Raio da escala

    Autor Mensagem
    Ngm
    Veterano
    # jul/05


    Alguém pode me dizer o que significa esse valor? Eu vejo muito ele em especificações de baixos, mas não sei o que quer dizer.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ngm
    Raio de escala é a curvatura da mesma. Existem vários e isso altera a tocabilidade e a "pegada" do instrumento, mas é mais sentido em guitarras.
    O radiano padrão dos Fenders, por exemplo, é 7,25 pol. para os modelos antigos e reedições, e 9,5 pol. para os modelos novos.
    Abç

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Quanto menor a medida da curvatura (que mostra o diametro do circulo referente a ela) maior será a curva da escala....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gabriel Simões
    Exato.
    Abç

    Ngm
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Gabriel Simões
    Era que eu eu achava mesmo. Obrigado!

    Mayzen
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    qual é a melhor forma de fazer essa "curvatura" na escala?!
    flw! aê!

    maquiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Qual a diferença, na prática, de uma escala plana e outra com raio menor?

    Meu cbx tem escala plano e estou de olho em um Yamaha RBX170, que tem escala curva. Não tive tempo de testá-lo ainda, mas gostaria de saber que caracterísiticas devo buscar em uma escala curva. Quais as vantagens e desvantagens?

    Valeu!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    É muito subjetivo isso.
    Em tese podemos dizer que quanto menor o raio, mais confortável é a pegada do contra-baixo, mas como o conforto é subjetivo, não há como medir isso.
    Tem gente que acha mais confortável Fender 1972 e gente que gosta mais do braço dos Fender 2000.

    Uma coisa é certa: quanto menor o diâmetro, maior a dificuldade construtiva e maior o consumo de madeira da escala.
    É mais fácil fabricar uma escala plana.

    maquiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Acho que vou ter mesmo de testar e ver qual a curvatura que mais me agrada.
    Outra dúvida: o cbx que vi na loja é do tipo PJ. Os captadores P estavam regulados com as extremidades mais baixas do que no centro, como se tentassem acompanhar a curvatura das cordas. Essa é a regulagem padrão?

    Valeu!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Sim. Essa regulagem é normal

    Schwarz
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Raio da escala é aquela maldita escala cheia de dissonâncias que você fica tentando descobrir e não consegue... hehehehe

    rcardo_lemos
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ressuscitando o tópico para uma perguntinha...

    Por que baixos com raio de escala pequenos nao podem ter a açao das cordas baixa como em um baixo de raio "padrao"?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    rcardo_lemos
    Em baixos isso faz pouquíssima diferença. Em guitarras, ao se fazer um "bending", a tendência é a corda "subir" acima do traste e o som "morrer", mas isso é muito subjetivo, basta ver o Hendrix tocar (todas as Fenders até 1979 tinham radiano de 7,25pol.).
    Abç

    rcardo_lemos
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: rcardo_lemos
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Entendi...

    O meu caso eh o seguinte...
    Estou com um Gianinni Stratosonic aqui, e o levei ao luthier (por sinal, o Sergio Buccini).. Ele disse que a açao dele nao poderá ficar muito baixa nao, por causa dessa curvatura

    Aproveitando a deixa...
    Ele disse que o baixo tem boas madeiras e uma construçao legal, e me sugeriu colocar os captadores que ele fabrica... achei a ideia boa, e nao duvido do aval dele...
    Mas cá eu penso... eh um gianinnizao.. sera que ele vale a pena mesmo?

    Aí pensei em mandar ele tirar o escudo e a pintura (escudo branco com pintura preta), pois eles estao bem baleadinhos, e o acabamento deles nao eh bonito...
    Tem umas falhas da pintura nele (mal cuidado) que deixam a madeira à mostra... ela me parece bem bonita! Mas sera que ela está com uma aparencia legal para se fazer isso? (soh perguntando pra ele neh)
    Mas depois vou tirar uma foto..

    *Eu me esqueci da madeira do corpo... mas a do braço (ou da escala...?) eh pau marfim

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    rcardo_lemos
    Cara, nada tenho a dizer nesse caso, pois seu instrumento está nas mãos de um grande mestre luthier.
    Por favor transmita minhas saudações para ele.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Raio da escala