Um captador ativo funciona sem o circuito?

    Autor Mensagem
    joaozitorossi
    Veterano
    # fev/05


    Um captador ativo funciona sem o circuito ativo? uma duvida minha aew galera.....vleu!

    MRWALKER
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: MRWALKER
    · votar


    joaozitorossi
    talvez

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Não, pois ele possui menos enrolamento e é alimentado pela bateria.
    Quando o circuito é ativado como nos MM, ele apenas possui um pré acoplado a um equalizador paramétrico. E o captador é normal (passivo).
    Abç

    MRWALKER
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    mas o captador ativo ja tem um pre dentro dele, pq iria precisar de outro?

    jjbass
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    entrando de para-quedas na conversa ... quer dizer entao que os MM sao "ativados" e nao ativos ??? como assim??

    joaozitorossi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    jjbass
    são captadores passivos com um circuito pra moldar o som...Como se fosse um equalizer, só que embutido no próprio baixo...

    BTNS
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    MRWALKER todo captador ativo já tem um pre dentro dele, como vc disse. Acontece que existem prés externos (e não tô falando de pedais do tipo dos prés da Harkte e da Sadowsky) que vc coloca para atuar como boost e cut de médios, graves e agudos.

    Meu Wood, por exemplo, possui, além dos captadores EMG 40J ativos, um pré EMG BQC System que permite reforçar ou cortar grave, agudos e médios, sendo que no caso dos médios é possivel selecionar a frequência que se quer reforçar ou cortar - médios graves, médios agudos etc.

    Entre no site da EMG e veja: existem vários modelos de pré, tanto para guitarra quanto para baixo.

    Já o meu Spanich é passivo, e nele estou começando a pensar em colocar um pré do Ladessa, copiado segundo ele de um dos prés bartolinis. Nesse caso terei um baixo passivo com pré ativo. Ainda estou pensando nisso pois esse tipo de ligação aumenta o nível de ruídos dos baixos passivos.

    MRWALKER
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    BTNS
    mas eu preciso ou nao, ter um pre interno, se o baixo ja tem o captador ativo?

    BTNS
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    MRWALKER, não, vc não precisa do segundo pré se o seu captador é ativo.

    Pegando o exemplo do meu Wood, eu não preciso do BQC System. Poderia ter apenas os captadores (que já possuem um pré embutido pelos motivos que o Bertola colocou).

    O BQC é apenas um extra que me permite explorar uma gama maior de timbres.

    A confusão que faz é porque um pré do tipo BQC, por exemplo, que não está embutido no captador, é instalado na parte elétrica do baixo, ou seja, não é um pré aparente. Então muita gente confunde esse tipo de pré com o próprio pré do captador ativo.

    Tentando ser claro para quem mais tiver esse tipo de dúvida:

    1. Todo captador ATIVO possui um pré embutido no próprio captador

    2. Existem prés que são acoplados como disse o Bertola e que muita gente chama de pré interno (e nem estão errados pois esse pré é instalado na parte elétrica do baixo). Esse tipo de pré é permite reforçar ou corta as frequências.

    Esse tipo de pré não é necessário, mas sim um recurso a mais. Contudo, eu pessoalmente nunca vi um baixo de fábrica com captação ativa que não viesse tb com algum tipo de pré desses.

    Além disso, é esse tipo de pré que se pode instalar num baixo passivo.

    3. Existem prés externos, no formato de pedal de efeito. Exemplos: Hartke, Sadowsky, Bass Drive DI da Sansamp.

    Espero não ter ficado mais confuso. Abraços.

    MRWALKER
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    joaozitorossi
    eu falei q funcionava hahahahaha

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    BTNS
    Correto.

    Vortex
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    BTNS
    este pré (BQC) seria o chamado circuito ativo?
    eu não sei ao certo o q significa esse tal pré que tem nos captadores ativos ou na parte elétrica do baixo

    Obrigado!!!

    BTNS
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Vortex sim, o BQC System é um circuito ativo para ser usado em captadores EMG. Se vc checar na página da EMG vai ver que alguns circuitos podem ser usados com captadores passivos, alguns com captadores de outras marcas e alguns só com os EMG (se não me engano).

    A Seymour Duncan, assim como Bartolini e outras marcas, possui alguns modelos de pré tb. Já toquei num Achiles com captação Bartolini e pré da Seymour, por exemplo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um captador ativo funciona sem o circuito?