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darkwolf Veterano |
# nov/05
eu to completamente confuso com os modos gregos to ficando é louco já..
se por exemplo eu tenho uma harmonia em A Dórico ( A, B, C, D, E, F#, G )
1° que escala eu teria que tocar emcima?
2° existem aqueles shapes dos modos, como funcionam? em que parte do braço usá-los para determinada nota/acorde?
bah vai ser um alivio depois q essas duvidas forem sanadas, valeu ae galera, abraços
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marcio_zav Veterano |
# nov/05
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1° que escala eu teria que tocar emcima?
A Dórico ( A, B, C, D, E, F#, G ) essa msm
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marcio_zav Veterano |
# nov/05
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Nao vou tentar explicar pq nao manjo quase nada, vou deixar pra quem entende =)
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jABUGApACATO Veterano |
# nov/05
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usa pentatonica
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marcio_zav Veterano |
# nov/05
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Isso, penta menor de A
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uchimura125 Veterano |
# nov/05
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me ajudem tb...
ql eh a escala do jonio??
eu peguei e axu q ta errada..
onde tm tds os modos gregos??
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ki_suco Veterano |
# nov/05
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penta não é 7m ?
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uchimura125 Veterano |
# nov/05
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o modo jonio n tm acidentes?
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marcio_zav Veterano |
# nov/05
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uchimura125
se for C Jonio nao.
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uchimura125 Veterano |
# nov/05
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^hmmm
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darkwolf Veterano |
# nov/05
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2° existem aqueles shapes dos modos, como funcionam? em que parte do braço usá-los para determinada nota/acorde?
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Jonas Be Good with a 69 Veterano |
# nov/05
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darkwolf
cara calma a primeira coisa a se fazer é escolher uma harmonia se vc em A dórico nós poderíamos fazer a seguinte hamronia:
A D E
nos poderiamos por exemplo usar a penta aqui em cima que iria se encaixar perfeitamente.
alguem me ajdue tb vejam se essa harmonia tá certa pq eu nunca sei se em harmonias modais por exemplo esiste esse negócio de tonica dominante
tipo para mim eu to pensando agora que se o A dórico então dominante seria o D não seria ?????
então essa harmonia aqui que eu fiz seria como tonica dominante e a domiannte resolvendo na Relativa da tonica
?????????????????????????
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Tuarelli Veterano |
# nov/05
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Vão pro tópico do Marisco e façam suas perguntas.
Ele criou aquele lá pra ser justamente o definitivo, onde seriam feitas as perguntas e ele esclareceria.
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Fisioterapeuta Veterano |
# nov/05
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tipo se vc tem uma musica que esta no tom de F, e vc quer improvisar em cima de F mixolideo que e caracterizado com um modo para blues, vc podera usar os escalas arpegios de a#(5º grau), pode usar as pentatonicas de re menor (relativo),
POde usar triades e por ai vai.
Exemplo Tom De A: quero improvisar em cima de A frigio(4º)usaria entao o campo harmonico de D quarto grau de A
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darkwolf Veterano |
# nov/05
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não entendi ainda, up
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darkwolf Veterano |
# nov/05
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será que é tao dificil responder essas 2 perguntas?
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Fisioterapeuta Veterano |
# nov/05
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que escala eu teria que tocar emcima?
As pentas ue? procure estudar caged e todas as escalas que fazem parte de um shape de acorde.
existem aqueles shapes dos modos, como funcionam? em que parte do braço usá-los para determinada nota/acorde?
Deve ser escala arpegio e so seguir os acidentes dos modos tipo jonioele e maior e tem setima maior e por ai vai, dorico terca menor .
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Marisco Veterano |
# nov/05
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Usou a busca porra nenhuma...
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guitargod Veterano |
# nov/05
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caralho, mas a galera se peida mesmo com os modos...
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Fisioterapeuta Veterano |
# nov/05
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Marisco
falei merda ou ta certo?
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Podre Veterano |
# abr/08
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toca as notas da escala maior de G! enfatize A no inicio e fim dos seus solos e F#(sexta maior, intervalo característico do modo dórico) durante o solo!
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lam777 Veterano |
# abr/08 · Editado por: lam777
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Do ré mi fa sol la si do ré mi fa sol si do e continua...
Se você observar os intervalos que vão de ré a ré, ou de mi a mi, exemplo: ré mi fa sol la si do ré , irá perceber aqui que temos o modo dórico de ré... fa sol la si do ré mi fa, aqui o modo lídio de fa, em outras palavras os modos podem ser dados por apenas uma unica escala, vai depender da nota que esta em enfase, exemplo, se a nota em enfase Mi, terá um modo frígio, se for La o modo Eólio, numa única música é possível portanto ouvir muitas vezes, todos os modos, mesmo que as notas tocadas continuem as mesmas.
Decore todos os shapes da escala maior em todos tons, e toque dando enfase num grau para dar o efeito de um modo.
O que são graus? Do ré mi fa sol la si do, por exemplo Mi é o terceiro grau, se eu tocar com enfase no terceiro grau essa escala, ou começando pelo terçeiro grau, ou deixando ele como a nota mais grave ou seja Mi!, eu terei o efeito Frígio de Mi.
É possível então obter um efeito frígio em do, basta copiar os intervalos que vem de Mi para do veja: Mi fa sol la si do ré mi
Siga a distancia de tons dessas notas, e começando a partir de Do, escreve a escala frigia de Do, e veja que confere com o material que você já tem aí.
Desculpe se não fui claro, se precisar de ajuda, lobo(traço)blues (arroba) hotmail (ponto) com
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Danilo FG Veterano |
# ago/09 · Editado por: Danilo FG
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Acho que primeiramente pra quem nao conhece os intervalos e quem ta cansado para tirar pelo instrumento, olha ai
T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M - = Jônio (padrão maior)
T - 2 - b3 - 4 - 5 - 6 - 7 - = Dórico
T - b2 - b3 - 4 - 5 - b6 - 7 - = Frígio
T - 2 - 3 - 4# - 5 - 6 - 7M - = Lídio
T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - = Mixolídio
T - 2 - b3 - 4 - 5 - b6 - 7 - = Eólio (padrão menor)
T - b2 - b3 - 4 - b5 - b6 - 7 - = Lócrio
simples, não?!!!
na hora de aplicar os modos, só prestar atenção nesses intervalos.
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