asterix Veterano | 
 # nov/04 
  
  modulacao. existe um texto dizendo o seguinte:
 
 Jônico = Escala Maior
 Dórico = IIIb e VIIb
 Frígio = IIb, IIIb, VIb e VIIb
 Lidio = IV#
 Mixolidio = VIIb
 Eólio = IIIb, VIb e VIIb
 Lócrio = IIb, IIIb, Vb, VIb e VIIb
 
 Mantendo C como tônica, por exemplo, cada um dos modos apresenta-se da seguinte forma:
 
 Jônico = C D E F G A B C Tom = C
 Dórico = C D Eb F G A Bb C Tom = Bb
 Frígio = C Db Eb F G Ab Bb C Tom = Ab
 Lidio = C D E F# G A B C Tom = G
 Mixolidio = C D E F G A Bb C Tom = F
 Eólio = C D Eb F G Ab Bb C Tom = Eb
 Lócrio = C Db Eb F Gb Ab Bb C Tom = Db
 
 e se eu manter o D como tonica?
 (D E F G A B C D)
 eu ia ter no dorico:
 D E Fb(???) G A B Cb(???) D .... ??
 
 Fb = E .... Cb = B ... ??!?!??!?!?!?!
 o q eu nao to entendendo?
  
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BRNz Veterano | 
 # nov/04 
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  na na naaaaum...
 Aquela tabela de modulacao eh relativa ao desenho da escala maior de C... exemplo... para ter o desenho do mixolidio... pegue a escala C D E F G A B C e "bemolize" a VII, mas para saber o F Mixolidio, vais usar o mesmo DESENHO do que conseguisse com o citado...
 
 Eu prefiro usar o seguinte pra descobrir os modos de tal nota:
 
 
 Penso nos intervalos sabendo que...
 
 C Jonio 
 C  D  E  F  G  A  B  C
    T  T  S  T  T  T  S 
 (ou seja, de C para D passou-se 1 Tom, de D para E 1 Tom, e assim por diante [S eh semitom])
 Assim:
 D Jonio 
 D  E  F# G  A  B  C# D
    T  T  S  T  T  T  S
 
 ja os outros modos sempre me baseio no fato de que
 D Dórico é relativo a escala maior de D
 D Dórico 
 D  E  F  G  A  B  C  D
    T  S  T  T  T  S  T
 
 E Frigio relativo a escala maior de E
 E Frigio
 E  F  G  A  B  C  D  E
    S  T  T  T  S  T  T
 
 e assim por diante...
 F Lidio = F G A B C D E F = T T T S T T S
 G Mixolidio = G A B C D E F G = T T S T T S T 
 A Eolio = A B C D E F G A = T S T T S T T 
 B Locrio = B C D E F G A B = S T T S T T T
 
 Sendo assim, para descobrir o que é um F Lócrio, copio os intervalos da escala maior começando em B e transporto pra F
 
 F Lócrio
 F  F# G# A# B  C# D# F
    S  T  T  S  T  T  T
 
 
 Uhhhruu... desculpa o textinho... eheueh.. espero q ajude pelo menos...
 
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LeandroP Moderador | 
 # nov/04 
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  [T]
 asterix
 
 Pegue 2 escalas que vão lhe servir de padrão: a maior e a menor natural:
 
 Maior:
 
 T, 9, 3, 11, 5, 6, 7M, 8
 
 Menor:
 
 T, 9, b3, 11, 5, b6, 7, 8
 
 Compare estes intervalos das 2 escalas padrão com os outros modos e veja o que muda. Esta mudança é a principal característica de cada modo.
 
 Compare os intervalos dos modos menores eólio (padrão menor) e o modo dórico:
 
 Eólio:
 
 T, 9, b3, 11, 5, b6, 7, 8
 
 Dórico:
 
 T, 9, b3, 11, 5, 6, 7, 8
 
 Veja que a diferença se encontra no intervalo que destaquei em sublinhado. É mínima a diferença, mas capaz de mudar a direção da música, dando um outro sabor modal.
 
 Já os outros modos menores possuem outros intervalos diferentes que também vou destacar:
 
 Frígio:
 
 T, b9, b3, 11, 5, b6, 7, 8
 
 
 Lócrio:
 
 T, b9, b3, 11, b5, b6, 7, 8
 
 
 Respondendo a pergunta sobre o Ré menor Dórico:
 
 O Ré menor dórico tem uma função subdominante, geralmente subsituindo o Fá Lídio ou o G7sus4.
 
 A parte baixa do acorde mostra apenas um Dm7, mas intervalos com 6 (maior), 9 e 11 são muito bem vindos.
 
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Hamilton Pinheiro Veterano | 
 # nov/04 
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  Qualquer acorde de um modo é formado pela 1ª, 3ª, 5ª e 7ª nota do modo.
 No caso de C jônio (C D E F G A B C) o acorde é formado por C E G B, ou seja C7M.
 Se o modo for C dórico (C D Eb F G A Bb C) o acorde é formado por C Eb G Bb, ou seja Cm7.
 Isso se extende para qualquer outro modo e independe de onde estiver montado. D dórico gera Dm7, F# dórico gera F#m7 e assim por diante.
 
 A melhor maneira que entendo para os modos é semelhante ao que asterix mandou.
 
 Cada modo será uma variação de uma escala meior ou menor.
 
 Modos maiores
 Jônio - Escala maior
 Lídio - Escala maior com a 4ª aumentada
 Mixolídio - Escala maior com a 7ª menor
 
 Modos menores
 Eólio - Escala menor
 Dórico - Escala menor com a 6ª maior
 Frígio - Escala menor com a 2ª menor
 Lócrio - Escala menor com a 2ª menor e 5ª diminuta.
 
 Aplique estas fórmulas em qualquer nota.
 Exemplo: F# frígio é a escala de F#m com a 2ª menor
 F# G A B C# D E F#
 O acorde (1 3 5 7) é formado por F# A C# E - F#m7
 Espero ter tirado sua dúvida.
 
 Ah! Correção:
 Modulação é mudança de tonalidade. O assunto é: Modos ou modos litúrgicos.
 
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