Madeiras

    Autor Mensagem
    MRWALKER
    Veterano
    # jan/05


    A maioria das madeiras tem usadas em baixos internacionais tem um nome brasileiro, como alder=marupá. Gostaria de saber os nomes brasileiros das seguintes madeiras:
    Basswood
    Ash
    Agathis

    Valeu =D

    Crazy bass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Meu amigo sabe algumas, se eu encontrar ele eu pergunto.

    Thiago Correia
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    MRWALKER
    achu q ja tem isso na busca nao..mas vi um topico desses bem parecido as duvidas! :P

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    MRWALKER
    Alder é um tipo de madeira que não existe no hemisfério sul, e ela não é igual ao marupá, que é mais leve e menos densa.
    O Basswood também, embora seja menos denso que o Alder (seria equivalente ao marupá).
    Ash é uma madeira densa e dura do hemisfério norte, que apresenta veios bem pronunciados. É geralmente de melhor qualidade que o Alder e foi usada nas 1ªs Fenders.
    Agathis é uma madeira comercial indonésia ligeiramente mais densa que o marupá.
    Mas para uma avaliação correta da qualidade de uma madeira entram muitas variáveis, como o tempo e o tipo de secagem, o tipo de corte, a idade da árvore, se possui emendas, etc. Assim, uma guitarra confeccionada com uma madeira teoricamente mais barata pode ser melhor que uma confeccionada com uma madeira teoricamente mais cara.
    Abç

    Crazy bass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Meu amigo falou q agathis é derivado do mogno.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Crazy bass
    è uma árvore da mesma família do mogno asiático, que é diferente do mogno brasileiro (e hondurenho), portanto não tem nada há ver com o nosso mogno (que é o top).
    Abç

    Rapaz_Direito
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    falaram do Basswood ai... faz muito tempo q naum toco com nenhum baixo feito em basswood, mas q to precisando de um precision e pela faltar de grana, to optando pelo precision da shelter q eh basswood... essa madeira produz geralmente que tipo de sonoridade? mais pro grave? tem pouco sustain?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Rapaz_Direito
    Não, é uma madeira com timbres médio (o que não é ruim em um baixo, vai depender de seu gosto), quanto à sustentação, bem vai depender de um monte de fatores.
    Abç

    Rapaz_Direito
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ahh valeu ai

    Zarolho
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio, que madeiras voce indicaria para um realce maior dos graves e que possibilitem um grande sustain??

    feião
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola tenho um baixo modelo precision feito em cedro, braço maple e escala em jacarandá, se eu colocar captadores fender precisio usa, neles vai ficar com um som tipo os fenders precision, o que vc sujere , os fenders ou emg ativos? sei que a diferença é grande, mas se os fenders não derem um som parecido com o Precison bass fender, ai a melhor pedida é o emg.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    feião
    Cara, eu não gosto de captadores ativos pois eles tem a tendência de deixar tudo igual. Os passivos respondem melhor ao tipo de madeira (os ativos também, mas menos). Outra coisa é essa questão de "...som parecido com o Precision bass Fender...". Não acho que isso seja fundamental; para mim o legal é o baixo ter um som particular que será explorado pelo músico. Se seu baixo foi bem construído, com madeiras selecionadas (Cedro é uma boa madeira), boas tarrachas, cavalete robusto e braço bem feito, se vc colocar um bom captador ele vai "falar" muito bem, creio que até melhor que um Fender.
    Abç

    Jorge Gama
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    EXCELENTE SITE sobre madeiras.
    Diversas fotos e informações técnicas para quem, como eu, é interessado no assunto.

    Vale a pena conferir

    http://www.nogalink.com/woods1.htm

    Jorge Gama
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    (não trabalho para o site (polêmica de se divulgar um site, fazer a "propaganda"), sou um cara atrás de informações e que quer passar um site muito interessante nessa área.)

    Abraços! :)

    Computer Phantom
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Jorge Gama
    Vlw pela contribuição!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeiras