Como identificar uma guitarra?

    Autor Mensagem
    rafaeldk
    Veterano
    # out/05


    eu achei vários topicos mas nehum sobre oq eu preciso...
    Eu sei que existe diferença, mas se eu chegar numa loja, oq eu preciso ver? oq eu preciso notar pra saber se uma guitarra eh boa ou nao? sou extremamente novato em guitarras...
    oq significam:
    -Corpo:
    -Braço:
    -Escala:
    -Tarraxas:
    -Ponte:
    -Escudo:
    -Chave:

    eu sei oq são, mas eu nao entendo por exemplo, oq eh um braço em maple, se puderem me explicar ficarei agradecido...
    e se puderem fazer algo mais ainda...
    vejam se esta guitarra eh boa, eu pretendo comprar ela no final do ano, uma fender zero bala =) vlw, eu retirei aquelas duvidas desta guitarra, me tirem estas duvidas por favor...

    site da fender com foto e tudo mais

    angusac
    Veterano
    # out/05
    · votar


    olá! primeiramente essa guitarra não é fender. É Squier!!!! uma submarca da fender, agora amigo, se voce não conhece nada de guitarra, é melhor arrumar algum de confiança e pedir que te acompanhe até a loja pra te ajudar a escolher a tua guita!

    *maple = madeira que é feita o braço no caso, (use a busca aqui no forum que vc descobrira muito sobre a importancia da madeira na guita);

    mio
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Amigão, como o angusac disse: Proucure alguém que intenda e seja da sua confiança para lhe ajudar na aquisição do produto.

    Essas informações são muitas, e eu ouso a dizer que ja que você é iniciante não serão de extremo valor AGORA. Proucura andar aqui no forum que seu conhecimento vai aumentar bruscamente. E também proucure se informar do que é Corpo, braço,Escala... aqui no forum ou na internet mesmo, ou peça pra alguem com o minimo de conhecimento de guitarra para lhe explicar.

    Eu não vou explicar tudo o que é isso aqui porque vai ficar imenso o topico.. tenho certeza que no sistema de busca você vai tirar todas as suas duvidas, se não, pergunte aqui denovo que eu te explico.

    um abraço

    mio
    Veterano
    # out/05 · Editado por: mio
    · votar


    Eu fiquei com peso na conciencia e vou te explicar resumidamente o que é o que:

    -braço: o braço é a parte fina e alongada da guitarra, se você é destro, é a parte onde você usa sua mão esquerda para botar os acordes ou uma nota qualquer. O braço é aquele onde tem os trastes e geralmente umas bolinhas (ou pontinhos, triangulos, cruz,etc..) que são as marcações
    foto: http://jbonline.terra.com.br/inter/musicali/braco11_guitarra.jpg

    -Tarraxas- Tarraxa são aquelas peças (geralmente de metal) que você usa pra afinar a sua guitarra. Elas geralmente vem em forma de 'T'. Ela fica presa ao headstock que é a extrimidade esquerda (se você for canhoto) do braço.
    foto: http://www.malagoli.com.br/images/tarraxa_guitarra_mod02.jpg

    -Escudo- Eu nao sei realmente qual a função maior dele. Geralmente é analisado pelo padrão estetico. Você encontra geralmente em stratocasters (um 'modelo' famoso de guitarra da fender,e por sinal a foto que você mostrou aqui no topico é de fato uma stratocaster).
    foto: http://www.csr.com.br/produtos/imagens_produtos/fotos32/gf7a.jpg

    -Corpo- É tudo que vem depois do braço
    foto: http://images.google.com.br/images?q=tbn:AEKxnuoOSLwJ:www.mercadolivre .com.br/org-img/preview/MLB/072005/28732470_3236.jpg

    -Escala- Escala Musical é a ordenação sucessiva de sons não maiores que uma segunda.
    (se você é realmente iniciante não é uma boa tentar intender isso agora ou você pode se complicar seriamente)

    Sobre as madeiras (Mogno, Maple,Rosewood,...) você pode usar o sistema de busca que você vai achar tudo o que precisa.

    Espero ter ajudado.. um abraço

    angusac
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eu fiquei com peso na conciencia

    ó um kra bondoso ai rsrsrs

    heathcliff
    Veterano
    # out/05 · Editado por: heathcliff
    · votar


    mio
    -Escala- Escala Musical é a ordenação sucessiva de sons não maiores que uma segunda.
    (se você é realmente iniciante não é uma boa tentar intender isso agora ou você pode se complicar seriamente)


    Não cara. Escala que ele diz é "parte de cima" do braço. Onde tem os trastes, cordas, marcações, enfim, onde você apertas as notas.

    luiz augusto
    Veterano
    # out/05 · Editado por: luiz augusto
    · votar


    arrumado já.

    heathcliff
    Veterano
    # out/05
    · votar


    hehe, valeu ae cara

    Spitfire
    Veterano
    # out/05
    · votar


    heathcliff
    Não cara. Escala que ele diz é "parte de cima" do braço. Onde tem os trastes, cordas, marcações, enfim, onde você apertas as notas.

    Vale lembrar que ela deve ser feita de material resistente para evitar desgates faceis. Normalmente é feita em Rosewood, ou é da mesma madeia do braço; mas é mto importante que a madeira seja resistente, então olhe as especificações da guitarra pra ver se as madeiras utilizadas são boas.

    Antes de comprar, olha a guitarra pra ver se tem rachaduras, analise o headstock, o braço, as tarraxas e o corpo, tente ver se a guitarra não está empenada, tem vários sites que ensinam a ver isso, é só usar a busca aqui do fórum que vc acha. Verifique também se as tarraxas não estão muito rígidas, e se prendem bem a corda. Nenhuma das partes da guitarra deve estar enferrujada. Veja quanto tempo de garantia vc tem e assim que comprar a guitarra leve ela a um luthier pra ele regular a guitarra e verficar se elá está 100%. Se ele achar algum defeito leve na loja, pois vai estar na garantia. Ahhh, e o mais importante, ouça o som da guitarra, se não o agradar, não a compre.

    ToRReSMo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    começa a lambe ela...

    c tive amarga é pq é ruim

    c tiver docinha pq é boa 111

    Jack Holland
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ToRReSMo

    hauHuahUHAUha

    mio
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mal ai sobre a Escala.. pensei que você tava falando de outra coisa

    rafaeldk
    Veterano
    # out/05
    · votar


    enfim acho que eu especifiquei errado ^^

    Eu sou 'iniciante' em parte com guitarras, pois na verdade eu estudei violão. Mas como qualquer um que aprender violão, quer tocar guitarra, eu tenho uma guitarra só que eu sei que não é grande coisa, agora eu quero comprar uma que seje alguma coisa e que realmente me agrade.
    Eu especifiquei errado porque eu sei as funções de cada parte que eu citei, só que eu não sei ver em uma guitarra se ela é boa ou ruim.

    Com certeza que ajudou muito falando sobre a madeira do braço, ver se ela está empenada e talz, mas eu gostaria de saber o resto. Eu andei pesquisando entre as guitarras e notei que existe materiais diferentes nas tarraxas.

    Se alguém puder ajudar mais uma vez, ficarei agradecido. E obrigado pela especificação da squier. Mas enfim, eu gostaria de saber se vale a pena comprar ela pelo o que diz o site. Obrigado.

    rafaeldk
    Veterano
    # out/05
    · votar


    up pls

    Oetzy The Iceman
    Veterano
    # out/05
    · votar


    pedindo a identidade dela

    rafaeldk
    Veterano
    # out/05
    · votar


    alguem ajuda ae pls!

    JB God
    Veterano
    # out/05
    · votar


    no cifraclub tem uns artigos sobre cada parte da guitarra

    rafaeldk
    Veterano
    # out/05
    · votar


    no cifraclub tem uns artigos sobre cada parte da guitarra

    no forum ou no site principal? no forum eu n achei coisas muito detalhadas...

    se alguem puderme ajudar pelo msn. rafaeldk@gmail.com

    vlw.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como identificar uma guitarra?