Campo harmonico e modos.

    Autor Mensagem
    amico
    Veterano
    # out/05 · Editado por: amico


    eu to com uma duvida, eu fiquei usando a busca e só complico o meu raciocinio.

    duvida-1
    Se eu estiver tocando no campo harmonico de G, eu posso usar a escala de G(jonio) e tb o B frigio , o A Dorio e por ai vai ?
    pq eu notei que são todas as mesmas notas só muda os intervalos.

    duvida-2
    se eu estiver no campo harmonico de G eu posso tocar o G jonio, G frigio,G dorio? as notas assim ficam tudo diferentes e é a mesma coisa que usar uma outra escala natural.

    duvida-3
    no caso da nomenclatura.
    dentro da escala de sol eu tenho o frigio da escala de G que é B frigio e dorio de G que é A dorio, é isso?

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    duvida-1
    Se eu estiver tocando no campo harmonico de G, eu posso usar a escala de G(jonio) e tb o B frigio , o A Dorio e por ai vai ?
    pq eu notei que são todas as mesmas notas só muda os intervalos.


    Na verdade você está usando as mesmas notas, embora seja uma escala diferente, com intervalos diferentes. Cada modo tem a sua tônica e seus acordes. As notas mais fortes de cada modo são as que formam o acorde. Por exemplo um A dórico, que tem as mesmas notas de um G jônio, é diferente porque a tônica é a nota A, e as notas A, C, E e G são as mais fortes desta escala (T, 3, 5 e 7).


    ***************

    duvida-2
    se eu estiver no campo harmonico de G eu posso tocar o G jonio, G frigio,G dorio? as notas assim ficam tudo diferentes e é a mesma coisa se usar uma outra escala natural.


    Não é a mesma coisa. Pense sobre isso: por que existem todos esses modos se as notas da escala são a mesma?

    Como eu disse, você muda as tônicas e também as outras notas mais fortes. Se você tocar um G lócrio sobre um G maior não vai dar certo porque as notas mais fortes do G lócrio são: G, Bb, F e A, ou seja, só nas notas do acorde já tem 2 notas que podem chocar (e feio) com a sua harmonia: o Bb e o F.


    **********************************


    duvida-3
    no caso da nomenclatura.
    dentro da escala de sol eu tenho o frigio da escala de G que é B frigio e dorio de G que é A dorio, é isso?



    Exatamente!

    amico
    Veterano
    # out/05
    · votar


    valeu cara, ta bem explicado.

    amico
    Veterano
    # out/05
    · votar


    só uma coisa se eu tiver então uma T, 3, 5 e 7 que baterem com as notas de uma certa escala eu poderia usar qualquer escala que tenha essas notas em comum?

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    amico

    Você pode tentar. É a partir daí que você aplica escalas mais exóticas, out, essas coisas.

    O importante na hora de observar um modo, não é apenas a nota que começa o modo, porque até aí, os modos são apenas uma inversão de uma escala, não é?! Mas sim as notas que caracterizam este modo e as notas do acorde do modo.

    tuca
    Veterano
    # out/05
    · votar


    duvida-1
    Se eu estiver tocando no campo harmonico de G, eu posso usar a escala de G(jonio) e tb o B frigio , o A Dorio e por ai vai ?
    pq eu notei que são todas as mesmas notas só muda os intervalos.

    Na verdade você está usando as mesmas notas, embora seja uma escala diferente, com intervalos diferentes. Cada modo tem a sua tônica e seus acordes. As notas mais fortes de cada modo são as que formam o acorde. Por exemplo um A dórico, que tem as mesmas notas de um G jônio, é diferente porque a tônica é a nota A, e as notas A, C, E e G são as mais fortes desta escala (T, 3, 5 e 7).



    LeandroPanucci

    sim mas isso não impede que ele use todos os modos para explorar melhor o braço não é?

    se não ele só poderia usar um modo x em uma harmonia e um modo y em outra.

    estou certo???

    tuca
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ajuda aí panucci.Se ele estiverr no CH de G ele poderá usar todos os modos de G

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    tuca

    Aí que está. O pessoal confunde muito os modos com shappes ou desenhos no braço. Se a intenção for de escala maior, por mais que eu use o desenho do modo lócrio, ele sempre vai soar maior, entende?!

    Neste caso ele vai estar fazendo apenas uma inversão da escala e não a aplicação dos modos propriamente ditos.

    tuca
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Sim mas ele poderá acentuar um pouco mais um modo mais sempre explorando os outros não?/

    se não todos os solos em cima da escala maior seriam em um unico shape daí o solo ia ficar podre

    tuca
    Veterano
    # out/05
    · votar


    http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=628

    dá uma olhada no fim da matéria em que ele fala para passear no braço isso tem a ver ou não?

    tuca
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Leandro???

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    tuca


    Ex: as notas da escala de ré mixolídio (ré, mi, fa#, sol, la, si, dó), são as mesmas notas que compõem a escala de dó lídio, que também são as mesmas de fa# lócrio. Estas notas “funcionam” perfeitamente sobre todos os acordes do campo harmônico de Sol Maior natural (G Am Bm C D Em F#m(b5)).

    Portanto a grande jogada neste exercício é você “passear” pelo braço inteiro da guitarra, utilizando todos os shapes dentro da escala.

    --> fonte: http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=628



    Ele está se referindo a ter os modos na ponta dos dedos, como um estudo, um exercício técnico e absorver as sonoridades de cada modo. É óbvio que as notas vão "soar bem" sobre qualquer acorde campo harmônico.

    Mas não é legal fazer isso aleatoriamente, sem direção, do tipo "qualquer nota da escala serve". Como cada modo tem as notas que são fortes, que quase sempre "dão certo" (notas da tríade, tétrade, penta), também possuem notas que devem ser evitadas, ou utilizada apenas como passagem.

    Experimente repousar numa nota F sobre um acorde Cmaj ou um Em7. Apesar de pertencerem ao mesmo campo harmônico, com origem numa mesma escala, elas não resolvem nos acordes em questão e soam sempre muito tensa.

    amico
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eólio de E é a mesma coisa de E Eólio ou eólio de G é a mesma coisa de e eólio???

    só questão de "nomenclatura" mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    amico

    Eólio é o nome do modo.

    Os modos diferenciam-se um do outro pelos intervalos.

    O Mi Eólio é o VIº grau de Sol Jônio. As notas são as mesmas, mas cada um é um modo diferente.

    Então um Sol Eólio é o VIº grau de algum acorde do modo Jônio. Fazendo as contas o modo Sol Eólio tem as mesmas notas de um Si bemol Jônio.

    amico
    Veterano
    # out/05
    · votar


    eu sei disso!
    eu só quero saber se quando eu falo Eólio de G significa que eu estou falando Eolio da escala de G ou G eolio?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Campo harmonico e modos.