Reais diferenças entre Marfim e Maple (ja usei a busca)

    Autor Mensagem
    Iago
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Iago


    Andei pensando em fazer uma braço pra minha guitarra..(na verdade só um corpo hehehe)

    devido ao custo começei a cogitar marfim pra fazê-lo (com escala de jacarandá) mas queria saber quais são as diferenças entre os dois (alem do nome)?

    o que eu percebo ´q que essas Giannini de braço de marfim sao bem amarelos mesmo, mas talvez seja so o verniz que eles usam. Existe alguma diferença quanto ao padrão dos veios, coloração e peso, ou é aquele tipo de coisa desprezível?

    vlw!

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Iago
    Creio que seja o verniz, porque na minha Tagima o braço é de marfim e é bem clarinha. O braço antigo dela era de marfim também só que bem amarelado.

    Papa Urubento XVI
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ueria saber quais são as diferenças entre os dois

    um é claro e o outro é escuro

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Iago
    As diferenças timbrísticas não são muito pronunciadas não, porém o maple possui toda uma série de sub-espécies com veios mais ou menos pronunciados, bem como uma variedade que não pode ser usada para braços, mas sim para corpos (soft maple). Agora, o maple não existe no hemisfério sul, e portanto tem que ser importado, e isso é caro. O pau-marfim é nacional e é tão bom ou melhor (desde que corretamente cortado e sêco) que o maple.
    Abç

    Iago
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Papa Urubento XVI
    leia o nome do topico Vossa Santidade...

    Mauricio Luiz Bertola
    ah vlw Bertola... o braço da minha fender tem uns belos birds eyes de leve..muito bonito, isso que eu gosto no maple... mas era so isso que eu queria saber mesmo, se o marfim não tinha mesmo algo a desejar.

    Papa Urubento XVI
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Papa Urubento XVI
    · votar


    Iago

    eaheahe confundi com escala de jacarandá, desculpa ae

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    O maple tem veios mais bonitos, não dá pra fazer um top de pau-marfim por exemplo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Fritz_mkvl
    O padrão de veios do pau-marfim é mais monocromático.
    Abç

    claretimus
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    minha tagima tem o braço de pau-marfim, ele não é quase branco como eu vejo em algumas guitarras...ele é mais pra amarelado mesmo, eu acho mais bonito esse mais amarelado...creio q é o verniz

    Dogs2
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Dogs2
    · votar


    A qualidade do pau-marfim é, por incrível que pareça, superior ao maple.
    Por coincidência do destino, as que o povo costuma chamar de "grandes marcas" não usam o pau-marfim simplesmente porque não tem conhecimento sobre a existência, já que é uma madeira brasileira.
    De acordo com várias pessoas com quem eu aprendi muito aqui no fórum, o pau-marfim é muito mais resistente, além disso capta os agudos bem melhor, se bem que eu nunca acreditei nessa história que madeira do braço influencia no timbre.
    Além disso dura mais tempo, já que o pau-marfim pode ser envernizado, e com isso a sujeira não penetra na madeira e aí o braço não fica com cor de cocô, que nem a Kramer do EVH, que ele tanto usou que várias casas da guitarra ficaram sujas.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Dogs2
    Mas o Pau Marfim empena mais fácil que o Maple se não estiver muito bem seco.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Dogs2
    Exatamente.
    Abç

    Iago
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Dogs2
    Vlw ae
    e o meu interesse é so usá-lo no braço mesmo.

    , se bem que eu nunca acreditei nessa história que madeira do braço influencia no timbre.

    o peso e perfil do braço influenciam sim. Mais pra quem toca no caso. Sempre leio que braços mais gordos e pesados soam melhor..mas ai ja pode atrapalhar a velocidade etc...


    Além disso dura mais tempo, já que o pau-marfim pode ser envernizado, e com isso a sujeira não penetra na madeira

    quer dizer que o maple nao pode ser envernizado? perae ne... ¬¬

    Curly
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Iago

    diga grande, não entendo mto sobre madeiras, respeito a opinião do Bertola e outros luthiers quando dizem que é tão bom quanto o maple mas há um tempo atrás peguei uma strato tagima num rolo com um amp e nunca consegui usar a guitarra: o braço encolheu e os trastes "sobraram", tudo bem os miseráveis com certeza usaram madeira verde mas além disso notei que ela mesmo parada não segura bem a afinação, parece sensível à mudança do clima, seria uma instabilidade da madeira ??... Sinto tb que o braço em pau marfim muda o balanço do instrumento, é bem mais pesado, o da tagima então parece um taco de baseball, é até bom vou deixar ele aqui num canto, se neguinho mexer comigo...

    Iago
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Curly
    uhauhauha acar eu ja tinha ate lido esse comentario seu sobre o braço da tagima em outro tópico..esse tipo de coisa assusta mesmo. Esse entortamento dela deve ser pq ela estava verde mesmo...e depois de ter entortado uma vez deve ter ferrado a estabilidade pra sempre (bolei essa teoria agora). O fato dele ser pesado talvez seja algo até positivo por um lado, não sei...

    bom, pelo menos a minha dúvida sobre a fabricação de tacos de baseball pro meu time foi resolvida. :D

    usarnamer
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: usarnamer
    · votar


    não levem a mal....

    Marfim é horrível. amarelinha!!!!

    Maple é a madeira do ROCK....

    O Top da LES PAUL é MAPLE , o Braço da STRATO é MAPLE , O Corpo Das Semi Acusticas é MAPLE.

    VIVA O MAPLE.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    usarnamer
    (!!!!!)

    gucrispim
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    usarnamer
    Mauricio Luiz Bertola
    Axo q muito Xarópe de Maple faz mal pra saúde mental.........

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    gucrispim
    uhauhauauahua!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reais diferenças entre Marfim e Maple (ja usei a busca)