Autor |
Mensagem |
Ngm Veterano |
# jul/05
Alguém pode me dizer o que significa esse valor? Eu vejo muito ele em especificações de baixos, mas não sei o que quer dizer.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/05
· votar
Ngm
Raio de escala é a curvatura da mesma. Existem vários e isso altera a tocabilidade e a "pegada" do instrumento, mas é mais sentido em guitarras.
O radiano padrão dos Fenders, por exemplo, é 7,25 pol. para os modelos antigos e reedições, e 9,5 pol. para os modelos novos.
Abç
|
Gabriel Simões Veterano |
# jul/05
· votar
Quanto menor a medida da curvatura (que mostra o diametro do circulo referente a ela) maior será a curva da escala....
|
|
# jul/05
· votar
Gabriel Simões
Exato.
Abç
|
Ngm Veterano |
# jul/05
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Simões
Era que eu eu achava mesmo. Obrigado!
|
Mayzen Veterano |
# jul/05
· votar
qual é a melhor forma de fazer essa "curvatura" na escala?!
flw! aê!
|
maquiro Veterano |
# mai/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Qual a diferença, na prática, de uma escala plana e outra com raio menor?
Meu cbx tem escala plano e estou de olho em um Yamaha RBX170, que tem escala curva. Não tive tempo de testá-lo ainda, mas gostaria de saber que caracterísiticas devo buscar em uma escala curva. Quais as vantagens e desvantagens?
Valeu!
|
Maurício_Expressão Veterano |
# mai/06
· votar
É muito subjetivo isso.
Em tese podemos dizer que quanto menor o raio, mais confortável é a pegada do contra-baixo, mas como o conforto é subjetivo, não há como medir isso.
Tem gente que acha mais confortável Fender 1972 e gente que gosta mais do braço dos Fender 2000.
Uma coisa é certa: quanto menor o diâmetro, maior a dificuldade construtiva e maior o consumo de madeira da escala.
É mais fácil fabricar uma escala plana.
|
maquiro Veterano |
# mai/06
· votar
Maurício_Expressão
Acho que vou ter mesmo de testar e ver qual a curvatura que mais me agrada.
Outra dúvida: o cbx que vi na loja é do tipo PJ. Os captadores P estavam regulados com as extremidades mais baixas do que no centro, como se tentassem acompanhar a curvatura das cordas. Essa é a regulagem padrão?
Valeu!
|
Maurício_Expressão Veterano |
# mai/06
· votar
Sim. Essa regulagem é normal
|
Schwarz Veterano |
# mai/06
· votar
Raio da escala é aquela maldita escala cheia de dissonâncias que você fica tentando descobrir e não consegue... hehehehe
|
rcardo_lemos Veterano |
# fev/08
· votar
Ressuscitando o tópico para uma perguntinha...
Por que baixos com raio de escala pequenos nao podem ter a açao das cordas baixa como em um baixo de raio "padrao"?
|
|
# fev/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
rcardo_lemos Em baixos isso faz pouquíssima diferença. Em guitarras, ao se fazer um "bending", a tendência é a corda "subir" acima do traste e o som "morrer", mas isso é muito subjetivo, basta ver o Hendrix tocar (todas as Fenders até 1979 tinham radiano de 7,25pol.). Abç
|
rcardo_lemos Veterano |
# fev/08 · Editado por: rcardo_lemos
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Entendi...
O meu caso eh o seguinte... Estou com um Gianinni Stratosonic aqui, e o levei ao luthier (por sinal, o Sergio Buccini).. Ele disse que a açao dele nao poderá ficar muito baixa nao, por causa dessa curvatura
Aproveitando a deixa... Ele disse que o baixo tem boas madeiras e uma construçao legal, e me sugeriu colocar os captadores que ele fabrica... achei a ideia boa, e nao duvido do aval dele... Mas cá eu penso... eh um gianinnizao.. sera que ele vale a pena mesmo?
Aí pensei em mandar ele tirar o escudo e a pintura (escudo branco com pintura preta), pois eles estao bem baleadinhos, e o acabamento deles nao eh bonito... Tem umas falhas da pintura nele (mal cuidado) que deixam a madeira à mostra... ela me parece bem bonita! Mas sera que ela está com uma aparencia legal para se fazer isso? (soh perguntando pra ele neh) Mas depois vou tirar uma foto..
*Eu me esqueci da madeira do corpo... mas a do braço (ou da escala...?) eh pau marfim
|
|
# fev/08
· votar
rcardo_lemos Cara, nada tenho a dizer nesse caso, pois seu instrumento está nas mãos de um grande mestre luthier. Por favor transmita minhas saudações para ele. Abç
|