Man
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ih cara, pelos meus humildes conhecimentos MPB é um Jazz pra lá de complexo

    boa sorte!

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Morbid Alien
    velho... tu manja como se improvisa em jazz?? em Bossa eh a mesma coisa praticamente... soh q os acordes sao fuderosos... tem uns acordes que tu nunca sonhou em ver na vida...
    o jeito mais facil de improvisar eh definir os campos harmonicos da musica, as vezes eh um so... mas costumam ser mais... ai tu improvisa nesses campos harmonicos... soh tem q tomar cuidado com dominantes secundarios pq eles nao sao do campo harmonico do resto da musica....

    outro jeito mais complexo eh utilizar modos gregos... q na Bossa eh mtu foda de usar... pq os acordes mudam mtu e muito rapido, e sao muito acordes por musica.... eu nao acho pratico pra quem nao tem mta pratica(como eu!)

    oq eu costumo fazer eh pegar o campo harmonico e improvisar na escala dele... e ficar bem esperto pra seguir a linha melodica da musica... pq ai fica mais dhr... fica um improviso mais td mundo v q eh a musica X soh pela melodia....

    acho q isso dah... usa a busca se quiser saber mais sobre modos gregos e sobre campos harmonicos

    Morbid Alien
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Cara, você ja escutou uma música, Bicho de 7 Cabeças? Nossa, até pentatônica o cara usa alí. Altos cromatismos. O que tem muito na MPB/Bossa, são os cromatismos. Tem cara que improvisa, usando os bordões do arcorde em questão junto com o improviso. Coisa de louco!

    Digao
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Morbid Alien

    o principal é vc ter a melodia na cabeca e passar isso pro instrumento...

    qt a escalas existem milhares de variações, eu acho q o mais importante e saber a melodia antes de toca-la e deixar q ela te leve pra onde ela quiser...

    E alem disso tudo o ritmo é 70% num improviso... principalmente em musica brasileira... se vc não conseguir pegar o swing da coisa ta fodido...

    Morbid Alien
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    escala, com intenção bem MPB/Bossa.
    Mais, peraí?! Existe uma escala específica que dê essa intenção??


    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Morbid Alien
    ahuahuahauh... ngm se explico direito pelo visto... nao existe uma escala de bossa-nova... existe o embasamento teorico na qual alguns musicos desse estilo se baseiam para tirar aquele som... mais nao tem teoria que faça som de bossa sair do seu violao... bossa eh jazz com samba a grosso modo... o jazz tu tem que estudar... mas o samba tem q ter no pe... tem q tah no sangue... ou entao vai tocar samba antes te ir tocar bossa... pra sentir a principal influencia dos patriarcas da bossa, o samba, o ritmo que desceu o morro pra fazer jazz nao ser tao "pra frente e pra tras" como diz a musica "influencia do jazz"(nem lembro qm eh o compositor...

    enfim... pra tocar bossa tem q ter a teoria do jazz... q vc acha em abundancia aqui no forum msm... e o feeling do samba... q ai nao tem teoria q t salve... tem q tocar ate ficar na ponta do dedo...

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    espero ter deixado alguma coisa clara pra ti pelo mns...

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Só acorde aranha

    Itinho2107
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    Bicho de 7 cabeças é uma mistura da escala bachiana com escala cigana.
    Muito bem elaborada.
    Tem que puxar as inclinações musicais do musicista que você deseja estudar.
    Geraldo Azevedo tem muita experiência em vilão flamenco e Ibérico.
    As variações de bicho de 7 cabeças não encaixam na penta nem na menor natural.
    Mas pode encaixar na hexafônica e na escala de Bm em lócrio ou mixolídio.
    Mas recomendo usar as que citei primeiro e com a variação sempre usando as primeiras que eu falei.
    Sempre uso essas nessa musica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala usada em Bossa/MPB