Autor |
Mensagem |
Raffael Veterano |
# jul/05
o que é escala diatonica?,quais são os intervalos dela?
|
marcioazzarini Veterano |
# jul/05
· votar
A escala diatônica é a famosa Escala Maior.
Seus instervalos são:
TOM | TOM | SEMI-TOM | TOM | TOM | TOM | SEMI-TOM |
Exemplo:
C | D | E | F | G | A | B | C
|
Homaley Veterano |
# jul/05
· votar
Raffael
marcioazzarini
Escala diatônica são as escalas formadas´por tons e semitons.Portanto a escala menor natural e menor melódica também são escalas diâtônicas; assim como a escala maior. A escala menor harmônica têm uma particularidade: apesar de haver um intervalo de 1 TOM e Meio do 6º grau (menor) para o 7º grau (maior) ela também é uma escala diatônica. Por que?
Eu não sei. Fica aí uma pergunta para a galera que conhece o assunto.
|
marcioazzarini Veterano |
# jul/05
· votar
Homaley
Bem lembrado a menor natural tbm é, pois é relativa da maior. Mas sobre a harmônica eu não sabia... :/
Tendo em vista que DIATÔNICA significa QUE CONCORDA COM A TÔNICA... Vixi.. complicou ainda mais.. hehe
|
Raffael Veterano |
# jul/05
· votar
entendi só é mais um nome para a escala maior e menor.......
valeu pela respostas
|
Homaley Veterano |
# jul/05
· votar
Raffael
Não Rafael. Não é bem assim. Não é outro nome; pois a escala de tons inteiros (hexafônica) não pode ser chamada de escala maior e muito menos de escala menor.
|
Sérgio Melo Veterano |
# jul/05
· votar
Homaley
Isso de maior, menor depende da terça, certo? Se a terça é distante da tônica 1 1/2 tons, é menor, se é dois tons, é maior. Agora, a função que a escala assume pode muito bem descaracterizar essas funções. A escala diminuta tem uma terça menor, porém seu uso é como dominante, e toda dominante é maior. Já a escala de tons inteiros é uma escala que soa como aumentada, sendo muito empregada como dominante em peças compostas no modo mixolídio.
|
Homaley Veterano |
# jul/05
· votar
Sérgio Melo
Ok
|
flipeicl Veterano |
# mai/07
· votar
alguém ai teria algum documento, que fale sobre os vários tipos de escalas, que poderia disponibilizar?
valeu.
|
polakinho Veterano |
# mai/07
· votar
alguém ai teria algum documento, que fale sobre os vários tipos de escalas, que poderia disponibilizar?
valeu.
cara, na internet tem milhões, no proprio forum aki tem, pesquisa ai :D
|
Slocker Veterano |
# nov/08
· votar
Nossa quer dizer que diatonica eh isso ???
eu pensando que era algo tipo diferente =D
Uhuuuu aprendi =D
|
GuitarTrainer Veterano |
# jul/12 · Editado por: GuitarTrainer
· votar
As escalas Menor Harmônica e menor melódica são Diatônicas porque são Variantes da escala menor.
A escala menor harmônica é resultado de uma alteração no sétimo Grau, no caso de Do menor a nota Bb (sétimo Grau menor) é elevada um semi-tom para a nota B (sétimo grau maior) Atribui-se essa alteração a J. S. Bach e outros do período barroco, por uma questão muito simples, a necessidade de uma dominante para tônica no caso da menor natural isso não acontece, o 5º é menor já nas M-Harmônica e melódica o 5º é dominante, a melódica é uma escala M-harmônica que sofreu alteração no 6º pela dificuldade de entoação de um tom e meio do 6º para 7º Do menor natural C D Eb F G Ab Bb Do menor Harmônica C D Eb F G Ab B Do menor melódica C D Eb F G A B
Repare que as diferenças entre a menor e M-H e M-H e M-M
de uma olhada nesse canal tem umas dicas
http://www.youtube.com/channel/UClDpz70NolQs5W7m0NAM-LQ?feature=guide
|
GuitarTrainer Veterano |
# ago/12
· votar
|
FrodoPeludo Membro |
# abr/14
· votar
me ajudem,tem alguma relação entre escala diatonica e ciclo de quintas,eu achava que o ciclo de quintas servia pra saber as escalas na parada de tom,tom,semi tom...portanto pra escala diatonica me ajudem,é isso mesmo?
|
FrodoPeludo Membro |
# abr/14
· votar
me ajudem,tem alguma relação entre escala diatonica e ciclo de quintas,eu achava que o ciclo de quintas servia pra saber as escalas na parada de tom,tom,semi tom...portanto pra escala diatonica me ajudem,é isso mesmo?
|
kekotenko Veterano |
# mai/14 · Editado por: kekotenko
· votar
O Círculo das Quintas se utiliza para definir a entrada de sustenidos na tonalidade. Por exemplo:
Tonalidade de Do ===> nenhum sustenido (#)
Na escala de Do Maior, pega-se o quinto grau, que é Sol, e iniciamos outra escala, obedecendo sempre a mesma distância ou intervalos entre os graus da escala maior. Esses intervalos são de um semiton entre o III° e o IV° graus, e também entre o VII e o VIII graus. Os demais graus da escala terão todos a distância de um tom entre eles. Iniciando a nova escala de Sol, que era o V° na escala de Do, surge obrigatoriamente o primeiro sustenido.
Sol, La, Si, Do, Re, Mi, Fa#, Sol I II III IV V VI VII VIII
Seguindo, pega-se o V° grau de Sol, que é a nota Re, e iniciamos uma nova escala, que terá dois sustenidos e assim, sucessivamente irá surgindo sempre um novo sustenido, além dos anteriores, em cada nova escala.
Re, Mi, Fá#, Sol, La, Si, Do#, Re I II III IV V VI VII VIII
A próxima escala será a de La e deverá conter os dois sustenidos das escalas anteriores e mais um, que obrigatoriamente terá que surgir, para que se mantenha o padrão de intervalos da escala maior.
|