Como se toca o ...

    Autor Mensagem
    Bruno Luiz
    Veterano
    # dez/04


    Como se toca baixo?por favor me ajudem.Acabei de comprar um yamaha rbx260 e ficá olhando p/ ele sem sabe toca num dá.Por favor,me ajudem.

    jrcintra
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bruno Luiz
    E impossivel te dizer COMO TOCAR BAIXO.
    Tocar um instrumento (tocar bem) leva anos e anos... musicos passam a vida inteira se aperfeiçoando.
    É a mesma coisa que eu te perguntar o seguinte: Me ensine a tirar 10 em física (sem colar hehe).
    Acho q eh simples demais uma pessoa chega aki e fala "me ensinem". Acho que isso eh mta mamata pro meu gosto... se vc realmente quiser tocar contrabaixo , corra atras... procure professor... estude.

    jrcintra
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bruno Luiz
    "me ensine a tocar baixo". Fica uma coisa mto abstrata pra gente poder te ajudar....
    Uma dica: Pesquise aki no forum topicos antigos , leia , se informe , procure apostilas na internet.. seila.
    Quando realmente tiver uma duvida , nos te ajudaremos com todo prazer

    Evangélico
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bruno Luiz

    É isso ae vai na área de apostilas e baixa tudo que vc puder e teu Hd aguentar. Querendo tirar dúvidas, utilize antes a busca do fórum, não econtrando pode postar que vamos responder com o maior prazer.

    Bruno Luiz
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eu só kero teoria

    Bruno Luiz
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    brigado

    Bruno Luiz
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eu só kero teoria

    Bruno Luiz
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    por favor :DICAS

    MRWALKER
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bruno Luiz
    O q vc vai fazer com teoria sem saber tocar??

    Fabrício Fialho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bruno Luiz

    meu caro, eu posso te dizer o seguinte: eu comprei um baixo faz 6 dias, to começando a tocar baixo agora, mas eu já toquei guitarra alguns bons anos. comecei tocar com 13 anos, e agora tenho 22 e estou pretendendo ser um baixista, e o que eu posso te dizer é o seguinte - espero que seja útil:

    - o primeiro passo é, antes de tudo, procurar um instrutor. mesmo que depois você possa proseguir sozinho nos seus estudos. procure saber com seus amigos um bom professor e vá lá, pegue aulas por um bom tempo. ele vai te orientar em como começar com seu novo instrumento, vai te explicar o que é um baixo, a "função" musical dele, a forma correta de posicionar o instrumento, etc...

    - um bom professor não é necessariamente aquele que é o melhor músico do mundo. um bom professor é aquele que, embora domine a teoria e a tecnica, é antes de tudo didático e paciente.

    - você também tem que ser paciente. não vai ser com uma ou duas aulas, ou com um ou dois meses que você vai dominar o instrumento. tocar instrumento exige dedicação. tire uma ou duas horas do seu dia para treinar, para estudar. mas é pra estudar direito! as vezes no começo a gente tem a tentaçao de tentar apressar as coisas, o que na verdade só atrasa os resultados.

    - depois desses primeiros passos acompanhados, se quiser seguir sozinho, compre algum bom método de estudo de baixo, e seja tão disciplinado quanto era com seu professor. existem bons métodos no mercado. comece, por exemplo, com o do ronaldo lobo. depois vá adquirindo métodos e video-aulas de acordo com os temas que você for considerando mais interessantes de desenvolver no estágio que você se encontrar. comece com métodos básicos, depois passe para escalas, aperfeiçoe o pizzicato (tocar com os dedos) e o slap. depois vá para técnicas mais avançadas

    - tocar com os dedos ou com palheta? aprenda tocar com os dois, lógico. a palheta dá um som com mais brilho, que às vezes é mais interessante, e eu acho relativamente mais fácil de tocar com palheta. por isso, dedique-se mais a estudar o toque com os dedos, porque é mais difícil sim, demora-se pra conseguir uma boa coordenação. além do mais, tocar sem palheta te dá muitas possibilidades que a palheta não dá.

    - comece bem devagar os exercícios. tente adquirir um metronomo para te auxiliar. parece besteira, mas so com o tempo eu fui descobrir que o metronomo é fundamental para o bom andamento dos estudos.

    - qdo for exercitar-se com o instrumento, mt cuidado com a postura! tanto do corpo como das mãos.

    - o contrabaixo é um instrumento relativamente pesado - acho que o mais pesado entre os instrumentos que da pra tocar em pé - e a boa postura é fundamental pra nao detonar sua coluna com o tempo.

    - cuidado, principalmente, com as mãos! segure o braço do instrumento de forma adequada para evitar dores e também para facilitar os movimentos. embora a gente sempre veja gente tocando com o baixo lá em baixo e com o dedão por cima do braço, evite isso. coloque o baixo mais alto, entre a barriga e o peito. mesmo que seja visualmente feio o instrumento tao alto, esta posicao vai te ajudar ter uma boa pegada, boa agilidade (que, aliás, só vem com o tempo), e ficar com o dedão no meio do braço do instrumento. a boa postura é uma coisa fundamental, porque já tive problemas com tendinite por postura errada, por pura teimosia minha, os meus professores cansavam de me puxar a orelha e eu não ligava... paguei caro. fiquei alguns anos afastados da música por causa disso.

    - não esqueça de dar um descanso pro seu braço. pare sempre uns 10 ou 15 minutos a cada hora de estudo. pare, relaxe, alongue os dedos.


    Isso tudo que eu disse aqui está longe de te ensinar tocar baixo. São apenas conselhos que eu daria para qualquer amigo meu que estivesse afim de começar a tocar. É o básico do básico. Se você reparar, não falo de técnicas, nem de nada. Mas sim do jeito que você deve encarar seu instrumento. Ele tem que ser uma parte de você, como se você estivesse tirando som do próprio corpo. Deve haver uma fusão entre músico e música, entende?

    Espero ter ajudado você a saber por onde começar com seu instrumento!

    Seja persistente, disciplinado e boa sorte!

    Gui
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bruno Luiz
    dica 1
    vai na central de downloads...lah tem mtas apostilas com teoria!!
    dica 2
    use a busca!
    dica 3
    duvidas, tire com o povo daki...eles são mto bons e ajudam mto!!!!

    overtures shiva
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Tenha vontade de tocar. E um conselho, repare se no seu treino vc estudou 2 horas com a mesma empolgacão de 30 m , ai então eh porque vc gosta do instrumento e naum eh fogo de palha. O contrabaixo eh seu amigo eh o que eu sempre falo, se vc deixa ele 2 dias ele te deixa 4 e por ai vai.

    NovatoVelho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Jah que o negócio eh tão facil assim!
    Então vou dizer!
    Não esquenta não kra! ano de 2006 esta jah esta chegando até lah vc aprende..hehehe :P

    NovatoVelho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Zuera kra depende de seu interesse! mas aprender com um professor vai te animar mais e acelerar o entendimento.
    Não fique soh em aprendizado auto-didatico pra quem eh ansioso soh faz mal!

    Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como se toca o ...