asterix Veterano |
# nov/04
modulacao. existe um texto dizendo o seguinte:
Jônico = Escala Maior
Dórico = IIIb e VIIb
Frígio = IIb, IIIb, VIb e VIIb
Lidio = IV#
Mixolidio = VIIb
Eólio = IIIb, VIb e VIIb
Lócrio = IIb, IIIb, Vb, VIb e VIIb
Mantendo C como tônica, por exemplo, cada um dos modos apresenta-se da seguinte forma:
Jônico = C D E F G A B C Tom = C
Dórico = C D Eb F G A Bb C Tom = Bb
Frígio = C Db Eb F G Ab Bb C Tom = Ab
Lidio = C D E F# G A B C Tom = G
Mixolidio = C D E F G A Bb C Tom = F
Eólio = C D Eb F G Ab Bb C Tom = Eb
Lócrio = C Db Eb F Gb Ab Bb C Tom = Db
e se eu manter o D como tonica?
(D E F G A B C D)
eu ia ter no dorico:
D E Fb(???) G A B Cb(???) D .... ??
Fb = E .... Cb = B ... ??!?!??!?!?!?!
o q eu nao to entendendo?
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BRNz Veterano |
# nov/04
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na na naaaaum...
Aquela tabela de modulacao eh relativa ao desenho da escala maior de C... exemplo... para ter o desenho do mixolidio... pegue a escala C D E F G A B C e "bemolize" a VII, mas para saber o F Mixolidio, vais usar o mesmo DESENHO do que conseguisse com o citado...
Eu prefiro usar o seguinte pra descobrir os modos de tal nota:
Penso nos intervalos sabendo que...
C Jonio
C D E F G A B C
T T S T T T S
(ou seja, de C para D passou-se 1 Tom, de D para E 1 Tom, e assim por diante [S eh semitom])
Assim:
D Jonio
D E F# G A B C# D
T T S T T T S
ja os outros modos sempre me baseio no fato de que
D Dórico é relativo a escala maior de D
D Dórico
D E F G A B C D
T S T T T S T
E Frigio relativo a escala maior de E
E Frigio
E F G A B C D E
S T T T S T T
e assim por diante...
F Lidio = F G A B C D E F = T T T S T T S
G Mixolidio = G A B C D E F G = T T S T T S T
A Eolio = A B C D E F G A = T S T T S T T
B Locrio = B C D E F G A B = S T T S T T T
Sendo assim, para descobrir o que é um F Lócrio, copio os intervalos da escala maior começando em B e transporto pra F
F Lócrio
F F# G# A# B C# D# F
S T T S T T T
Uhhhruu... desculpa o textinho... eheueh.. espero q ajude pelo menos...
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LeandroP Moderador |
# nov/04
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[T]
asterix
Pegue 2 escalas que vão lhe servir de padrão: a maior e a menor natural:
Maior:
T, 9, 3, 11, 5, 6, 7M, 8
Menor:
T, 9, b3, 11, 5, b6, 7, 8
Compare estes intervalos das 2 escalas padrão com os outros modos e veja o que muda. Esta mudança é a principal característica de cada modo.
Compare os intervalos dos modos menores eólio (padrão menor) e o modo dórico:
Eólio:
T, 9, b3, 11, 5, b6, 7, 8
Dórico:
T, 9, b3, 11, 5, 6, 7, 8
Veja que a diferença se encontra no intervalo que destaquei em sublinhado. É mínima a diferença, mas capaz de mudar a direção da música, dando um outro sabor modal.
Já os outros modos menores possuem outros intervalos diferentes que também vou destacar:
Frígio:
T, b9, b3, 11, 5, b6, 7, 8
Lócrio:
T, b9, b3, 11, b5, b6, 7, 8
Respondendo a pergunta sobre o Ré menor Dórico:
O Ré menor dórico tem uma função subdominante, geralmente subsituindo o Fá Lídio ou o G7sus4.
A parte baixa do acorde mostra apenas um Dm7, mas intervalos com 6 (maior), 9 e 11 são muito bem vindos.
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Hamilton Pinheiro Veterano |
# nov/04
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Qualquer acorde de um modo é formado pela 1ª, 3ª, 5ª e 7ª nota do modo.
No caso de C jônio (C D E F G A B C) o acorde é formado por C E G B, ou seja C7M.
Se o modo for C dórico (C D Eb F G A Bb C) o acorde é formado por C Eb G Bb, ou seja Cm7.
Isso se extende para qualquer outro modo e independe de onde estiver montado. D dórico gera Dm7, F# dórico gera F#m7 e assim por diante.
A melhor maneira que entendo para os modos é semelhante ao que asterix mandou.
Cada modo será uma variação de uma escala meior ou menor.
Modos maiores
Jônio - Escala maior
Lídio - Escala maior com a 4ª aumentada
Mixolídio - Escala maior com a 7ª menor
Modos menores
Eólio - Escala menor
Dórico - Escala menor com a 6ª maior
Frígio - Escala menor com a 2ª menor
Lócrio - Escala menor com a 2ª menor e 5ª diminuta.
Aplique estas fórmulas em qualquer nota.
Exemplo: F# frígio é a escala de F#m com a 2ª menor
F# G A B C# D E F#
O acorde (1 3 5 7) é formado por F# A C# E - F#m7
Espero ter tirado sua dúvida.
Ah! Correção:
Modulação é mudança de tonalidade. O assunto é: Modos ou modos litúrgicos.
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