HOMESTUDIO:Banda Virtual,Playback,Uso de Midis e Multipista. Como fazer?

    Autor Mensagem
    chadox
    Veterano
    # nov/05


    Olá galera,
    Por gentileza gostaria que sanassem algumas dúvidas à respeito de Homestudio, bem como darem dicas, etc... Para agilizar e facilitar a comunicação aqui no fórum, vou enumerar alguns pontos importantes a serem comentados.
    Desde já agradeço
    1º)Qual a melhor forma de gravação caseira usando um mid como Playback?
    2º)Microfona ou liga direto o cabo lá atrás na placa de som?
    3º)Que programa eu posso usar para trabalhar com Midi e Instrumentos("de verdade"=.wav)? O mais curioso é que eu tenho o Cakewalk Studio 2005 e o Acid Pro 5.0, ambos licenciados, completos e perfeitos, mas não sei utilizar nenhum deles. O Cakewalk tem uma interface gigante , lotada de botões que é uma confusão total. Já me falaram sobre o Sonar, é mais fácil , sei lah?!?!
    w/e
    4º)O Cool Edit Pro 2.0 importa midi ?
    Acho que é isso...
    Abraçãoo
    Valeu mermo

    EddieMota
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: EddieMota
    · votar


    Olá, eu uso o Sonar 3.1 (atualizado). Uso algumas fontes de bateria .sf2 e vários plug-ins da EDIROL para simular o som de orquestra. Pra guitarra eu uso um POD xt, ligado direto na placa de som do PC, aplico compressor "pra aumentar o que é baixo e abaixar o que é alto" na bateria no baixo e guitarra, e na pista da orquestra tb (individualmente)... Gravo tudo pelo What U Hear da placa de som, tudo no Sound Forge 7.0. Aplico o compressor novamente no todo (em todas as pistas juntas dessa vez). Confira os resultados em http://edson.mota.sites.uol.com.br/ em breve colocarei passo a passo como eu criei os sons... abraços...

    Gasoline
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    chadox
    O ideal é pegar apenas 1 programa apenas, e estudar ele ao máximo. Melhor saber tudo de um programa que nada de todos.
    Fica com o Cakewalk, baixa o manual dele em pdf, e tenha horas de qualidade com seu programa.

    1º)Qual a melhor forma de gravação caseira usando um mid como Playback?

    Multi-pista. O mid pode ser renderizado antes ou depois. Já que no processo de gravação, ele vai servir apenas como referencia, e sincronização das pistas.

    2º)Microfona ou liga direto o cabo lá atrás na placa de som?

    Depende, se tu tiver algum simulador de amps e caixas (como o V-Amp II ou POD) pode ligar direto, pela praticidade, caso contrario, o ideal é microfonar. Para ter qualidade num som microfonado, é essencial que o microfone seja BOM. Shure SM57 na cabeça para guitarras. Mas o versátil Shure SM58 faz um belo de um serviço. O ideal é ligar o mic num mixer (mesa) pode ser aquelas Behringer de 4 canais, apenas para dar impedancia ao mesmo. E regular o volume de entrada na placa de som. Lembre-se também que posicionamento do mic, também influencia.

    3º)Que programa eu posso usar para trabalhar com Midi e Instrumentos("de verdade"=.wav)?

    O Cakewalk, o Fruity Loops, o Sonar, praticamente todos trabalham com MIDI e samples (os intrumentos "de verdade"). Não esqueca que MIDI não tem som, é apenas informação, podendo ser renderizado como quiser. Muitos usam Soundfonts para renderizar os midis com sons mais organicos, outros preferem samples em wave. Na verdade, trabalhe com o que for mais confortavel para você. Eu prefiro trabalhar com samples separados. Que me dá mais liberdade. (De trocar por exemplo, o som da caixa da bateria para uma unica batida ou musica, sem ter que trocar o soundfont inteiro). Mas é questão de gosto, puro e simples.


    O mais curioso é que eu tenho o Cakewalk Studio 2005 e o Acid Pro 5.0, ambos licenciados, completos e perfeitos, mas não sei utilizar nenhum deles. O Cakewalk tem uma interface gigante , lotada de botões que é uma confusão total. Já me falaram sobre o Sonar, é mais fácil , sei lah?!?!
    w/e

    Como eu disse, aprenda a usar teu programa, e perder tempo na produção de cada faixa. Normalmente, se eu quero um som mais cheio, mais completo, eu aplico equalização e compressor a cada faixa diferente, sendo normalmente :
    1. Caixa da Bateria
    2. Bumbo da Bateria
    3. Todos os pratos (incluindo hi-hat)
    4. O resto dos tambores
    5. Baixo (central)
    6. Guitarra base
    7. Guitarra base
    8. Guitarra base
    9. Guitarra base
    10 até X. Faixas de guitarra solo.

    Depois renderizo tudo junto, tirando possiveis marcações de tempo (como metronomo) e aplico uma leve compressão no geral.

    Apenas, estude e esteja confortavel com o software utilizado, ele vai ser seu amigo e trabalhar junto com você.

    4º)O Cool Edit Pro 2.0 importa midi ?
    Nunca usei este software, então, não sei dizer.

    Apenas outra dica : Não te prenda a importar midis prontos. Crie tuas próprias BTs, sequencie a bateria a mão, grave o baixo, dobras de guitarra base, etc.

    henriquejensen
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    velhow...o Gasoline é mestre!

    eu uso o Cool Edit e Audition (tudo a mema coisa)
    e me serve bem....também trabalha com midi e sua interface é bem prática e fácil de aprender (inclusive eu dou algumas aulas de vez em quando pra um pessoal q mora aki perto da minha casa)

    kishuu
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Gasoline, mas nao eh Cakewalk Sonar? o.O

    chadox
    O gasoline deu dicas muito valiosas, outra que eu adiciono aqui eh o seguinte, voce pode fazer sua BT no guitar pro, exportar pra midi, dai colocar no sonar como midi e colocar um soundfont em cima, dai voce tera uma BT decente ateh... dependendo do soundfont usado

    como ja foi dito o sm57 eh o mais adequado dessa linha da shure, mas se voce tiver o sm58 (qualquer vocalista do seu bairro tera um), tambem serve pra microfonar....
    mas se voce tiver um simulador de amp, pode ligar direto q fica legal, varias pessoas la do guitarbattle gravam com simuladores e fica mto bom...

    Gasoline
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    kishuu
    Cakewalk tem vários programas. O Studio, o Sonar, o Guitar Tracks, entre plugins e outros.. tem uma penca.

    Normalmente quando falamos Cakewalk nos referimos ao Studio Suite. E Sonar para o Cakewalk Sonar, e Guitar Tracks para o Cakewalk Guitar Tracks. É apenas uma maneira de falar.

    Tem outros softwares como o Reason, o Sibellius, o Finale, mas estes tem como objetivo especifico outros estilos musicais. Sendo o Cakewalk Studio e o Cakewalk Sonar os mais versáteis, na minha opinião.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a HOMESTUDIO:Banda Virtual,Playback,Uso de Midis e Multipista. Como fazer?