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crau Veterano |
# jul/05
Ae pessoal, eu tava criando uma música e então resolvi tentar colocar um acorde AEM pensei em "pegá-lo" do C.H. Menor Harmonico, a minha progressão é a seguinte: C#m B5 A7+ G#m7 A7+ "Am7".. então a progressão está em E Maior, agora esse Am7 que usei pensei nele como o 4 grau da menor harmonica de Em, daí pensei.. meu racíocinio está correto? Pq eu peguei o 4 de Em e nao de C#m já que é o tom da música?
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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é o quarto grau de E menor harmônica sim
Pq eu peguei o 4 de Em e nao de C#m já que é o tom da música
pq vc quis ué...não?
hehehe
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italo_angra Veterano |
# jul/05
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pq tu quis ora mais....se a musica tiver massa dexa assim msm
como o kiko fala nos workshops> se a teoria esta te atrapalhando pare de estudar...:P
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Alex Pires Veterano |
# jul/05
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Ai só é menor harmônica se você usar a menor harmônica sobre este acorde de Am ja que no modo eolio tambem existe um Am no quarto grau
Em F#m(b5) G Am Bm C D Em
Mas enfim pode ser um AEM tanto de Em harmônica quanto de Em natural.
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crau Veterano |
# jul/05
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Galera eu tava conversando com um amigo meu, ele disse que o C.H de C#m nao é o mesmo de E Maior, eles são relativos, ele disse que escala pode ate ser porém o C.H nao. ele disse que o dominante do E é o B7, e do C# é G#7 ele tem razão ?
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Alex Pires Veterano |
# jul/05 · Editado por: Alex Pires
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Sim e não...
Porque este dominante do C#m que é G#7 é proviniente da escala menor harmônica.
Agora o que rola é que geralmente este G#7 vem em forma de emprestimo o tempo todo nas escalas menores.
Mais eu ainda considero os dois campos harmonicos iguais porque os dois são formados pelas mesmas notas e pelos mesmos acordes
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crau Veterano |
# jul/05
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eu concordo com vc
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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Alex Pires
Cara se uma música em Em (relativo de G) tiver esses acordes: Em Am Bm (só como exemplo). A sua progressão é I-IV-V ou VI-II-III ?
(desculpe desvirtuar crau)
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crau Veterano |
# jul/05
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heathcliff
Tranquilo tamos ai pra tirar duvidas.... segundo o mozart mello, se ela incia e repousa no Em, é I IV V...
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Alex Pires Veterano |
# jul/05
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Secamente falando, eu analizaria ela como sendo Im - IVm - Vm.
Mais dependendo de em qual acorde é dado mais enfase a coisa pode ficar meio modal. O Gambale faz esse tipo de coisa nas músicas dele. As vezes ele uma uma progressão normal mais onde os acentos estão em outros acordes que não sejam o I ou o Im e ai a coisa soa mais modal do que tocando a coisa da maneira convencional.
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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Alex Pires
crau
Entendi, eu tambêm acho meio estranho analisar como VI - II - III, considerando que seja a música toda nessa progressão.
Mas cara, e se a música começar em I IV V (maiores) e depois a progressão muda para os relativos menores? eu continuaria considerando Im IVm Vm ou seria VI - II - III nesse caso?
Obrigado
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Alex Pires Veterano |
# jul/05
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Ai eu consideraria que esta linda canção modulou para a sua tonalidade homonima (Tons que possuem a mesma nota como Tônica). hehehe
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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Alex Pires
não cara! eu expliquei mal explicado. vc entendeu como se modulasse de D pra Dm por exemplo né?
acho melhor exemplificar com os acordes mesmo
a música começa em D - G - A
aí depois fica Bm - Em - F#m
ou seja modulou para o modo eólio certo?
aí que esta a minha dúvida, no início é um I - IV - V né?
e na segunda progressão? eu consideraria
Im IVm Vm
ou
VI - II - III ?
pq se for do primeiro jeito aí vai ficar parecendo que aconteceu o que vc disse, modulou pra tonalidade homônima. tipo como se fosse D - G - A e depois ficou Dm Gm Am.
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Alex Pires Veterano |
# jul/05
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VIm - IIm - IIIm
Ja chamou o D de I agora o resto vem com base nele. Isso pensando na maneira mais clara de se fazer uma análise de harmonia funcional. Até porque a progressão tem um V do D que é o A.
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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harmonia funciona
o que é harmonia funcional?
Até porque a progressão tem um V do D que é o A.
Mas o que isso muda?
valew e desculpa esse tanto de pergunta hehe
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Alex Pires Veterano |
# jul/05
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heathcliff
De boa harmonia é chato de entender mesmo. Compra o livro do Almir Chediak (Harmonia e Improvisação Volume 1) que ele é bom para tirar essas duvidas.
Existem 3 funções harmonicas básicas que são a função tônica, a função subdominante e a função dominante. Destas a mais forte é a tônica, logo depois dela vem a função dominante que é aquela função que (geralmente) prepara para um acorde de função tônica.
Ex: G A D ou G A7 D ou Bm Em A7 D...
Como o A no caso que você passou é um acorde de função dominante(por ser do V grau) ele vai ajudar a visualizar qual é a tonalidade de uma progressão. Lembrando que o V grau geralmente resolve numa quarta acima ou numa quinta abaixo (No caso indo para D).
Se a progressão que você tivesse colocado tivesse um F# na história(V grau de Bm vindo da menor harmônica)ai eu analisaria isso com sendo Bm ao inves de D maior. Porque geralmente quando existe este emprestimo a música é menor.
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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Alex Pires
Tônica, subdominante e dominante, eu sabia disso. A subdominante (IV) prepara o acorde dominante (V) né?
Mas como que a presença do acorde dominante ajuda a definir a tonalidade da progressão? Não entendi o raciocínio.
Sobre o último parágrafo, porque a música costuma ser menor quando ocorrem empréstimos? coincidência ou emprestimos em campos maiores não soam bem?
vlw ae
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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sobe!
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Sowthanasia Veterano |
# jul/05
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q orgulho !! isso sim eh um forum de guitarra !!! *.*
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Phanton Veterano |
# jul/05
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heathcliff
Trocando em miúdos, o acorde dominante leva ao primeiro grau da escala, por exemplo as progressões II - V - I... IV - V - I...
Se numa musica, vc ouve um G e depois um A7, tá na cara que a tonalidade é D... progressão IV - V - I sacou ??
O que o Alex disse foi o acorde F#, que vem da menor harmonica de Bm
Nas musicas em tons menores, é muito comum o empréstimo desse acorde para essa função...
Por favor me corrijam se eu estiver errado !!!
Abç
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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Phanton
valeu pela explicação, acho que entendi
Alex Pires
VIm - IIm - IIIm
na progressão sempre tenho que indicar quando for menor? pq tipo, o acorde VI o II e o III sempre vão ser menores no campo harmônico maior né
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