DÚVIDA DE TEORIA

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    Veterano
    # nov/04


    modulacao. existe um texto dizendo o seguinte:

    Jônico = Escala Maior
    Dórico = IIIb e VIIb
    Frígio = IIb, IIIb, VIb e VIIb
    Lidio = IV#
    Mixolidio = VIIb
    Eólio = IIIb, VIb e VIIb
    Lócrio = IIb, IIIb, Vb, VIb e VIIb

    Mantendo C como tônica, por exemplo, cada um dos modos apresenta-se da seguinte forma:

    Jônico = C D E F G A B C Tom = C
    Dórico = C D Eb F G A Bb C Tom = Bb
    Frígio = C Db Eb F G Ab Bb C Tom = Ab
    Lidio = C D E F# G A B C Tom = G
    Mixolidio = C D E F G A Bb C Tom = F
    Eólio = C D Eb F G Ab Bb C Tom = Eb
    Lócrio = C Db Eb F Gb Ab Bb C Tom = Db

    e se eu manter o D como tonica?
    (D E F G A B C D)
    eu ia ter no dorico:
    D E Fb(???) G A B Cb(???) D .... ??

    Fb = E .... Cb = B ... ??!?!??!?!?!?!
    o q eu nao to entendendo?

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    Veterano
    # nov/04
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    e outra.. um acorde de C dórico seria a mesma coisa q um Cm ?

    BRNz
    Veterano
    # nov/04
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    na na naaaaum...
    Aquela tabela de modulacao eh relativa ao desenho da escala maior de C... exemplo... para ter o desenho do mixolidio... pegue a escala C D E F G A B C e "bemolize" a VII, mas para saber o F Mixolidio, vais usar o mesmo DESENHO do que conseguisse com o citado...

    Eu prefiro usar o seguinte pra descobrir os modos de tal nota:


    Penso nos intervalos sabendo que...

    C Jonio
    C D E F G A B C
    T T S T T T S
    (ou seja, de C para D passou-se 1 Tom, de D para E 1 Tom, e assim por diante [S eh semitom])
    Assim:
    D Jonio
    D E F# G A B C# D
    T T S T T T S

    ja os outros modos sempre me baseio no fato de que
    D Dórico é relativo a escala maior de D
    D Dórico
    D E F G A B C D
    T S T T T S T

    E Frigio relativo a escala maior de E
    E Frigio
    E F G A B C D E
    S T T T S T T

    e assim por diante...
    F Lidio = F G A B C D E F = T T T S T T S
    G Mixolidio = G A B C D E F G = T T S T T S T
    A Eolio = A B C D E F G A = T S T T S T T
    B Locrio = B C D E F G A B = S T T S T T T

    Sendo assim, para descobrir o que é um F Lócrio, copio os intervalos da escala maior começando em B e transporto pra F

    F Lócrio
    F F# G# A# B C# D# F
    S T T S T T T


    Uhhhruu... desculpa o textinho... eheueh.. espero q ajude pelo menos...

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    Veterano
    # nov/04
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    tah... valeu, resumindo entao seria isso:
    Modos e seus intervalos

    JÔNIO - T 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J
    DÓRICO T 2M 3m 4J 5J 6M 7m 8J
    FRÍGIO T 2m 3m 4J 5J 6m 7m 8J
    LÍDIO T 2M 3M 4aum 5J 6M 7M 8J
    MIXOLÍDIO T 2M 3M 4J 5J 6M 7m 8J
    EÓLIO T 2M 3m 4J 5J 6m 7m 8J
    LÓCRIO T 2m 3m 4J 5dim 6m 7m 8J

    ok... agora por exemplo o que seria o acorde de Ré menor tocado em modo dorico?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
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    [T]
    asterix

    Pegue 2 escalas que vão lhe servir de padrão: a maior e a menor natural:

    Maior:

    T, 9, 3, 11, 5, 6, 7M, 8

    Menor:

    T, 9, b3, 11, 5, b6, 7, 8

    Compare estes intervalos das 2 escalas padrão com os outros modos e veja o que muda. Esta mudança é a principal característica de cada modo.

    Compare os intervalos dos modos menores eólio (padrão menor) e o modo dórico:

    Eólio:

    T, 9, b3, 11, 5, b6, 7, 8

    Dórico:

    T, 9, b3, 11, 5, 6, 7, 8

    Veja que a diferença se encontra no intervalo que destaquei em sublinhado. É mínima a diferença, mas capaz de mudar a direção da música, dando um outro sabor modal.

    Já os outros modos menores possuem outros intervalos diferentes que também vou destacar:

    Frígio:

    T, b9, b3, 11, 5, b6, 7, 8


    Lócrio:

    T, b9, b3, 11, b5, b6, 7, 8


    Respondendo a pergunta sobre o Ré menor Dórico:

    O Ré menor dórico tem uma função subdominante, geralmente subsituindo o Fá Lídio ou o G7sus4.

    A parte baixa do acorde mostra apenas um Dm7, mas intervalos com 6 (maior), 9 e 11 são muito bem vindos.

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    Veterano
    # nov/04
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    LeandroPanucci
    valeu.. mas eu nao entendi nada
    eu queria q alguem me dissesse como eh formado o acorde de Dm em modo dorico e porque eh formado desse jeito...

    asterix
    Veterano
    # nov/04
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    to revivendo o topico pra que alguem possa me responder. nao consegui descobrir ainda.

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # nov/04
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    Qualquer acorde de um modo é formado pela 1ª, 3ª, 5ª e 7ª nota do modo.
    No caso de C jônio (C D E F G A B C) o acorde é formado por C E G B, ou seja C7M.
    Se o modo for C dórico (C D Eb F G A Bb C) o acorde é formado por C Eb G Bb, ou seja Cm7.
    Isso se extende para qualquer outro modo e independe de onde estiver montado. D dórico gera Dm7, F# dórico gera F#m7 e assim por diante.

    A melhor maneira que entendo para os modos é semelhante ao que asterix mandou.

    Cada modo será uma variação de uma escala meior ou menor.

    Modos maiores
    Jônio - Escala maior
    Lídio - Escala maior com a 4ª aumentada
    Mixolídio - Escala maior com a 7ª menor

    Modos menores
    Eólio - Escala menor
    Dórico - Escala menor com a 6ª maior
    Frígio - Escala menor com a 2ª menor
    Lócrio - Escala menor com a 2ª menor e 5ª diminuta.

    Aplique estas fórmulas em qualquer nota.
    Exemplo: F# frígio é a escala de F#m com a 2ª menor
    F# G A B C# D E F#
    O acorde (1 3 5 7) é formado por F# A C# E - F#m7
    Espero ter tirado sua dúvida.

    Ah! Correção:
    Modulação é mudança de tonalidade. O assunto é: Modos ou modos litúrgicos.

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