Autor |
Mensagem |
MRWALKER Veterano |
# jan/05
A maioria das madeiras tem usadas em baixos internacionais tem um nome brasileiro, como alder=marupá. Gostaria de saber os nomes brasileiros das seguintes madeiras:
Basswood
Ash
Agathis
Valeu =D
|
Crazy bass Veterano |
# jan/05
· votar
Meu amigo sabe algumas, se eu encontrar ele eu pergunto.
|
Thiago Correia Veterano |
# jan/05
· votar
MRWALKER
achu q ja tem isso na busca nao..mas vi um topico desses bem parecido as duvidas! :P
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/05
· votar
MRWALKER
Alder é um tipo de madeira que não existe no hemisfério sul, e ela não é igual ao marupá, que é mais leve e menos densa.
O Basswood também, embora seja menos denso que o Alder (seria equivalente ao marupá).
Ash é uma madeira densa e dura do hemisfério norte, que apresenta veios bem pronunciados. É geralmente de melhor qualidade que o Alder e foi usada nas 1ªs Fenders.
Agathis é uma madeira comercial indonésia ligeiramente mais densa que o marupá.
Mas para uma avaliação correta da qualidade de uma madeira entram muitas variáveis, como o tempo e o tipo de secagem, o tipo de corte, a idade da árvore, se possui emendas, etc. Assim, uma guitarra confeccionada com uma madeira teoricamente mais barata pode ser melhor que uma confeccionada com uma madeira teoricamente mais cara.
Abç
|
Crazy bass Veterano |
# jan/05
· votar
Meu amigo falou q agathis é derivado do mogno.
|
|
# jan/05
· votar
Crazy bass
è uma árvore da mesma família do mogno asiático, que é diferente do mogno brasileiro (e hondurenho), portanto não tem nada há ver com o nosso mogno (que é o top).
Abç
|
Rapaz_Direito Veterano |
# jan/05
· votar
falaram do Basswood ai... faz muito tempo q naum toco com nenhum baixo feito em basswood, mas q to precisando de um precision e pela faltar de grana, to optando pelo precision da shelter q eh basswood... essa madeira produz geralmente que tipo de sonoridade? mais pro grave? tem pouco sustain?
|
|
# fev/05
· votar
Rapaz_Direito
Não, é uma madeira com timbres médio (o que não é ruim em um baixo, vai depender de seu gosto), quanto à sustentação, bem vai depender de um monte de fatores.
Abç
|
Rapaz_Direito Veterano |
# fev/05
· votar
Mauricio Luiz Bertola
ahh valeu ai
|
Zarolho Veterano |
# fev/05
· votar
Mauricio, que madeiras voce indicaria para um realce maior dos graves e que possibilitem um grande sustain??
|
feião Veterano |
# fev/05
· votar
Mauricio Luiz Bertola tenho um baixo modelo precision feito em cedro, braço maple e escala em jacarandá, se eu colocar captadores fender precisio usa, neles vai ficar com um som tipo os fenders precision, o que vc sujere , os fenders ou emg ativos? sei que a diferença é grande, mas se os fenders não derem um som parecido com o Precison bass fender, ai a melhor pedida é o emg.
|
|
# fev/05
· votar
feião
Cara, eu não gosto de captadores ativos pois eles tem a tendência de deixar tudo igual. Os passivos respondem melhor ao tipo de madeira (os ativos também, mas menos). Outra coisa é essa questão de "...som parecido com o Precision bass Fender...". Não acho que isso seja fundamental; para mim o legal é o baixo ter um som particular que será explorado pelo músico. Se seu baixo foi bem construído, com madeiras selecionadas (Cedro é uma boa madeira), boas tarrachas, cavalete robusto e braço bem feito, se vc colocar um bom captador ele vai "falar" muito bem, creio que até melhor que um Fender.
Abç
|
Jorge Gama Veterano |
# jun/05
· votar
EXCELENTE SITE sobre madeiras.
Diversas fotos e informações técnicas para quem, como eu, é interessado no assunto.
Vale a pena conferir
http://www.nogalink.com/woods1.htm
|
Jorge Gama Veterano |
# jun/05
· votar
(não trabalho para o site (polêmica de se divulgar um site, fazer a "propaganda"), sou um cara atrás de informações e que quer passar um site muito interessante nessa área.)
Abraços! :)
|
Computer Phantom Veterano |
# jun/05
· votar
Jorge Gama
Vlw pela contribuição!
|