Acustica Home Studio

    Autor Mensagem
    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mai/05


    aes... tow juntando a banda q toco... com a banda do meu irmão... ae vamus fazer um estudio so pra agente ensair... ja temos local e td +... + queria uma ajuda de vcs c for possivel, em relação a acustica e tals... tow cheio de ensaiar em estudio q ñ da pra escutar nd... queria uam dica pra fazer um lance bom e barato pra q dê pra escutar tds dentro do estudio...

    Bom é isso... []'s

    fabio_gravata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    cara, isso é um assunto muito complexo
    estou tendo aulas disso, e vi que tem muita lenda sobre o assunto
    basicamente vai depender do lugar que vcs vão ensaiar
    tamanho, tipo de parede, sabendo disso vc pode
    tentar descobrir que frequencias estão sobrando e que frequencias podem
    estar sendo canceladas devido a reflexões.

    _Vinícius_Augusto_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    E aí cara, vou tentar te ajudar!!!!!!
    Antes de falarmos de acustica, primeiro devems saber os tipos de materias usados:

    *Caixa de ovo (De isopor ou papelão) equilibra o brilho e o eco do estúdio se for colocado em formato, um sim-um não, ou então deixa um eco iní natural, se for colocada em toda parede.

    *Sonex, material mais caro, porém com o mesmo efeito da caixa de ovo, a diferença existente é que o sonex, geralmente é feito com material que não oferece risco de incêndio e pelo fato de ser aparentemente mais apresentavel, porém a qualidade se equipara ao efeito de caixa de ovo!!!

    *Espuma estilo caixa de ovo, esta aqui só é indicada para estúdio de rádio, não para estúdios de gravação, pelo fato de abafar totalmente o som do ambiente, deixando quase que zero o eco, musicalmente não pe o indicado, fora que é totalmente "risco mil para incêndios".

    Caro amigo, citei algumas formas básocas sobre acústica de estúdio, em outro tópico talvez falemos sobre isolamento acustico, que já é uma coisa totalmente diferente do que foi explicado e pedido no tópico!!!!!

    Só para que não fique perdido, entre no site de um amigo meu: http://www.crissom.com.br/estudio_nocoes_acustica.php aqui vc terá algumas dicas básicas para iniciantes em home estúdios profissionais!!!!!

    Boa Sorte e sucesso!!!!
    Vinícius Augusto

    jkdias
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    _Vinícius_Augusto_
    Caixa de ovo

    O problema da caixa de ovo é que costuma dar muitas baratas.

    Jackson

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    fabio_gravata

    tipo... o estudio vai ser em cima da casa dele... la é tipo um sotaum... + ñ tem parede... so tem as colunas e tals... agente vai levanda as paredes e tal... possa ser q ate ja faça com algum material pra ajuda e tals... sera q vc pode me ajudar?


    _Vinícius_Augusto_

    ja me falaraum dessa Espuma tipo caixa de ovo... q deixava o estudio abafado e tal... ae por conta disso... colocava ele nas paredes e deixa-se o teto sem nd.... e no chão carpete ow borraxa... ñ sei c fica legal...

    vlws pela ajuda []'s

    fabio_gravata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Clinton_Jacks

    vou tentar levantar algum material no curso e tento te mandar
    ontem tive aula com o cara que é um dos mais foda no brasil sobre esse assunto, renato cipriano.

    abs

    bulldog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Caixa de ovo (De isopor ou papelão) equilibra o brilho e o eco do estúdio
    Lenda. Não gaste dinheiro com isso.

    Sonex, material mais caro, porém com o mesmo efeito da caixa de ovo, a diferença existente é que o sonex, geralmente é feito com material que não oferece risco de incêndio
    Lenda. Caixa de ovo não chega nem aos pés de Sonex. Sonex pega fogo sim e muito facilmente como qualquer espuma. Mesmo o Sonex que tem tratamento anti-fogo e que custa mais caro que o Sonex normal, depois de um tempo, alguns anos, ele perde essa camada anti-fogo e passa a apresentar o mesmo risco do Sonex comum.

    Espuma estilo caixa de ovo, esta aqui só é indicada para estúdio de rádio, não para estúdios de gravação, pelo fato de abafar totalmente o som do ambiente, deixando quase que zero o eco
    Basta deixar áreas estratégicas SEM espuma, para reflexão do som.

    tipo... o estudio vai ser em cima da casa dele...
    Isolar o som em um andar superior é mais difícil do que se fosse no chão.

    gc_maia
    Veterano
    # out/05
    · votar


    lã de vidro = fibra de vidro?

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # out/05
    · votar


    A melhor coisa é contratar um profissional que entende do assunto.
    Como já foi dito, isso é muito complexo. Soluções como caixa de ovo e somente sonex direto nas paredes é besteira.
    Existe uma relação matemática entre as 3 dimensões da sala, uma das paredes deve reverberar o som (é por isso que sempre tem um parede revestida de pedras irregulares nos estúdios profissionais), nos cantos deve ter "quebradores de reverberação", existe técnica de dupla parede, a área de apoio dos amplificadores deve ter amortecimento se o estúdio fica no sótão, aquário para bateria e trocentas outras coisas...

    isaqueras
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Cara, realmente se vc for estudar a parada é muito complexo, e olha que na minha formação acadêmica, sou bacharelado também em condicionamento das edificações e tenho conhecimento de causa.
    Mas deixando as frescuras de lado, quer economisar, pra inicio de conversa, vc tem de levar em conta uma carrada de incógnitas, tipo dimensão do cômodo, ambientalização, climatização....
    Trocando em miudos, dá uma idéia pra gente do tamanho da parada, ai a gente tenta te ajudar melhor.
    O melhor local para ensaio que ja tocamos, foi 1 quarto de uma casa de madeira. Show de bola, parecia estudio mesmo.
    Maurício_Expressão
    É isso ai professor! levei 1 bom tempo pra entender o áquario para a bateria. Uma vez, vi um show de um cara q n me lembro bem o nome, um grego de bigodinho (desculpe a ignoranssa), achei q servia pra ninguem jogar latinha rssss. ê burrissa!

    FMS
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Alguem faz ideia de quanto custa em média fazer um isolamento acustico de um quarto de 4x4x4 (é quase um cubo mesmo). Tipo, não precisaria deixar a prova de som, só abafar bastante pra não incomodar os vizinhos (acho revoltante quando fazem isso). As paredes são de alvenaria e tem uma janela e uma porta. Ah, e quanto custa um aquário para bateria (acho que é aquilo que o Pato Fu usou no album ao vivo deles, ou estou enganado?)?

    É só uma estimativa grosseira que preciso, sem precisão mesmo. pra ver se é viável. R$ 500? R$ 1000? R$ 2000? Mais de 2 Barões?

    Benevides000
    Veterano
    # out/05
    · votar


    o estúdio em q gravei uma demo com minha banda tinha carpete no chão, nas paredes tinha espuma soh da metade da parede pra cima. tb tinha uma espuma diferente no teto. os amplis ficavam em cima duns bagulho. nos dois cantos atras da batera tinha o q eu imagino q seja os "quebradores de reverberação" q o Maurício falo.

    luiz guilherme martinelli
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fala galera, por acaso caí nesse forum quando estava fazendo uma pesquisa sobre acustica no google.
    Meu nome eh Luiz e sou o arquiteto responsavel pelos projetos do OMiDstudios.
    Vou dar umas dicas básicas e não mais do que básicas porque o tempo é curto, mas estão todos convidados a qualquer palestra que o Omid der, lá voces podem se conhecer, nos conhecer, conhecer nosso trabalho e tirar todas as duvidas.
    1- Tratamento acustico eh uma coisa, isolacao outra. Completamente diferentes.
    2- Isolar pra valer custa caro, infelizmente, se fosse barato seria melhor pra todo mundo.
    3- proporcao da sala eh fundamental e a primeira coisa que se deve estudar para se construir um bom estudio.
    4- espuma (se mal utilizada) tira o "brilho" dos instrumentos (paro por aqui, essa discussao eh mais longa do que a da isolacao).
    5- la de vidro eh diferente de la de rocha.

    Grande Abraco, desculpa a passagem rapida, mas fica novamente o convite:
    www.omid.com.br - info@omid.com.br

    Kamuisakeu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Isolar o som em um andar superior é mais difícil do que se fosse no chão.

    po cara, tenho certeza disso, pq moro em apartamento, consigo ouvir até o peido da visinha de cima, mas o visinho de baixo pode estourar copos de cristais gritando q naum dá pra ouvir nada.

    Fiquei interessado pelo assunto, pois um dia qdo tiver um quarto sobrando no ap pretendo no mínimo tentar isolar ele ao maximo, só mesmo pra naum encher o saco dos outros.

    Uma perguntinha, esses materiais utilizados nas paredes e tal são reaproveitáveis? tipow consigo desmontar a parada pra levar e montar em outra localidade ou é meio q permanente?

    igorznt
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    ae tava qrendo monta um studio aki en casa para ensaios. tava pensando en revestir a parede e o teto com maderite depois isopor dai bota espuma ou caixa de ovo!! será q funciona?? ateh q ponto?? (quarto 4x3x3)
    solução para porta e para o ar???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acustica Home Studio